Avaliação da aplicabilidade da classificação LTS (Level of Traffic Stress) para uma cidade média brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Murilo Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-15102021-104940/
Resumo: Com foco no desafio de minimizar o nível de estresse ao qual ciclistas se expõem ao pedalar, este estudo tem por objetivo avaliar a aplicabilidade de um reconhecido índice para classificar vias quanto ao estresse para o modo cicloviário, o Level of Traffic Stress (LTS), em uma cidade média brasileira. Para tanto, medidas fisiológicas do estresse de quinze ciclistas, registradas enquanto pedalavam por vias com diferentes características na cidade de São Carlos - SP, foram utilizadas para criar uma escala, o Index of Physiological Stress - IPS, que foi comparada ao LTS. Além disso, a aplicação da técnica de Florestas Aleatórias com dados obtidos a partir de gravações em vídeo, registradas durante as viagens, permitiu identificar os principais causadores de estresse, e assim incorporá-los à classificação LTS de forma a melhorar sua adequação para representar situações reais. Os resultados permitem concluir que é possível aprimorar a classificação LTS, aproximando-a da situação real de estresse dos ciclistas, utilizando dois indicadores que podem ser facilmente levantados: aclive e presença de rotatórias. Estes fatores são particularmente interessantes em casos em que variáveis, como o volume de tráfego e estudos de escolha modal utilizados em algumas escalas, não podem ser obtidas facilmente.
id USP_a47ae45750cf68803be45bb64c39640f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15102021-104940
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação da aplicabilidade da classificação LTS (Level of Traffic Stress) para uma cidade média brasileiraAssessing the applicability of the LTS (Level of Traffic Stress) classification to a Brazilian medium-sized cityBicycle transportationEstresse fisiológicoMobilidade urbanaNível de estressePhysiological stressStress levelTransporte cicloviárioUrban mobilityCom foco no desafio de minimizar o nível de estresse ao qual ciclistas se expõem ao pedalar, este estudo tem por objetivo avaliar a aplicabilidade de um reconhecido índice para classificar vias quanto ao estresse para o modo cicloviário, o Level of Traffic Stress (LTS), em uma cidade média brasileira. Para tanto, medidas fisiológicas do estresse de quinze ciclistas, registradas enquanto pedalavam por vias com diferentes características na cidade de São Carlos - SP, foram utilizadas para criar uma escala, o Index of Physiological Stress - IPS, que foi comparada ao LTS. Além disso, a aplicação da técnica de Florestas Aleatórias com dados obtidos a partir de gravações em vídeo, registradas durante as viagens, permitiu identificar os principais causadores de estresse, e assim incorporá-los à classificação LTS de forma a melhorar sua adequação para representar situações reais. Os resultados permitem concluir que é possível aprimorar a classificação LTS, aproximando-a da situação real de estresse dos ciclistas, utilizando dois indicadores que podem ser facilmente levantados: aclive e presença de rotatórias. Estes fatores são particularmente interessantes em casos em que variáveis, como o volume de tráfego e estudos de escolha modal utilizados em algumas escalas, não podem ser obtidas facilmente.Focusing on the challenge of minimizing the level of stress to which cyclists are exposed when cycling, the objective of this study is to assess the applicability of an important index to classify roads in terms of stress for cycling, the Level of Traffic Stress (LTS), to a medium-sized Brazilian city. For this purpose, physiological measures of stress of fifteen cyclists, recorded while cycling in roads with different characteristics in the city of São Carlos - SP were used to create a scale, the Index of Physiological Stress - IPS. The studied segments were then classified with the IPS and the results compared with the results of the LTS classification. In addition, applying the Random Forests technique using variables identified with video recordings collected during the trips allowed us to identify relevant causes of stress, and thus incorporate them into the LTS classification to improve their suitability to represent real-life situations. The results showed that the LTS classification can be improved, bringing it closer to the actual stress experienced by cyclists, by simply adding two factors: uphill grades and the presence of roundabouts. These indicators are particularly interesting in cases in which variables, such as traffic volume and modal choice studies, used in other indexes, cannot be easily obtained.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Antonio Nelson Rodrigues daRodrigues, Murilo Ribeiro2021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-15102021-104940/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-15102021-104940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aplicabilidade da classificação LTS (Level of Traffic Stress) para uma cidade média brasileira
Assessing the applicability of the LTS (Level of Traffic Stress) classification to a Brazilian medium-sized city
title Avaliação da aplicabilidade da classificação LTS (Level of Traffic Stress) para uma cidade média brasileira
spellingShingle Avaliação da aplicabilidade da classificação LTS (Level of Traffic Stress) para uma cidade média brasileira
Rodrigues, Murilo Ribeiro
Bicycle transportation
Estresse fisiológico
Mobilidade urbana
Nível de estresse
Physiological stress
Stress level
Transporte cicloviário
Urban mobility
title_short Avaliação da aplicabilidade da classificação LTS (Level of Traffic Stress) para uma cidade média brasileira
title_full Avaliação da aplicabilidade da classificação LTS (Level of Traffic Stress) para uma cidade média brasileira
title_fullStr Avaliação da aplicabilidade da classificação LTS (Level of Traffic Stress) para uma cidade média brasileira
title_full_unstemmed Avaliação da aplicabilidade da classificação LTS (Level of Traffic Stress) para uma cidade média brasileira
title_sort Avaliação da aplicabilidade da classificação LTS (Level of Traffic Stress) para uma cidade média brasileira
author Rodrigues, Murilo Ribeiro
author_facet Rodrigues, Murilo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Antonio Nelson Rodrigues da
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Murilo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Bicycle transportation
Estresse fisiológico
Mobilidade urbana
Nível de estresse
Physiological stress
Stress level
Transporte cicloviário
Urban mobility
topic Bicycle transportation
Estresse fisiológico
Mobilidade urbana
Nível de estresse
Physiological stress
Stress level
Transporte cicloviário
Urban mobility
description Com foco no desafio de minimizar o nível de estresse ao qual ciclistas se expõem ao pedalar, este estudo tem por objetivo avaliar a aplicabilidade de um reconhecido índice para classificar vias quanto ao estresse para o modo cicloviário, o Level of Traffic Stress (LTS), em uma cidade média brasileira. Para tanto, medidas fisiológicas do estresse de quinze ciclistas, registradas enquanto pedalavam por vias com diferentes características na cidade de São Carlos - SP, foram utilizadas para criar uma escala, o Index of Physiological Stress - IPS, que foi comparada ao LTS. Além disso, a aplicação da técnica de Florestas Aleatórias com dados obtidos a partir de gravações em vídeo, registradas durante as viagens, permitiu identificar os principais causadores de estresse, e assim incorporá-los à classificação LTS de forma a melhorar sua adequação para representar situações reais. Os resultados permitem concluir que é possível aprimorar a classificação LTS, aproximando-a da situação real de estresse dos ciclistas, utilizando dois indicadores que podem ser facilmente levantados: aclive e presença de rotatórias. Estes fatores são particularmente interessantes em casos em que variáveis, como o volume de tráfego e estudos de escolha modal utilizados em algumas escalas, não podem ser obtidas facilmente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-15102021-104940/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-15102021-104940/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256511013715968