Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pierini, Cláudio Robert
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-28112014-152107/
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal elucidar os prováveis motivos que resultaram na não conclusão da Rede Básica para o Metrô de São Paulo no ano de 1990. Para isso a pesquisa contou com a análise documental na forma de Anais e Resoluções do Senado Federal entre os anos de 1967 e 1990, sendo importante a utilização desses instrumentos pela função legisladora que desempenhavam no governo centralizador em grande parte do período estudado. Dessa forma, foi possível entender, com auxílio de outras bibliografias que formaram as fontes secundárias da pesquisa, a importância de outros modais de transporte, principalmente sobre pneus e, mais fortemente o transporte individual, que na figura do automóvel, trouxe à tona um dos componentes do projeto desenvolvimentista pretendido pelo Estado na superação do subdesenvolvimento que acometia o Brasil - e outros países da América Latina - e que vinha sendo discutida com grande força desde o Estado Novo. A Rede Básica teve como solução e problema a forma encontrada para seu financiamento: os empréstimos externos.
id USP_a06ff2cf16f253e6daa0b2d9b282301b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28112014-152107
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamentoPlans and projects for São Paulo\'s transportation: The Metropolitan Company, economic decisions, prioritization and financing sourceBasic networkDesenvolvimentismoDevelopmentalismFinanciamentoFinancingMetrôRede básicaSão PauloSão PauloSubwayO presente trabalho tem como objetivo principal elucidar os prováveis motivos que resultaram na não conclusão da Rede Básica para o Metrô de São Paulo no ano de 1990. Para isso a pesquisa contou com a análise documental na forma de Anais e Resoluções do Senado Federal entre os anos de 1967 e 1990, sendo importante a utilização desses instrumentos pela função legisladora que desempenhavam no governo centralizador em grande parte do período estudado. Dessa forma, foi possível entender, com auxílio de outras bibliografias que formaram as fontes secundárias da pesquisa, a importância de outros modais de transporte, principalmente sobre pneus e, mais fortemente o transporte individual, que na figura do automóvel, trouxe à tona um dos componentes do projeto desenvolvimentista pretendido pelo Estado na superação do subdesenvolvimento que acometia o Brasil - e outros países da América Latina - e que vinha sendo discutida com grande força desde o Estado Novo. A Rede Básica teve como solução e problema a forma encontrada para seu financiamento: os empréstimos externos.The present work has the main objective of clarifying the potential reasons that resulted in the non-conclusion of the Basic Network for São Paulo\'s Subway in 1990. In this regard, the research involved the documentary analysis in the form of Annals and Resolutions of Federal Senate between the years of 1967 and 1990, considering the relevance of the use of those instruments by the legislating function they played in the centralizing government in much of the period studied. Thus, it was possible to understand, with help of other bibliographic material that performed secondary research sources, the importance of other modes of transport, mainly on tires and more strongly the individual transport, which the figure of automobile raised one of the components of the developmentalist project wanted by the State during the overcoming of underdevelopment that affect Brazil - and other Latin American countries - and which was being discussed with great emphasis since the New State. The Basic Network had as solution and problem the way found for its financing: foreign loans.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAnelli, Renato Luiz SobralPierini, Cláudio Robert2014-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-28112014-152107/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-28112014-152107Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento
Plans and projects for São Paulo\'s transportation: The Metropolitan Company, economic decisions, prioritization and financing source
title Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento
spellingShingle Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento
Pierini, Cláudio Robert
Basic network
Desenvolvimentismo
Developmentalism
Financiamento
Financing
Metrô
Rede básica
São Paulo
São Paulo
Subway
title_short Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento
title_full Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento
title_fullStr Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento
title_full_unstemmed Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento
title_sort Planos e projetos para o transporte de São Paulo: o Metropolitano, as decisões econômicas, as priorizações e as fontes de financiamento
author Pierini, Cláudio Robert
author_facet Pierini, Cláudio Robert
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anelli, Renato Luiz Sobral
dc.contributor.author.fl_str_mv Pierini, Cláudio Robert
dc.subject.por.fl_str_mv Basic network
Desenvolvimentismo
Developmentalism
Financiamento
Financing
Metrô
Rede básica
São Paulo
São Paulo
Subway
topic Basic network
Desenvolvimentismo
Developmentalism
Financiamento
Financing
Metrô
Rede básica
São Paulo
São Paulo
Subway
description O presente trabalho tem como objetivo principal elucidar os prováveis motivos que resultaram na não conclusão da Rede Básica para o Metrô de São Paulo no ano de 1990. Para isso a pesquisa contou com a análise documental na forma de Anais e Resoluções do Senado Federal entre os anos de 1967 e 1990, sendo importante a utilização desses instrumentos pela função legisladora que desempenhavam no governo centralizador em grande parte do período estudado. Dessa forma, foi possível entender, com auxílio de outras bibliografias que formaram as fontes secundárias da pesquisa, a importância de outros modais de transporte, principalmente sobre pneus e, mais fortemente o transporte individual, que na figura do automóvel, trouxe à tona um dos componentes do projeto desenvolvimentista pretendido pelo Estado na superação do subdesenvolvimento que acometia o Brasil - e outros países da América Latina - e que vinha sendo discutida com grande força desde o Estado Novo. A Rede Básica teve como solução e problema a forma encontrada para seu financiamento: os empréstimos externos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-28112014-152107/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-28112014-152107/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091162173079552