Novos modelos de cooperação para a prestação de serviços públicos com base em TI: o portal de compras do governo federal do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sáfadi, Cristina Maria Queixa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04092023-110920/
Resumo: O grande desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, que hoje se manifesta na popularização da internet e na criação de modelos próprios de negócio, deu origem a uma nova forma de organização social. Neste contexto, os problemas sociais e organizacionais tomam tal magnitude que sobrepujam a capacidade de organizações isoladas lidarem com eles. Na busca de soluções para as atuais e complexas demandas impostas aos governos, as fronteiras entre a iniciativa privada e o setor público, antes tão claras, estão obscurecendo por causa da numerosa e crescente presença de parcerias intersetoriais. Esta pesquisa, qualitativa e de abordagem interpretivista, investiga a formação de parceria público-privado e analisa as implicações dos aspectos de governança neste processo. Consiste de um estudo de caso único: o portal de compras do Governo Federal Brasileiro. Os dados do estudo foram recolhidos com entrevistas com representantes dos colaboradores, documentos relativos ao arranjo, e informações recolhidas no próprio site www.comprasnet.gov.br. Os resultados desta análise evidenciam as características particulares das parcerias intersetoriais, e permite traçar um mapa que relaciona as fases do projeto de cooperação e as implicações do modelo de governança adotado.
id USP_abf1823a35d065116ae5d5c948a69ac3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04092023-110920
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Novos modelos de cooperação para a prestação de serviços públicos com base em TI: o portal de compras do governo federal do BrasilNew cooperation models for the provision of IT-based public services: the Brazilian federal government procurement portalAdministração públicaInformation technologyPublic administrationPublic servicesServiços públicosTecnologia da informaçãoO grande desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, que hoje se manifesta na popularização da internet e na criação de modelos próprios de negócio, deu origem a uma nova forma de organização social. Neste contexto, os problemas sociais e organizacionais tomam tal magnitude que sobrepujam a capacidade de organizações isoladas lidarem com eles. Na busca de soluções para as atuais e complexas demandas impostas aos governos, as fronteiras entre a iniciativa privada e o setor público, antes tão claras, estão obscurecendo por causa da numerosa e crescente presença de parcerias intersetoriais. Esta pesquisa, qualitativa e de abordagem interpretivista, investiga a formação de parceria público-privado e analisa as implicações dos aspectos de governança neste processo. Consiste de um estudo de caso único: o portal de compras do Governo Federal Brasileiro. Os dados do estudo foram recolhidos com entrevistas com representantes dos colaboradores, documentos relativos ao arranjo, e informações recolhidas no próprio site www.comprasnet.gov.br. Os resultados desta análise evidenciam as características particulares das parcerias intersetoriais, e permite traçar um mapa que relaciona as fases do projeto de cooperação e as implicações do modelo de governança adotado.This paper studies, through a qualitative and interpretive approach, a public - private sector partnership analyzing its governance model implications. It is a single case study: the Brazilian Government Purchases - Portal COMPRASNET. Specifically, it highlights the unique aspects of the inter-sector partnerships and draws a relationship map for the governance model adopted in each phase of the cooperation project. The sources of information were interviews with key people in the participating organizations, legal documents related to the project and data gathered in the web site www.comprasnet.qov.br The great development of information and communication technologies, currently manifesting through the ubiquitous use of the internet and its unique business models, has originated a new form of social organization. Within this context, the social and corporate intricacies take a proportion that overwhelms the individual organizations capacity of dealing with them. In the quest for solutions for the complex demands imposed over governments, the once so clear frontiers of the public and private sectors are now shallower because of the high and growing number of inter-sector partnerships.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPReinhard, NicolauSáfadi, Cristina Maria Queixa2003-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04092023-110920/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-04T14:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-04092023-110920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-04T14:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos modelos de cooperação para a prestação de serviços públicos com base em TI: o portal de compras do governo federal do Brasil
New cooperation models for the provision of IT-based public services: the Brazilian federal government procurement portal
title Novos modelos de cooperação para a prestação de serviços públicos com base em TI: o portal de compras do governo federal do Brasil
spellingShingle Novos modelos de cooperação para a prestação de serviços públicos com base em TI: o portal de compras do governo federal do Brasil
Sáfadi, Cristina Maria Queixa
Administração pública
Information technology
Public administration
Public services
Serviços públicos
Tecnologia da informação
title_short Novos modelos de cooperação para a prestação de serviços públicos com base em TI: o portal de compras do governo federal do Brasil
title_full Novos modelos de cooperação para a prestação de serviços públicos com base em TI: o portal de compras do governo federal do Brasil
title_fullStr Novos modelos de cooperação para a prestação de serviços públicos com base em TI: o portal de compras do governo federal do Brasil
title_full_unstemmed Novos modelos de cooperação para a prestação de serviços públicos com base em TI: o portal de compras do governo federal do Brasil
title_sort Novos modelos de cooperação para a prestação de serviços públicos com base em TI: o portal de compras do governo federal do Brasil
author Sáfadi, Cristina Maria Queixa
author_facet Sáfadi, Cristina Maria Queixa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reinhard, Nicolau
dc.contributor.author.fl_str_mv Sáfadi, Cristina Maria Queixa
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Information technology
Public administration
Public services
Serviços públicos
Tecnologia da informação
topic Administração pública
Information technology
Public administration
Public services
Serviços públicos
Tecnologia da informação
description O grande desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, que hoje se manifesta na popularização da internet e na criação de modelos próprios de negócio, deu origem a uma nova forma de organização social. Neste contexto, os problemas sociais e organizacionais tomam tal magnitude que sobrepujam a capacidade de organizações isoladas lidarem com eles. Na busca de soluções para as atuais e complexas demandas impostas aos governos, as fronteiras entre a iniciativa privada e o setor público, antes tão claras, estão obscurecendo por causa da numerosa e crescente presença de parcerias intersetoriais. Esta pesquisa, qualitativa e de abordagem interpretivista, investiga a formação de parceria público-privado e analisa as implicações dos aspectos de governança neste processo. Consiste de um estudo de caso único: o portal de compras do Governo Federal Brasileiro. Os dados do estudo foram recolhidos com entrevistas com representantes dos colaboradores, documentos relativos ao arranjo, e informações recolhidas no próprio site www.comprasnet.gov.br. Os resultados desta análise evidenciam as características particulares das parcerias intersetoriais, e permite traçar um mapa que relaciona as fases do projeto de cooperação e as implicações do modelo de governança adotado.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04092023-110920/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04092023-110920/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256670973984768