Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassettari, Nathalia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03082015-161009/
Resumo: Esta tese apresenta uma reflexão sobre o processo de construção de uma proposta de avaliação de professores desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental I localizada na Asa Norte de Brasília. Para tanto, inicialmente foi realizada uma revisão da literatura, a qual indicou como elementos importantes a serem considerados: o envolvimento dos professores no processo de elaboração da proposta; a utilização de diversos instrumentos avaliativos; a atenção com a viabilidade, confiabilidade, validade e utilidade da proposta; o estabelecimento de objetivos claros e amplamente divulgados; a utilização de critérios previamente estabelecidos; e a consideração do contexto em que os professores estão inseridos. Além dessas indicações, o trabalho de campo baseou-se nos preceitos da metodologia colaborativa, em que os diversos sujeitos da pesquisa colaboram com a sua elaboração, ao passo que a pesquisa deve colaborar com o seu desenvolvimento (no caso, profissional). Assim, o trabalho buscou contribuir não apenas com a produção do conhecimento sobre o tema, como também com o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos participantes da pesquisa e, ainda, com a elaboração de novas propostas de avaliação de professores no sentido de indicar caminhos que possam ser percorridos por interlocutores qualificados de diferentes escolas e redes de ensino no processo de construção e aplicação de suas próprias propostas, ainda que resultando em desenhos diferentes dos apresentados nesta tese. A experiência relatada indica que é possível e necessário disputar os rumos das políticas de avaliação de professores no Brasil de modo que elas se tornem verdadeiros instrumentos em favor do desenvolvimento desses profissionais e da melhoria da qualidade da educação.
id USP_a18f6ba8f7e9cd5812873785c7cb4b90
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03082015-161009
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professoresCollaborative construction of a motion for teacher evaluationAvaliação do professorColaborative researchPesquisa colaborativaTeacher evaluationTeaching professionTrabalho docenteEsta tese apresenta uma reflexão sobre o processo de construção de uma proposta de avaliação de professores desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental I localizada na Asa Norte de Brasília. Para tanto, inicialmente foi realizada uma revisão da literatura, a qual indicou como elementos importantes a serem considerados: o envolvimento dos professores no processo de elaboração da proposta; a utilização de diversos instrumentos avaliativos; a atenção com a viabilidade, confiabilidade, validade e utilidade da proposta; o estabelecimento de objetivos claros e amplamente divulgados; a utilização de critérios previamente estabelecidos; e a consideração do contexto em que os professores estão inseridos. Além dessas indicações, o trabalho de campo baseou-se nos preceitos da metodologia colaborativa, em que os diversos sujeitos da pesquisa colaboram com a sua elaboração, ao passo que a pesquisa deve colaborar com o seu desenvolvimento (no caso, profissional). Assim, o trabalho buscou contribuir não apenas com a produção do conhecimento sobre o tema, como também com o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos participantes da pesquisa e, ainda, com a elaboração de novas propostas de avaliação de professores no sentido de indicar caminhos que possam ser percorridos por interlocutores qualificados de diferentes escolas e redes de ensino no processo de construção e aplicação de suas próprias propostas, ainda que resultando em desenhos diferentes dos apresentados nesta tese. A experiência relatada indica que é possível e necessário disputar os rumos das políticas de avaliação de professores no Brasil de modo que elas se tornem verdadeiros instrumentos em favor do desenvolvimento desses profissionais e da melhoria da qualidade da educação.This thesis presents a reflection on the process of designing a proposal for teacher evaluation developed at a elementary school located in Asa Norte, Brasília. To begin with, a review of the literature was made. That review indicated some important elements that should taken into consideration: the involvement of teachers in the process of designing the proposal; the use of various evaluation tools; the attention to the feasibility, reliability, validity and usefulness of the proposal; the establishment of clear and widely disseminated objectives; the use of pre-established criteria; and the context in which teachers are inserted. In addition to those indications, the fieldwork was based on the precepts of collaborative methodology, in which the various participants of the research collaborate with its preparation, which should collaborate with their development (in this case, professional). Thus, the study aimed to contribute not only to the production of scientific knowledge, but also to the improvement of the work done by the research participants and also with the development of new teacher evaluation proposals - indicating ways that can be used by different qualified personnel in schools and school systems in the process of constructing and applying their own proposals, even if resulting in different designs from those presented in this thesis. The experience hereby reported indicates that it is not only possible but necessary to contest the course taken by teacher evaluation policies in Brazil in a way that allows them to become actual instruments in favor of the development of these professionals and the improvement of the quality of education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Romualdo Luiz Portela deCassettari, Nathalia2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03082015-161009/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-03082015-161009Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores
Collaborative construction of a motion for teacher evaluation
title Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores
spellingShingle Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores
Cassettari, Nathalia
Avaliação do professor
Colaborative research
Pesquisa colaborativa
Teacher evaluation
Teaching profession
Trabalho docente
title_short Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores
title_full Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores
title_fullStr Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores
title_full_unstemmed Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores
title_sort Construção colaborativa de uma proposta de avaliação de professores
author Cassettari, Nathalia
author_facet Cassettari, Nathalia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Romualdo Luiz Portela de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassettari, Nathalia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do professor
Colaborative research
Pesquisa colaborativa
Teacher evaluation
Teaching profession
Trabalho docente
topic Avaliação do professor
Colaborative research
Pesquisa colaborativa
Teacher evaluation
Teaching profession
Trabalho docente
description Esta tese apresenta uma reflexão sobre o processo de construção de uma proposta de avaliação de professores desenvolvida em uma escola de Ensino Fundamental I localizada na Asa Norte de Brasília. Para tanto, inicialmente foi realizada uma revisão da literatura, a qual indicou como elementos importantes a serem considerados: o envolvimento dos professores no processo de elaboração da proposta; a utilização de diversos instrumentos avaliativos; a atenção com a viabilidade, confiabilidade, validade e utilidade da proposta; o estabelecimento de objetivos claros e amplamente divulgados; a utilização de critérios previamente estabelecidos; e a consideração do contexto em que os professores estão inseridos. Além dessas indicações, o trabalho de campo baseou-se nos preceitos da metodologia colaborativa, em que os diversos sujeitos da pesquisa colaboram com a sua elaboração, ao passo que a pesquisa deve colaborar com o seu desenvolvimento (no caso, profissional). Assim, o trabalho buscou contribuir não apenas com a produção do conhecimento sobre o tema, como também com o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelos participantes da pesquisa e, ainda, com a elaboração de novas propostas de avaliação de professores no sentido de indicar caminhos que possam ser percorridos por interlocutores qualificados de diferentes escolas e redes de ensino no processo de construção e aplicação de suas próprias propostas, ainda que resultando em desenhos diferentes dos apresentados nesta tese. A experiência relatada indica que é possível e necessário disputar os rumos das políticas de avaliação de professores no Brasil de modo que elas se tornem verdadeiros instrumentos em favor do desenvolvimento desses profissionais e da melhoria da qualidade da educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03082015-161009/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03082015-161009/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090343145046016