Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shimabukuro, Márcia Naomi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-01092023-160929/
Resumo: A publicidade é uma área marcada pelos holofotes e conhecida pela criatividade. Publicitários como Nizan Guanaes e Washington Olivetto foram célebres pelos muitos prêmios, pelo estilo de vida abastado e pelo reconhecimento dentro e fora do mercado publicitário. No entanto, a realidade do trabalho para a grande massa dos assalariados está longe do glamour. Acusações de assédios, humilhações, adoecimentos e todo tipo de precarização do trabalho são presentes e aumentam nos bastidores das agências de publicidade. Para dar visibilidade aos trabalhadores e entender o universo laboral das agências publicitárias, este trabalho teve como objetivo investigar as principais causas de adoecimentos e queixas relativas à saúde no ambiente das agências. O embasamento teórico foi fundamentado na obra Trabalho e desgaste mental: o direito de ser dono de si mesmo, de Edith Seligmann-Silva e nas argumentações de Vincent de Gaulejac sobre a gestão como doença social. A metodologia foi qualitativa e foram feitas oito entrevistas semiestruturadas com profissionais de diversos níveis hierárquicos, desde estagiária a dono de agência. Concluiu-se que a organização do trabalho afeta diretamente a saúde dos trabalhadores, que as mulheres estão mais suscetíveis às violências do trabalho e que a imagem construída da profissão publicitária e da agência em si também têm fortes ligações com o adoecimento dos sujeitos.
id USP_a0a68a242e60b3f1962ea2a55da9d9f3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01092023-160929
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitáriasFalse advertising: the reality of advertising agenciesAdmenAdvertising agenciesAgências de PublicidadePublicitárioSaúde do TrabalhadorWorkers healthA publicidade é uma área marcada pelos holofotes e conhecida pela criatividade. Publicitários como Nizan Guanaes e Washington Olivetto foram célebres pelos muitos prêmios, pelo estilo de vida abastado e pelo reconhecimento dentro e fora do mercado publicitário. No entanto, a realidade do trabalho para a grande massa dos assalariados está longe do glamour. Acusações de assédios, humilhações, adoecimentos e todo tipo de precarização do trabalho são presentes e aumentam nos bastidores das agências de publicidade. Para dar visibilidade aos trabalhadores e entender o universo laboral das agências publicitárias, este trabalho teve como objetivo investigar as principais causas de adoecimentos e queixas relativas à saúde no ambiente das agências. O embasamento teórico foi fundamentado na obra Trabalho e desgaste mental: o direito de ser dono de si mesmo, de Edith Seligmann-Silva e nas argumentações de Vincent de Gaulejac sobre a gestão como doença social. A metodologia foi qualitativa e foram feitas oito entrevistas semiestruturadas com profissionais de diversos níveis hierárquicos, desde estagiária a dono de agência. Concluiu-se que a organização do trabalho afeta diretamente a saúde dos trabalhadores, que as mulheres estão mais suscetíveis às violências do trabalho e que a imagem construída da profissão publicitária e da agência em si também têm fortes ligações com o adoecimento dos sujeitos.The advertising market is known for its creativity and for being on spotlights. Famous admen like Nizan Guanaes and Washington Olivetto won many prizes, had a wealthy lifestyle and were recognized inside and outside advertising market. However, the work reality for the majority of workers isnt glamorous. Harassment, humilliation, illnesses and all kinds of work precarization are increasing in the advertising agencies. To better understand the work enviroment at advertising agencies, this research has the main purpose of investigate the causes of ilnessess and complaints related to health in the advertigin agencies environment. The theoretical support was based on Edith Seligmann-Silvas ideas about work and also on Vincent de Gaulejacs ideas about managerial ideology and illness at work. The methodology is qualitative and 8 semi-structures interviews were made including workers from all job positions. The conclusion is that work organization affects directly workers health, women are more susceptible to work violence and the image of advertising workers and advertising agencies are strong related to workers ilnesses.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Fabio dePaparelli, RenataShimabukuro, Márcia Naomi2023-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-01092023-160929/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-15T20:45:02Zoai:teses.usp.br:tde-01092023-160929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-15T20:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitárias
False advertising: the reality of advertising agencies
title Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitárias
spellingShingle Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitárias
Shimabukuro, Márcia Naomi
Admen
Advertising agencies
Agências de Publicidade
Publicitário
Saúde do Trabalhador
Workers health
title_short Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitárias
title_full Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitárias
title_fullStr Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitárias
title_full_unstemmed Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitárias
title_sort Propaganda enganosa: a realidade das agências publicitárias
author Shimabukuro, Márcia Naomi
author_facet Shimabukuro, Márcia Naomi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fabio de
Paparelli, Renata
dc.contributor.author.fl_str_mv Shimabukuro, Márcia Naomi
dc.subject.por.fl_str_mv Admen
Advertising agencies
Agências de Publicidade
Publicitário
Saúde do Trabalhador
Workers health
topic Admen
Advertising agencies
Agências de Publicidade
Publicitário
Saúde do Trabalhador
Workers health
description A publicidade é uma área marcada pelos holofotes e conhecida pela criatividade. Publicitários como Nizan Guanaes e Washington Olivetto foram célebres pelos muitos prêmios, pelo estilo de vida abastado e pelo reconhecimento dentro e fora do mercado publicitário. No entanto, a realidade do trabalho para a grande massa dos assalariados está longe do glamour. Acusações de assédios, humilhações, adoecimentos e todo tipo de precarização do trabalho são presentes e aumentam nos bastidores das agências de publicidade. Para dar visibilidade aos trabalhadores e entender o universo laboral das agências publicitárias, este trabalho teve como objetivo investigar as principais causas de adoecimentos e queixas relativas à saúde no ambiente das agências. O embasamento teórico foi fundamentado na obra Trabalho e desgaste mental: o direito de ser dono de si mesmo, de Edith Seligmann-Silva e nas argumentações de Vincent de Gaulejac sobre a gestão como doença social. A metodologia foi qualitativa e foram feitas oito entrevistas semiestruturadas com profissionais de diversos níveis hierárquicos, desde estagiária a dono de agência. Concluiu-se que a organização do trabalho afeta diretamente a saúde dos trabalhadores, que as mulheres estão mais suscetíveis às violências do trabalho e que a imagem construída da profissão publicitária e da agência em si também têm fortes ligações com o adoecimento dos sujeitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-01092023-160929/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-01092023-160929/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256587438129152