Caracterização da formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital brasileira: uma análise na perspectiva do pensamento complexo de Edgar Morin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, John Victor dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-18082022-104245/
Resumo: A formação do enfermeiro para atuar no campo da saúde mental é considerada um processo histórico, dinâmico, complexo e está relacionada a diferentes aspectos, o que estimula a discussão sobre a temática, principalmente com as recentes mudanças nas políticas de educação e de saúde e por se considerar uma temática atual e que tem seu lugar de importância na discussão da profissionalização da enfermagem. O presente trabalho teve como objetivo geral caracterizar a formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital do Nordeste brasileiro. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com utilização da abordagem qualitativa e ancorado no Pensamento Complexo de Edgar Morin. O estudo foi realizado com seis instituições de uma capital do Nordeste brasileiro entre os meses de julho de 2020 e maio de 2021. Foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, por meio dos documentos institucionais, entrevistas com docentes e estudantes e aplicada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin como fundamentação metodológica de análise em todo o material produzido. A análise dos achados encontrou que a proposta da formação em saúde mental nos projetos dos cursos não está clara; a estrutura curricular possui diferença de carga horária, oferta de práticas em serviços e número de docentes entre as instituições; a formação teórica é norteada por fundamentos teórico-filosóficos na construção das disciplinas, com diversos conteúdos abordados e diferentes estratégias metodológicas e recursos didáticos; a formação prático-vivencial acontece prioritariamente em Centros de Atenção Psicossocial, mas também são utilizados outros serviços; a formação complementar acontece por meio de projetos de extensão e pesquisa. Esse estudo revela que a formação em saúde mental na graduação em enfermagem possui caraterísticas que se interrelacionam com os princípios do Paradigma da Complexidade, mostrando-se um processo que está ainda é pouco compreendido, mas que está em constante transformação.
id USP_a2965e7cd7bfb44a69d4be98c0807104
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18082022-104245
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Caracterização da formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital brasileira: uma análise na perspectiva do pensamento complexo de Edgar MorinCharacterization of mental health education in undergraduate nursing in a Brazilian capital: an analysis from the perspective of Edgar Morin\'s complex thinkingEducação em enfermagemEducação superiorEnfermagem psiquiátricaEnsinoHigher educationMental healthNursingPsychiatric nursingSaúde mentalTeachingA formação do enfermeiro para atuar no campo da saúde mental é considerada um processo histórico, dinâmico, complexo e está relacionada a diferentes aspectos, o que estimula a discussão sobre a temática, principalmente com as recentes mudanças nas políticas de educação e de saúde e por se considerar uma temática atual e que tem seu lugar de importância na discussão da profissionalização da enfermagem. O presente trabalho teve como objetivo geral caracterizar a formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital do Nordeste brasileiro. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com utilização da abordagem qualitativa e ancorado no Pensamento Complexo de Edgar Morin. O estudo foi realizado com seis instituições de uma capital do Nordeste brasileiro entre os meses de julho de 2020 e maio de 2021. Foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, por meio dos documentos institucionais, entrevistas com docentes e estudantes e aplicada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin como fundamentação metodológica de análise em todo o material produzido. A análise dos achados encontrou que a proposta da formação em saúde mental nos projetos dos cursos não está clara; a estrutura curricular possui diferença de carga horária, oferta de práticas em serviços e número de docentes entre as instituições; a formação teórica é norteada por fundamentos teórico-filosóficos na construção das disciplinas, com diversos conteúdos abordados e diferentes estratégias metodológicas e recursos didáticos; a formação prático-vivencial acontece prioritariamente em Centros de Atenção Psicossocial, mas também são utilizados outros serviços; a formação complementar acontece por meio de projetos de extensão e pesquisa. Esse estudo revela que a formação em saúde mental na graduação em enfermagem possui caraterísticas que se interrelacionam com os princípios do Paradigma da Complexidade, mostrando-se um processo que está ainda é pouco compreendido, mas que está em constante transformação.The training of nurses to work in the field of mental health is considered a historical, dynamic, complex process and is related to different aspects, which stimulates the discussion on the theme, especially with recent changes in education and health policies and because it is considered a current theme that has its place of importance in the discussion of nursing professionalization. The present study aimed to characterize mental health education in undergraduate nursing in a capital of northeastern Brazil. This is a descriptive-exploratory study, using the qualitative approach and anchored in Edgar Morin\'s Complex Thinking. The study was conducted with six institutions from a capital of northeastern Brazil between July 2020 and May 2021. The technique of triangulation of the data was used, through institutional documents, interviews with teachers and students, as also the Content Analysis proposed by Bardin as a methodological basis of analysis in all the material produced. The analysis of the findings found that the proposal of mental health training in course projects is unclear; the curricular structure has a difference in workload, offer of practices in services and number of teachers between institutions; theoretical formation is based on theoretical-philosophical foundations in the construction of disciplines, with several contents addressed and different methodological strategies and teaching resources; practical-experiential training takes place primarily in Psychosocial Care Centers, but other services are also used; and complementary training takes place through extension and research projects. This study reveals that mental health education in undergraduate nursing has characteristics that are interrelated with the principles of the Complexity Paradigm, showing a process that is still poorly understood, although it is constantly changing.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Ronildo Alves dosSilva, John Victor dos Santos2022-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-18082022-104245/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-29T15:20:14Zoai:teses.usp.br:tde-18082022-104245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-29T15:20:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital brasileira: uma análise na perspectiva do pensamento complexo de Edgar Morin
Characterization of mental health education in undergraduate nursing in a Brazilian capital: an analysis from the perspective of Edgar Morin\'s complex thinking
title Caracterização da formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital brasileira: uma análise na perspectiva do pensamento complexo de Edgar Morin
spellingShingle Caracterização da formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital brasileira: uma análise na perspectiva do pensamento complexo de Edgar Morin
Silva, John Victor dos Santos
Educação em enfermagem
Educação superior
Enfermagem psiquiátrica
Ensino
Higher education
Mental health
Nursing
Psychiatric nursing
Saúde mental
Teaching
title_short Caracterização da formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital brasileira: uma análise na perspectiva do pensamento complexo de Edgar Morin
title_full Caracterização da formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital brasileira: uma análise na perspectiva do pensamento complexo de Edgar Morin
title_fullStr Caracterização da formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital brasileira: uma análise na perspectiva do pensamento complexo de Edgar Morin
title_full_unstemmed Caracterização da formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital brasileira: uma análise na perspectiva do pensamento complexo de Edgar Morin
title_sort Caracterização da formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital brasileira: uma análise na perspectiva do pensamento complexo de Edgar Morin
author Silva, John Victor dos Santos
author_facet Silva, John Victor dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ronildo Alves dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, John Victor dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação superior
Enfermagem psiquiátrica
Ensino
Higher education
Mental health
Nursing
Psychiatric nursing
Saúde mental
Teaching
topic Educação em enfermagem
Educação superior
Enfermagem psiquiátrica
Ensino
Higher education
Mental health
Nursing
Psychiatric nursing
Saúde mental
Teaching
description A formação do enfermeiro para atuar no campo da saúde mental é considerada um processo histórico, dinâmico, complexo e está relacionada a diferentes aspectos, o que estimula a discussão sobre a temática, principalmente com as recentes mudanças nas políticas de educação e de saúde e por se considerar uma temática atual e que tem seu lugar de importância na discussão da profissionalização da enfermagem. O presente trabalho teve como objetivo geral caracterizar a formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital do Nordeste brasileiro. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com utilização da abordagem qualitativa e ancorado no Pensamento Complexo de Edgar Morin. O estudo foi realizado com seis instituições de uma capital do Nordeste brasileiro entre os meses de julho de 2020 e maio de 2021. Foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, por meio dos documentos institucionais, entrevistas com docentes e estudantes e aplicada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin como fundamentação metodológica de análise em todo o material produzido. A análise dos achados encontrou que a proposta da formação em saúde mental nos projetos dos cursos não está clara; a estrutura curricular possui diferença de carga horária, oferta de práticas em serviços e número de docentes entre as instituições; a formação teórica é norteada por fundamentos teórico-filosóficos na construção das disciplinas, com diversos conteúdos abordados e diferentes estratégias metodológicas e recursos didáticos; a formação prático-vivencial acontece prioritariamente em Centros de Atenção Psicossocial, mas também são utilizados outros serviços; a formação complementar acontece por meio de projetos de extensão e pesquisa. Esse estudo revela que a formação em saúde mental na graduação em enfermagem possui caraterísticas que se interrelacionam com os princípios do Paradigma da Complexidade, mostrando-se um processo que está ainda é pouco compreendido, mas que está em constante transformação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-18082022-104245/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-18082022-104245/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257108784873472