Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02052022-114650/ |
Resumo: | A busca das organizações por se manterem visíveis e reconhecidas em meio a uma profusão de informações tem, em muitas situações, resultado em práticas questionáveis e sem efetividade. Nesta dissertação, foram empregadas duas técnicas de pesquisa a pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com CEOs e profissionais de comunicação para buscar responder como e se a adoção de um propósito organizacional poderia funcionar como elemento de diferenciação e utilizado nas estratégias e ações de comunicação organizacional. O termo propósito no contexto das organizações tornou-se uma business buzzword. Uma das descobertas foi que a falta de uma definição clara dos elementos que o constituem contribuiu para que isso ocorresse. A contribuição deste trabalho é tanto para o mercado quanto para a academia, pois apresenta uma proposta de definição para o termo propósito organizacional e propõe um sistema de implantação do propósito nas organizações, de forma legítima e que, de fato, contribua com o desenvolvimento da sociedade. Não há pretensão, todavia, de se apresentar uma proposta fechada e engessada; muito pelo contrário, o principal propósito desta dissertação é despertar o interesse pelo assunto para que novos trabalhos possam evoluir e aperfeiçoar esta proposição inicial. |
id |
USP_958f058eb601484b102bbb8283a5fc92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-02052022-114650 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas-Comunicação organizacionalDigital ageEra digitalMethodologyMetodologiaOrganizational communicationOrganizational purposePropósito organizacionalVisibilidade e reconhecimentoVisibility and recognitionA busca das organizações por se manterem visíveis e reconhecidas em meio a uma profusão de informações tem, em muitas situações, resultado em práticas questionáveis e sem efetividade. Nesta dissertação, foram empregadas duas técnicas de pesquisa a pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com CEOs e profissionais de comunicação para buscar responder como e se a adoção de um propósito organizacional poderia funcionar como elemento de diferenciação e utilizado nas estratégias e ações de comunicação organizacional. O termo propósito no contexto das organizações tornou-se uma business buzzword. Uma das descobertas foi que a falta de uma definição clara dos elementos que o constituem contribuiu para que isso ocorresse. A contribuição deste trabalho é tanto para o mercado quanto para a academia, pois apresenta uma proposta de definição para o termo propósito organizacional e propõe um sistema de implantação do propósito nas organizações, de forma legítima e que, de fato, contribua com o desenvolvimento da sociedade. Não há pretensão, todavia, de se apresentar uma proposta fechada e engessada; muito pelo contrário, o principal propósito desta dissertação é despertar o interesse pelo assunto para que novos trabalhos possam evoluir e aperfeiçoar esta proposição inicial.The search of organizations to remain visible and recognized by their audiences amidst a profusion of information has, in many situations, resulted in questionable and ineffective practices. Two research techniques were applied bibliographic research and in-depth interviews with CEOs and communication professionals searching for answers about the adoption of an organizational purpose could function as an element of differentiation and used in organizational communication strategies and actions. The term purpose in the context of organizations has become a business buzzword. One of the findings was that the lack of a clear definition of its constituent elements contributed to this occurring. The contribution of this work is both for the market and for academy, as it presents a proposal for definition for the term organizational purpose and proposes a system for the implementation of the purpose in organizations, in a legitimate way and that, in fact, contributes to the development of society. There is no intention, however, of presenting a closed proposal, quite the contrary, the main purpose of this dissertation is to arouse interest in the subject so that new works can evolve and improve this initial proposition.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKunsch, Margarida Maria KrohlingPontes, Sandro2021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02052022-114650/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T20:20:04Zoai:teses.usp.br:tde-02052022-114650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T20:20:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas - |
title |
Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas |
spellingShingle |
Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas Pontes, Sandro Comunicação organizacional Digital age Era digital Methodology Metodologia Organizational communication Organizational purpose Propósito organizacional Visibilidade e reconhecimento Visibility and recognition |
title_short |
Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas |
title_full |
Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas |
title_fullStr |
Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas |
title_full_unstemmed |
Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas |
title_sort |
Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas |
author |
Pontes, Sandro |
author_facet |
Pontes, Sandro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kunsch, Margarida Maria Krohling |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Sandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Digital age Era digital Methodology Metodologia Organizational communication Organizational purpose Propósito organizacional Visibilidade e reconhecimento Visibility and recognition |
topic |
Comunicação organizacional Digital age Era digital Methodology Metodologia Organizational communication Organizational purpose Propósito organizacional Visibilidade e reconhecimento Visibility and recognition |
description |
A busca das organizações por se manterem visíveis e reconhecidas em meio a uma profusão de informações tem, em muitas situações, resultado em práticas questionáveis e sem efetividade. Nesta dissertação, foram empregadas duas técnicas de pesquisa a pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com CEOs e profissionais de comunicação para buscar responder como e se a adoção de um propósito organizacional poderia funcionar como elemento de diferenciação e utilizado nas estratégias e ações de comunicação organizacional. O termo propósito no contexto das organizações tornou-se uma business buzzword. Uma das descobertas foi que a falta de uma definição clara dos elementos que o constituem contribuiu para que isso ocorresse. A contribuição deste trabalho é tanto para o mercado quanto para a academia, pois apresenta uma proposta de definição para o termo propósito organizacional e propõe um sistema de implantação do propósito nas organizações, de forma legítima e que, de fato, contribua com o desenvolvimento da sociedade. Não há pretensão, todavia, de se apresentar uma proposta fechada e engessada; muito pelo contrário, o principal propósito desta dissertação é despertar o interesse pelo assunto para que novos trabalhos possam evoluir e aperfeiçoar esta proposição inicial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02052022-114650/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02052022-114650/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256606389043200 |