Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-28112014-152107/ |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal elucidar os prováveis motivos que resultaram na não conclusão da Rede Básica para o Metrô de São Paulo no ano de 1990. Para isso a pesquisa contou com a análise documental na forma de Anais e Resoluções do Senado Federal entre os anos de 1967 e 1990, sendo importante a utilização desses instrumentos pela função legisladora que desempenhavam no governo centralizador em grande parte do período estudado. Dessa forma, foi possível entender, com auxílio de outras bibliografias que formaram as fontes secundárias da pesquisa, a importância de outros modais de transporte, principalmente sobre pneus e, mais fortemente o transporte individual, que na figura do automóvel, trouxe à tona um dos componentes do projeto desenvolvimentista pretendido pelo Estado na superação do subdesenvolvimento que acometia o Brasil - e outros países da América Latina - e que vinha sendo discutida com grande força desde o Estado Novo. A Rede Básica teve como solução e problema a forma encontrada para seu financiamento: os empréstimos externos. |
id |
USP_a06ff2cf16f253e6daa0b2d9b282301b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-28112014-152107 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamentoPlans and projects for São Paulo\'s transportation: The Metropolitan Company, economic decisions, prioritization and financing sourceBasic networkDesenvolvimentismoDevelopmentalismFinanciamentoFinancingMetrôRede básicaSão PauloSão PauloSubwayO presente trabalho tem como objetivo principal elucidar os prováveis motivos que resultaram na não conclusão da Rede Básica para o Metrô de São Paulo no ano de 1990. Para isso a pesquisa contou com a análise documental na forma de Anais e Resoluções do Senado Federal entre os anos de 1967 e 1990, sendo importante a utilização desses instrumentos pela função legisladora que desempenhavam no governo centralizador em grande parte do período estudado. Dessa forma, foi possível entender, com auxílio de outras bibliografias que formaram as fontes secundárias da pesquisa, a importância de outros modais de transporte, principalmente sobre pneus e, mais fortemente o transporte individual, que na figura do automóvel, trouxe à tona um dos componentes do projeto desenvolvimentista pretendido pelo Estado na superação do subdesenvolvimento que acometia o Brasil - e outros países da América Latina - e que vinha sendo discutida com grande força desde o Estado Novo. A Rede Básica teve como solução e problema a forma encontrada para seu financiamento: os empréstimos externos.The present work has the main objective of clarifying the potential reasons that resulted in the non-conclusion of the Basic Network for São Paulo\'s Subway in 1990. In this regard, the research involved the documentary analysis in the form of Annals and Resolutions of Federal Senate between the years of 1967 and 1990, considering the relevance of the use of those instruments by the legislating function they played in the centralizing government in much of the period studied. Thus, it was possible to understand, with help of other bibliographic material that performed secondary research sources, the importance of other modes of transport, mainly on tires and more strongly the individual transport, which the figure of automobile raised one of the components of the developmentalist project wanted by the State during the overcoming of underdevelopment that affect Brazil - and other Latin American countries - and which was being discussed with great emphasis since the New State. The Basic Network had as solution and problem the way found for its financing: foreign loans.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAnelli, Renato Luiz SobralPierini, Cláudio Robert2014-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-28112014-152107/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-28112014-152107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento Plans and projects for São Paulo\'s transportation: The Metropolitan Company, economic decisions, prioritization and financing source |
title |
Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento |
spellingShingle |
Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento Pierini, Cláudio Robert Basic network Desenvolvimentismo Developmentalism Financiamento Financing Metrô Rede básica São Paulo São Paulo Subway |
title_short |
Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento |
title_full |
Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento |
title_fullStr |
Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento |
title_full_unstemmed |
Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento |
title_sort |
Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento |
author |
Pierini, Cláudio Robert |
author_facet |
Pierini, Cláudio Robert |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Anelli, Renato Luiz Sobral |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pierini, Cláudio Robert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Basic network Desenvolvimentismo Developmentalism Financiamento Financing Metrô Rede básica São Paulo São Paulo Subway |
topic |
Basic network Desenvolvimentismo Developmentalism Financiamento Financing Metrô Rede básica São Paulo São Paulo Subway |
description |
O presente trabalho tem como objetivo principal elucidar os prováveis motivos que resultaram na não conclusão da Rede Básica para o Metrô de São Paulo no ano de 1990. Para isso a pesquisa contou com a análise documental na forma de Anais e Resoluções do Senado Federal entre os anos de 1967 e 1990, sendo importante a utilização desses instrumentos pela função legisladora que desempenhavam no governo centralizador em grande parte do período estudado. Dessa forma, foi possível entender, com auxílio de outras bibliografias que formaram as fontes secundárias da pesquisa, a importância de outros modais de transporte, principalmente sobre pneus e, mais fortemente o transporte individual, que na figura do automóvel, trouxe à tona um dos componentes do projeto desenvolvimentista pretendido pelo Estado na superação do subdesenvolvimento que acometia o Brasil - e outros países da América Latina - e que vinha sendo discutida com grande força desde o Estado Novo. A Rede Básica teve como solução e problema a forma encontrada para seu financiamento: os empréstimos externos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-28112014-152107/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-28112014-152107/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257446133792768 |