Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Visnadi, Marcela
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/
Resumo: Esta dissertação surge do desejo de compartilhar descobertas e explorar as potencialidades da Etnomatemática como recurso pedagógico. O objetivo principal é criar um material de suporte para professores, visando explorar as diversas aplicações das Etnomatemáticas em sala de aula. Ao longo desta dissertação, contextualizamos a Etnomatemática à luz de diversos teóricos, tais como Ubiratan DAmbrosio, Marcia Ascher, Paulus Gerdes, Eduardo Sebastiani, Gelsa Knijnik e Bill Barton. Trazemos possibilidades para a Etnomatemática em sala de aula, analisando aspectos nos quais ela pode ser relevante para além do ensino dos conteúdos, tais como transdisciplinaridade e o respeito à diversidade cultural. Por fim, propomos uma reflexão sobre a continuidade dos estudos e maneiras de contribuir para a produção de conhecimento nessa área dinâmica.
id USP_b7442faefadee1631d0d1b5c510fa672
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03042024-075705
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aulaAn invitation to the possibilities of Ethnomathematics in the classroomAtividades pedagógicasConversasConversationsEthnomathematicsEtnomatemáticaPedagogical activitiesEsta dissertação surge do desejo de compartilhar descobertas e explorar as potencialidades da Etnomatemática como recurso pedagógico. O objetivo principal é criar um material de suporte para professores, visando explorar as diversas aplicações das Etnomatemáticas em sala de aula. Ao longo desta dissertação, contextualizamos a Etnomatemática à luz de diversos teóricos, tais como Ubiratan DAmbrosio, Marcia Ascher, Paulus Gerdes, Eduardo Sebastiani, Gelsa Knijnik e Bill Barton. Trazemos possibilidades para a Etnomatemática em sala de aula, analisando aspectos nos quais ela pode ser relevante para além do ensino dos conteúdos, tais como transdisciplinaridade e o respeito à diversidade cultural. Por fim, propomos uma reflexão sobre a continuidade dos estudos e maneiras de contribuir para a produção de conhecimento nessa área dinâmica.This dissertation arises from the desire to share discoveries and explore the potential of Ethnomathematics as a pedagogical resource. The main objective is to create support material for teachers, aiming to explore the various applications of Ethnomathematics in the classroom. Throughout this dissertation, we contextualize Ethnomathematics in the light of various theorists, such as Ubiratan DAmbrosio, Marcia Ascher, Paulus Gerdes, Eduardo Sebastiani, Gelsa Knijnik, and Bill Barton. We bring possibilities for Ethnomathematics in the classroom, analyzing aspects in which it can be relevant beyond the teaching of content, such as transdisciplinarity and respect for cultural diversity. Finally, we propose a reflection on the continuity of studies and ways to contribute to the production of knowledge in this dynamic areaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPValle, Júlio César Augusto doVisnadi, Marcela2024-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T19:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-03042024-075705Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T19:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula
An invitation to the possibilities of Ethnomathematics in the classroom
title Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula
spellingShingle Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula
Visnadi, Marcela
Atividades pedagógicas
Conversas
Conversations
Ethnomathematics
Etnomatemática
Pedagogical activities
title_short Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula
title_full Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula
title_fullStr Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula
title_full_unstemmed Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula
title_sort Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula
author Visnadi, Marcela
author_facet Visnadi, Marcela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valle, Júlio César Augusto do
dc.contributor.author.fl_str_mv Visnadi, Marcela
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades pedagógicas
Conversas
Conversations
Ethnomathematics
Etnomatemática
Pedagogical activities
topic Atividades pedagógicas
Conversas
Conversations
Ethnomathematics
Etnomatemática
Pedagogical activities
description Esta dissertação surge do desejo de compartilhar descobertas e explorar as potencialidades da Etnomatemática como recurso pedagógico. O objetivo principal é criar um material de suporte para professores, visando explorar as diversas aplicações das Etnomatemáticas em sala de aula. Ao longo desta dissertação, contextualizamos a Etnomatemática à luz de diversos teóricos, tais como Ubiratan DAmbrosio, Marcia Ascher, Paulus Gerdes, Eduardo Sebastiani, Gelsa Knijnik e Bill Barton. Trazemos possibilidades para a Etnomatemática em sala de aula, analisando aspectos nos quais ela pode ser relevante para além do ensino dos conteúdos, tais como transdisciplinaridade e o respeito à diversidade cultural. Por fim, propomos uma reflexão sobre a continuidade dos estudos e maneiras de contribuir para a produção de conhecimento nessa área dinâmica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090332464250880