Racionalização da operação numa empresa de transporte por fretamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-18022016-094010/ |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado estudo sobre a racionalização da operação numa empresa de ônibus que realiza transporte fretado de funcionérios de empresas e de escolas. O estudo consistiu no levantamento completo e detalhado dos serviços prestados pela empresa, na análise do sistema de operação empregado visando identificar possíveis estratégias para racionalização da operação sem prejuízo da qualidade, no desenvolvimento dos planos para implementação desses planos. Na primeira parte do trabalho é apresentada a fundamentação teórica do estudo, com discussão do problema da racionalização no transporte de pessoas e produtos e do conceito de qualidade e de eficiência no transporte por ônibus fretados. Também é reproduzida a legislação trabalhista em vigor (Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT e Acordo Coletivo de Trabalho da Categoria), que constitui o arcabouço legal condicionador do processo de otimização da mão de obra (motoristas). Os principais resultados do estudo de caso realizado são os seguintes: as características dos serviços prestados pela empresa afastam a possibilidade de redução da frota utilizada e da quilometragem percorrida; a possibilidade de racionalização se limita a um único canal - um melhor aproveitamento da mão de obra (motoristas), por meio da redução das horas ociosas remuneradas sem trabalho produtivo e das horas extras que são pagas com valores maiores que os das horas de trabalho normais; e os planos de racionalização da mão de obra propostos levam a benefícios econômicos significativos. |
id |
USP_99e5cbbb3d791fd93505dc9ac2ced0a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18022016-094010 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Racionalização da operação numa empresa de transporte por fretamentoRationalization of operations by freight in a transportation companyContract through freightingContrato em fretamentoHoras de trabalhoOperações em transportesOperations in transport areaWork hoursNeste trabalho é apresentado estudo sobre a racionalização da operação numa empresa de ônibus que realiza transporte fretado de funcionérios de empresas e de escolas. O estudo consistiu no levantamento completo e detalhado dos serviços prestados pela empresa, na análise do sistema de operação empregado visando identificar possíveis estratégias para racionalização da operação sem prejuízo da qualidade, no desenvolvimento dos planos para implementação desses planos. Na primeira parte do trabalho é apresentada a fundamentação teórica do estudo, com discussão do problema da racionalização no transporte de pessoas e produtos e do conceito de qualidade e de eficiência no transporte por ônibus fretados. Também é reproduzida a legislação trabalhista em vigor (Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT e Acordo Coletivo de Trabalho da Categoria), que constitui o arcabouço legal condicionador do processo de otimização da mão de obra (motoristas). Os principais resultados do estudo de caso realizado são os seguintes: as características dos serviços prestados pela empresa afastam a possibilidade de redução da frota utilizada e da quilometragem percorrida; a possibilidade de racionalização se limita a um único canal - um melhor aproveitamento da mão de obra (motoristas), por meio da redução das horas ociosas remuneradas sem trabalho produtivo e das horas extras que são pagas com valores maiores que os das horas de trabalho normais; e os planos de racionalização da mão de obra propostos levam a benefícios econômicos significativos.A study for the rationalization of chartered bus operation serving blue-collar workers and school children is presented in this work. The research started with a comprehensive survey of the services supplied by the company. It was followed by an analysis of the existing operation system in order to identify rationalization strategies that would not worsen the service quality. The development of implementation plans for the selected strategies were the next step of the study along with the evaluation ofthe economic benefits resulting from those plans. A theoretical framework is presented in the first part of the text, in which the problems associated with the rationalization of people and goods transportation is discussed. The concepts of effectiveness and efficacy of chartered bus transport are also treated in the same section. Next, the labor legislation in force (Consolidation of the Labor Laws - C.L.T. and Collective Agreement of the Work of the Category) is reproduced and commented. This law constitutes the legal framework that regulates the workforce optimization, including drivers. Based on the case studied, the main conclusions are: it is difficult to reduce the fleet and the distance traveled by the company due the characteristics of the services supplied - the only way to reduce costs is to make a better use of the workforce (drivers) forcing a reduction of idle and overtime paid hours, which usually have greater values than the normal working hours. Finally, the study shows that the proposed plans for the rationalization of the workforce produce significant economic benefits.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerraz, Antônio Clóvis PintoFerrari, Hilário Sérgio2001-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-18022016-094010/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-18022016-094010Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Racionalização da operação numa empresa de transporte por fretamento Rationalization of operations by freight in a transportation company |
title |
Racionalização da operação numa empresa de transporte por fretamento |
spellingShingle |
Racionalização da operação numa empresa de transporte por fretamento Ferrari, Hilário Sérgio Contract through freighting Contrato em fretamento Horas de trabalho Operações em transportes Operations in transport area Work hours |
title_short |
Racionalização da operação numa empresa de transporte por fretamento |
title_full |
Racionalização da operação numa empresa de transporte por fretamento |
title_fullStr |
Racionalização da operação numa empresa de transporte por fretamento |
title_full_unstemmed |
Racionalização da operação numa empresa de transporte por fretamento |
title_sort |
Racionalização da operação numa empresa de transporte por fretamento |
author |
Ferrari, Hilário Sérgio |
author_facet |
Ferrari, Hilário Sérgio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraz, Antônio Clóvis Pinto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Hilário Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contract through freighting Contrato em fretamento Horas de trabalho Operações em transportes Operations in transport area Work hours |
topic |
Contract through freighting Contrato em fretamento Horas de trabalho Operações em transportes Operations in transport area Work hours |
description |
Neste trabalho é apresentado estudo sobre a racionalização da operação numa empresa de ônibus que realiza transporte fretado de funcionérios de empresas e de escolas. O estudo consistiu no levantamento completo e detalhado dos serviços prestados pela empresa, na análise do sistema de operação empregado visando identificar possíveis estratégias para racionalização da operação sem prejuízo da qualidade, no desenvolvimento dos planos para implementação desses planos. Na primeira parte do trabalho é apresentada a fundamentação teórica do estudo, com discussão do problema da racionalização no transporte de pessoas e produtos e do conceito de qualidade e de eficiência no transporte por ônibus fretados. Também é reproduzida a legislação trabalhista em vigor (Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT e Acordo Coletivo de Trabalho da Categoria), que constitui o arcabouço legal condicionador do processo de otimização da mão de obra (motoristas). Os principais resultados do estudo de caso realizado são os seguintes: as características dos serviços prestados pela empresa afastam a possibilidade de redução da frota utilizada e da quilometragem percorrida; a possibilidade de racionalização se limita a um único canal - um melhor aproveitamento da mão de obra (motoristas), por meio da redução das horas ociosas remuneradas sem trabalho produtivo e das horas extras que são pagas com valores maiores que os das horas de trabalho normais; e os planos de racionalização da mão de obra propostos levam a benefícios econômicos significativos. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-18022016-094010/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-18022016-094010/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090822927286272 |