A biblioteca de João Penteado e a circulação de saberes educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parra, Lucia Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-23102023-162924/
Resumo: Este trabalho trata do antigo acervo da Biblioteca do educador libertário João de Camargo Penteado (1877-1965), aqui analisado a partir dos acervos presentes atualmente no Centro de Memória da Educação da USP e da Unidade Especial de Informação e Memória da UFSCar. João Penteado foi diretor da Escola Moderna n.1, fundada em 1912 e fechada em 1919, pela Diretoria de Instrução Pública de São Paulo. A Escola Moderna n. 1 de São Paulo, inspirava-se, principalmente, na Escola Moderna de Barcelona, fundada por Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909), adotando o ensino racionalista. Após o fechamento da Escola Moderna n. 1, de São Paulo, João Penteado abriu outras escolas: Escola Nova (1920-1923), Academia de Comércio Saldanha Marinho (1924-1943), Escola Técnica de Comércio Saldanha Marinho (1944-1947) e Ginásio e Escola Técnica Saldanha Marinho (1948-1961). Estas escolas, embora não fossem libertárias, adotaram algumas das práticas da Escola Moderna, como a publicação do jornal O Início, redigido pelos alunos. A biblioteca escolar, formada na Escola Moderna n.1, também continuou sendo usada por professores e alunos das demais instituições escolares. Em 1924, o Grêmio Escolar Euclides da Cunha, formado por alunos da Academia de Comércio Saldanha Marinho passou a organizar a biblioteca escolar, em um exercício de autogestão, prática valorizada pelos anarquistas. O acervo da biblioteca escolar, se confundia com os livros pessoais de João Penteado que fez inúmeras doações à biblioteca de suas escolas. A pesquisa identificou os principais autores, temáticas e idiomas dos livros do acervo. A biblioteca era composta por uma parcela considerável de livros didáticos, voltados para o ensino ministrado nas escolas, mas também por obras literárias e livros das mais diversas temáticas como anarquismo, naturalismo e espiritualismo. Alguns dos autores mais presentes no acervo são Leon Tolstoi (1828-1910), Fialho de Almeida (1857-1911), Maria Lacerda de Moura (1887-1945) e Afonso Schmidt (1890-1964). Alguns dos títulos do acervo foram considerados subversivos, como podemos constatar em listas de livros apreendidos pelo DEOPS de São Paulo. João Penteado, ao longo de sua vida, continuou publicando na imprensa anarquista e atuante no Centro de Cultura Social.
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spelling A biblioteca de João Penteado e a circulação de saberes educacionaisJoão Penteado \'s library and the circulation of the educational knowledgeAnarchismAnarquismoBibliotecasEducaçãoEducationHistória da Educação.History of EducationJoão de Camargo Penteado (1877-1965)João de Camargo Penteado (1877-1965)LibrariesEste trabalho trata do antigo acervo da Biblioteca do educador libertário João de Camargo Penteado (1877-1965), aqui analisado a partir dos acervos presentes atualmente no Centro de Memória da Educação da USP e da Unidade Especial de Informação e Memória da UFSCar. João Penteado foi diretor da Escola Moderna n.1, fundada em 1912 e fechada em 1919, pela Diretoria de Instrução Pública de São Paulo. A Escola Moderna n. 1 de São Paulo, inspirava-se, principalmente, na Escola Moderna de Barcelona, fundada por Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909), adotando o ensino racionalista. Após o fechamento da Escola Moderna n. 1, de São Paulo, João Penteado abriu outras escolas: Escola Nova (1920-1923), Academia de Comércio Saldanha Marinho (1924-1943), Escola Técnica de Comércio Saldanha Marinho (1944-1947) e Ginásio e Escola Técnica Saldanha Marinho (1948-1961). Estas escolas, embora não fossem libertárias, adotaram algumas das práticas da Escola Moderna, como a publicação do jornal O Início, redigido pelos alunos. A biblioteca escolar, formada na Escola Moderna n.1, também continuou sendo usada por professores e alunos das demais instituições escolares. Em 1924, o Grêmio Escolar Euclides da Cunha, formado por alunos da Academia de Comércio Saldanha Marinho passou a organizar a biblioteca escolar, em um exercício de autogestão, prática valorizada pelos anarquistas. O acervo da biblioteca escolar, se confundia com os livros pessoais de João Penteado que fez inúmeras doações à biblioteca de suas escolas. A pesquisa identificou os principais autores, temáticas e idiomas dos livros do acervo. A biblioteca era composta por uma parcela considerável de livros didáticos, voltados para o ensino ministrado nas escolas, mas também por obras literárias e livros das mais diversas temáticas como anarquismo, naturalismo e espiritualismo. Alguns dos autores mais presentes no acervo são Leon Tolstoi (1828-1910), Fialho de Almeida (1857-1911), Maria Lacerda de Moura (1887-1945) e Afonso Schmidt (1890-1964). Alguns dos títulos do acervo foram considerados subversivos, como podemos constatar em listas de livros apreendidos pelo DEOPS de São Paulo. João Penteado, ao longo de sua vida, continuou publicando na imprensa anarquista e atuante no Centro de Cultura Social.This work deals with the former collection of the Library of the anarchist educator João de Camargo Penteado (1877-1965), analyzed here based on the collections currently present at the USP Education Memory Center and the Special Information and Memory Unit at UFSCar. João Penteado was director of Escola Moderna n.1 in São Paulo, founded in 1912 and closed in 1919, by the Directorate of Public Instruction of São Paulo. The Modern School n. 1 in São Paulo, was mainly inspired by the Modern School of Barcelona, founded by Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909), adopting rationalist teaching. After the closure of Escola Moderna no. 1, in São Paulo, João Penteado opened other schools: Escola Nova (1920-1923), Academia de Comércio Saldanha Marinho (1924-1943), Escola Técnica de Comércio Saldanha Marinho (1944-1947) and Ginásio e Escola Técnica Saldanha Marinho (1948-1961). These schools, although not libertarian, adopted some of the practices of the Modern School, such as the publication of the newspaper O Início, written by the students. The school library, formed at The Modern School n. 1, also continues to be used by teachers and students from other school institutions. In 1924, the Grêmio Escolar Euclides da Cunha, formed by students from the Academia de Comércio Saldanha Marinho, began to organize a school library, in an exercise of self-management, a practice valued by anarchists. The school library\'s collection is intertwined with João Penteado\'s personal books, which made numerous donations to his schools\' libraries. The research includes the main authors, themes and languages of the books in the collection. The library was made up of textbooks, aimed at teaching in schools, but also of literary works and books on the most diverse themes such as anarchism, naturalism and spiritualism. Some of the most present authors in the collection are Leon Tolstoy (1828-1910), Fialho de Almeida (1857-1911), Maria Lacerda de Moura (1887-1945) and Afonso Schmidt (1890-1964). Some of the titles in the collection were considered subversive, as we can see in lists of books seized by the DEOPS in São Paulo. João Penteado, throughout his life, continued publishing in the anarchist press and was active at the Centro de Cultura Social.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchapochnik, NelsonParra, Lucia Silva2023-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-23102023-162924/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-30T20:31:03Zoai:teses.usp.br:tde-23102023-162924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-30T20:31:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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