Uma sistematização das tecnologias de comunicação empregadas em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-03082017-084032/ |
Resumo: | As ferramentas mais comuns da internet, tais como correio eletrônico, chat, fórum estão sendo rapidamente incorporadas nas atividades diárias das escolas, nos cursos presenciais. De modo especial isso acontece também nas instituições que fazem uso de sistemas de gerenciamento de cursos, que oferece um ambiente de aprendizagem colaborativa, de modo a provocar uma maior interação entre os alunos e uma aprendizagem com mais qualidade. O objetivo desta dissertação foi identificar quão as tecnologias de comunicação de um ambiente de aprendizagem colaborativa estão sendo utilizadas e agregando valor a formação dos alunos. Dados foram coletados de 102 alunos de disciplinas semi-presenciais do primeiro semestre de 2004, que responderam perguntas versando sobre o domínio sobre a tecnologia, a importância dada as ferramentas de colaboração na condução da disciplina, a identificação de algumas características dessas tecnologias em sua formação discente. Também foi elaborado um estudo de caso a partir de entrevistas com professores de uma Instituição de ensino superior. As ferramentas mais utilizadas foram o correio eletrônico e o fórum. O chat foi considerado uma ferramenta pouco utilizada, embora tenha sido considerada importante para o \"sentimento de grupo\". A videoconferência, considerada inviável pelo seu alto custo de operacionalização, foi raramente utilizada, muito embora suas características para simular a sala de aula tenham sido evidenciadas. Recomendações foram dadas em relação a treinamentos de instrutores e de futuras pesquisas considerando a visão dos professores. |
id |
USP_a0de8e2163a27e44bc96352c95d1d3c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03082017-084032 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma sistematização das tecnologias de comunicação empregadas em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computadorA systematization of contribution from the technologies of communication applied in collaborative learning environment supported by computerColaboração mediada por computador (CMC)Collaboration measured by computerCollaborative toolsCommunication technologiesEducação a distânciaElectronic educationFerramentas colaborativasTecnologias de comunicaçãoAs ferramentas mais comuns da internet, tais como correio eletrônico, chat, fórum estão sendo rapidamente incorporadas nas atividades diárias das escolas, nos cursos presenciais. De modo especial isso acontece também nas instituições que fazem uso de sistemas de gerenciamento de cursos, que oferece um ambiente de aprendizagem colaborativa, de modo a provocar uma maior interação entre os alunos e uma aprendizagem com mais qualidade. O objetivo desta dissertação foi identificar quão as tecnologias de comunicação de um ambiente de aprendizagem colaborativa estão sendo utilizadas e agregando valor a formação dos alunos. Dados foram coletados de 102 alunos de disciplinas semi-presenciais do primeiro semestre de 2004, que responderam perguntas versando sobre o domínio sobre a tecnologia, a importância dada as ferramentas de colaboração na condução da disciplina, a identificação de algumas características dessas tecnologias em sua formação discente. Também foi elaborado um estudo de caso a partir de entrevistas com professores de uma Instituição de ensino superior. As ferramentas mais utilizadas foram o correio eletrônico e o fórum. O chat foi considerado uma ferramenta pouco utilizada, embora tenha sido considerada importante para o \"sentimento de grupo\". A videoconferência, considerada inviável pelo seu alto custo de operacionalização, foi raramente utilizada, muito embora suas características para simular a sala de aula tenham sido evidenciadas. Recomendações foram dadas em relação a treinamentos de instrutores e de futuras pesquisas considerando a visão dos professores.The most common tools of internet, such as electronic mail, chat and forum, are being rapidly incorporated in daily school activities. In a especial way, it also happens in institutions that make use of management courses systems, which offer a collaborative learning environment, in order to provoke a better integration between the students and a more qualified apprenticeship. The objective of this paper was to identify what communication technologies in a collaborative learning environment have being utilized and the value aggregated to the students background. Some data were collected from 102 students of school subjects in the first semester in the year of 2004. These students answered questions concerning the domain of technology, the importance given to the tools that collaborates on teaching the subject, the identification of technologies features for their background. It was also elaborated a study starting from interviews with professors of an upper teaching institution (college). The most utilized tools were the e-mail and forum. The chat wasn\'t considered a very utilized tool, although it has been considered important for the \"group sense\". The videoconference, considered impracticable by its high functional cost, was rarely utilized, although its characteristics to simulate the classroom have been highlighted. Some recommendations were made in relation to the training of instructors and of the future researches considering the professors point of view.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCazarini, Edson WalmirCosta, Aparecido Doniseti da2004-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-03082017-084032/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-03082017-084032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sistematização das tecnologias de comunicação empregadas em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador A systematization of contribution from the technologies of communication applied in collaborative learning environment supported by computer |
title |
Uma sistematização das tecnologias de comunicação empregadas em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador |
spellingShingle |
Uma sistematização das tecnologias de comunicação empregadas em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador Costa, Aparecido Doniseti da Colaboração mediada por computador (CMC) Collaboration measured by computer Collaborative tools Communication technologies Educação a distância Electronic education Ferramentas colaborativas Tecnologias de comunicação |
title_short |
Uma sistematização das tecnologias de comunicação empregadas em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador |
title_full |
Uma sistematização das tecnologias de comunicação empregadas em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador |
title_fullStr |
Uma sistematização das tecnologias de comunicação empregadas em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador |
title_full_unstemmed |
Uma sistematização das tecnologias de comunicação empregadas em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador |
title_sort |
Uma sistematização das tecnologias de comunicação empregadas em ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador |
author |
Costa, Aparecido Doniseti da |
author_facet |
Costa, Aparecido Doniseti da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cazarini, Edson Walmir |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Aparecido Doniseti da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colaboração mediada por computador (CMC) Collaboration measured by computer Collaborative tools Communication technologies Educação a distância Electronic education Ferramentas colaborativas Tecnologias de comunicação |
topic |
Colaboração mediada por computador (CMC) Collaboration measured by computer Collaborative tools Communication technologies Educação a distância Electronic education Ferramentas colaborativas Tecnologias de comunicação |
description |
As ferramentas mais comuns da internet, tais como correio eletrônico, chat, fórum estão sendo rapidamente incorporadas nas atividades diárias das escolas, nos cursos presenciais. De modo especial isso acontece também nas instituições que fazem uso de sistemas de gerenciamento de cursos, que oferece um ambiente de aprendizagem colaborativa, de modo a provocar uma maior interação entre os alunos e uma aprendizagem com mais qualidade. O objetivo desta dissertação foi identificar quão as tecnologias de comunicação de um ambiente de aprendizagem colaborativa estão sendo utilizadas e agregando valor a formação dos alunos. Dados foram coletados de 102 alunos de disciplinas semi-presenciais do primeiro semestre de 2004, que responderam perguntas versando sobre o domínio sobre a tecnologia, a importância dada as ferramentas de colaboração na condução da disciplina, a identificação de algumas características dessas tecnologias em sua formação discente. Também foi elaborado um estudo de caso a partir de entrevistas com professores de uma Instituição de ensino superior. As ferramentas mais utilizadas foram o correio eletrônico e o fórum. O chat foi considerado uma ferramenta pouco utilizada, embora tenha sido considerada importante para o \"sentimento de grupo\". A videoconferência, considerada inviável pelo seu alto custo de operacionalização, foi raramente utilizada, muito embora suas características para simular a sala de aula tenham sido evidenciadas. Recomendações foram dadas em relação a treinamentos de instrutores e de futuras pesquisas considerando a visão dos professores. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-03082017-084032/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-03082017-084032/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090343824523264 |