Práticas de construção de um músico improvisador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sollero, Pedro Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12012023-164614/
Resumo: Esta tese é um dos resultados de uma pesquisa de doutorado radicalmente qualitativa em improvisação musical realizada na Universidade de São Paulo. No percurso de documentação do meu processo criativo e minhas práticas, esbarro em assuntos como subjetivação, branquitude na música, construção de instrumentos e processos de gravação e documentação de improvisação musical. O formato em sessões que podem ser lidas em qualquer ordem remete à não-linearidade, comum na música improvisada, e ao sítio digital no qual o material da pesquisa estará disponível junto com os exemplos de som e vídeo. Neste processo de criação e registro ressoam ideias de Gilles Deleuze e Felix Guattari, principalmente em relação a rizomas, linhas de fuga, repetição, serialização e (des)estratificação. A noção de cuidado de si, descrita por Michel Foucault, inspira a organização das práticas que adotei no meu processo e apliquei em campos nas universidades USP, UFC, UECE, UFSB e UCSD, com financiamento parcial do programa Fulbright.
id USP_9e3cbc67f80d101e3f77148efdc5e9b1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12012023-164614
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Práticas de construção de um músico improvisadorPractices of creation of an improvising musicianCreative processImprovisação musicalMusicMúsicaMusical improvisationProcesso criativoEsta tese é um dos resultados de uma pesquisa de doutorado radicalmente qualitativa em improvisação musical realizada na Universidade de São Paulo. No percurso de documentação do meu processo criativo e minhas práticas, esbarro em assuntos como subjetivação, branquitude na música, construção de instrumentos e processos de gravação e documentação de improvisação musical. O formato em sessões que podem ser lidas em qualquer ordem remete à não-linearidade, comum na música improvisada, e ao sítio digital no qual o material da pesquisa estará disponível junto com os exemplos de som e vídeo. Neste processo de criação e registro ressoam ideias de Gilles Deleuze e Felix Guattari, principalmente em relação a rizomas, linhas de fuga, repetição, serialização e (des)estratificação. A noção de cuidado de si, descrita por Michel Foucault, inspira a organização das práticas que adotei no meu processo e apliquei em campos nas universidades USP, UFC, UECE, UFSB e UCSD, com financiamento parcial do programa Fulbright.This thesis is one of the results of a radically qualitative doctoral research in musical improvisation, carried out at the University of São Paulo. In the path of documenting, I run into topics such as subjectification, whiteness in music, construction of instruments and processes of recording and documenting musical improvisation. The format that includes sessions which can be read in any order points to non-linearity, common to improvisation, and to the website where all the sound and video examples will be made available. In this process of creation and documentation, we find influences of Gilles Deleuze and Felix Guattari, especially in regards to rizomes, lines of flight, repetition, serialization and (de)stratification. The notion of care of the self, as presented by Michel Foucault inspires the organization of practices adopted in this process and applied in the fields at USP, UFC, UECE, UFSB and UCSD, partially funded by the Fulbright program.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta, Rogério Luiz MoraesSollero, Pedro Azevedo2022-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12012023-164614/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-12T18:53:30Zoai:teses.usp.br:tde-12012023-164614Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-12T18:53:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de construção de um músico improvisador
Practices of creation of an improvising musician
title Práticas de construção de um músico improvisador
spellingShingle Práticas de construção de um músico improvisador
Sollero, Pedro Azevedo
Creative process
Improvisação musical
Music
Música
Musical improvisation
Processo criativo
title_short Práticas de construção de um músico improvisador
title_full Práticas de construção de um músico improvisador
title_fullStr Práticas de construção de um músico improvisador
title_full_unstemmed Práticas de construção de um músico improvisador
title_sort Práticas de construção de um músico improvisador
author Sollero, Pedro Azevedo
author_facet Sollero, Pedro Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Rogério Luiz Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Sollero, Pedro Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Creative process
Improvisação musical
Music
Música
Musical improvisation
Processo criativo
topic Creative process
Improvisação musical
Music
Música
Musical improvisation
Processo criativo
description Esta tese é um dos resultados de uma pesquisa de doutorado radicalmente qualitativa em improvisação musical realizada na Universidade de São Paulo. No percurso de documentação do meu processo criativo e minhas práticas, esbarro em assuntos como subjetivação, branquitude na música, construção de instrumentos e processos de gravação e documentação de improvisação musical. O formato em sessões que podem ser lidas em qualquer ordem remete à não-linearidade, comum na música improvisada, e ao sítio digital no qual o material da pesquisa estará disponível junto com os exemplos de som e vídeo. Neste processo de criação e registro ressoam ideias de Gilles Deleuze e Felix Guattari, principalmente em relação a rizomas, linhas de fuga, repetição, serialização e (des)estratificação. A noção de cuidado de si, descrita por Michel Foucault, inspira a organização das práticas que adotei no meu processo e apliquei em campos nas universidades USP, UFC, UECE, UFSB e UCSD, com financiamento parcial do programa Fulbright.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12012023-164614/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-12012023-164614/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256885656289280