Objetos de aprendizagem em jogos digitais como propostas para o ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112024-150704/ |
Resumo: | A pesquisa intitulada \"Objetos de Aprendizagem em Jogos Digitais como Propostas para o Ensino de Matemática\" investigou a contribuição do desenvolvimento de jogos digitais, por meio da linguagem de programação Scratch, para a compreensão de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais. Fundamentada em referenciais teóricos que destacam a importância das tecnologias educacionais e dos objetos de aprendizagem (OAs) no ensino, a pesquisa analisou as características e o potencial pedagógico do Scratch como recurso interativo. O estudo foi conduzido em aulas de robótica com alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental. A proposta envolveu a resolução de problemas matemáticos por meio da criação de simulações e animações, incentivando o desenvolvimento colaborativo de objetos de aprendizagem em equipes. Os resultados indicaram que Scratch potencializou a resolução de problemas propostos na investigação evidenciando aprendizagem significativa dos alunos, proporcionando um ambiente de reflexão e engajamento na construção do conhecimento matemático. |
id |
USP_a0a0f60a154ed20ddf70f23e384fe629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21112024-150704 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Objetos de aprendizagem em jogos digitais como propostas para o ensino de matemáticaLearning objects in digital games as proposals for mathematics teachingLearning Object; Mathematics; Scratch; AlgorithmObjeto de Aprendizagem; Ensino de Matemática; Jogos Digitais; Scratch; Situação Desencadeadora de AprendizagemA pesquisa intitulada \"Objetos de Aprendizagem em Jogos Digitais como Propostas para o Ensino de Matemática\" investigou a contribuição do desenvolvimento de jogos digitais, por meio da linguagem de programação Scratch, para a compreensão de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais. Fundamentada em referenciais teóricos que destacam a importância das tecnologias educacionais e dos objetos de aprendizagem (OAs) no ensino, a pesquisa analisou as características e o potencial pedagógico do Scratch como recurso interativo. O estudo foi conduzido em aulas de robótica com alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental. A proposta envolveu a resolução de problemas matemáticos por meio da criação de simulações e animações, incentivando o desenvolvimento colaborativo de objetos de aprendizagem em equipes. Os resultados indicaram que Scratch potencializou a resolução de problemas propostos na investigação evidenciando aprendizagem significativa dos alunos, proporcionando um ambiente de reflexão e engajamento na construção do conhecimento matemático.The research titled \"Learning Objects in Digital Games as Proposals for Teaching Mathematics\" investigated the contribution of digital game development, using the Scratch programming language, to the understanding of mathematical concepts in the early years of elementary education. Grounded in theoretical frameworks that emphasize the importance of educational technologies and learning objects (LOs) in teaching, the study explored the characteristics and pedagogical potential of Scratch as an interactive resource. The research was conducted in robotics classes with 3rd and 4th-grade students. The approach involved problemsolving through the creation of simulations and animations, encouraging collaborative development of learning objects in teams. The results indicated that the combination of problem-solving and the use of Scratch enhanced meaningful learning, providing a reflective and engaging environment for the construction of mathematical knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoura, Manoel Oriosvaldo deCamargo, Izabel Cristina Firmino2024-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112024-150704/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-27T14:55:02Zoai:teses.usp.br:tde-21112024-150704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-27T14:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem em jogos digitais como propostas para o ensino de matemática Learning objects in digital games as proposals for mathematics teaching |
title |
Objetos de aprendizagem em jogos digitais como propostas para o ensino de matemática |
spellingShingle |
Objetos de aprendizagem em jogos digitais como propostas para o ensino de matemática Camargo, Izabel Cristina Firmino Learning Object; Mathematics; Scratch; Algorithm Objeto de Aprendizagem; Ensino de Matemática; Jogos Digitais; Scratch; Situação Desencadeadora de Aprendizagem |
title_short |
Objetos de aprendizagem em jogos digitais como propostas para o ensino de matemática |
title_full |
Objetos de aprendizagem em jogos digitais como propostas para o ensino de matemática |
title_fullStr |
Objetos de aprendizagem em jogos digitais como propostas para o ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
Objetos de aprendizagem em jogos digitais como propostas para o ensino de matemática |
title_sort |
Objetos de aprendizagem em jogos digitais como propostas para o ensino de matemática |
author |
Camargo, Izabel Cristina Firmino |
author_facet |
Camargo, Izabel Cristina Firmino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Manoel Oriosvaldo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Izabel Cristina Firmino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Learning Object; Mathematics; Scratch; Algorithm Objeto de Aprendizagem; Ensino de Matemática; Jogos Digitais; Scratch; Situação Desencadeadora de Aprendizagem |
topic |
Learning Object; Mathematics; Scratch; Algorithm Objeto de Aprendizagem; Ensino de Matemática; Jogos Digitais; Scratch; Situação Desencadeadora de Aprendizagem |
description |
A pesquisa intitulada \"Objetos de Aprendizagem em Jogos Digitais como Propostas para o Ensino de Matemática\" investigou a contribuição do desenvolvimento de jogos digitais, por meio da linguagem de programação Scratch, para a compreensão de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais. Fundamentada em referenciais teóricos que destacam a importância das tecnologias educacionais e dos objetos de aprendizagem (OAs) no ensino, a pesquisa analisou as características e o potencial pedagógico do Scratch como recurso interativo. O estudo foi conduzido em aulas de robótica com alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental. A proposta envolveu a resolução de problemas matemáticos por meio da criação de simulações e animações, incentivando o desenvolvimento colaborativo de objetos de aprendizagem em equipes. Os resultados indicaram que Scratch potencializou a resolução de problemas propostos na investigação evidenciando aprendizagem significativa dos alunos, proporcionando um ambiente de reflexão e engajamento na construção do conhecimento matemático. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112024-150704/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-21112024-150704/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1826319290417020928 |