Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/ |
Resumo: | Esta dissertação surge do desejo de compartilhar descobertas e explorar as potencialidades da Etnomatemática como recurso pedagógico. O objetivo principal é criar um material de suporte para professores, visando explorar as diversas aplicações das Etnomatemáticas em sala de aula. Ao longo desta dissertação, contextualizamos a Etnomatemática à luz de diversos teóricos, tais como Ubiratan DAmbrosio, Marcia Ascher, Paulus Gerdes, Eduardo Sebastiani, Gelsa Knijnik e Bill Barton. Trazemos possibilidades para a Etnomatemática em sala de aula, analisando aspectos nos quais ela pode ser relevante para além do ensino dos conteúdos, tais como transdisciplinaridade e o respeito à diversidade cultural. Por fim, propomos uma reflexão sobre a continuidade dos estudos e maneiras de contribuir para a produção de conhecimento nessa área dinâmica. |
id |
USP_b7442faefadee1631d0d1b5c510fa672 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-03042024-075705 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aulaAn invitation to the possibilities of Ethnomathematics in the classroomAtividades pedagógicasConversasConversationsEthnomathematicsEtnomatemáticaPedagogical activitiesEsta dissertação surge do desejo de compartilhar descobertas e explorar as potencialidades da Etnomatemática como recurso pedagógico. O objetivo principal é criar um material de suporte para professores, visando explorar as diversas aplicações das Etnomatemáticas em sala de aula. Ao longo desta dissertação, contextualizamos a Etnomatemática à luz de diversos teóricos, tais como Ubiratan DAmbrosio, Marcia Ascher, Paulus Gerdes, Eduardo Sebastiani, Gelsa Knijnik e Bill Barton. Trazemos possibilidades para a Etnomatemática em sala de aula, analisando aspectos nos quais ela pode ser relevante para além do ensino dos conteúdos, tais como transdisciplinaridade e o respeito à diversidade cultural. Por fim, propomos uma reflexão sobre a continuidade dos estudos e maneiras de contribuir para a produção de conhecimento nessa área dinâmica.This dissertation arises from the desire to share discoveries and explore the potential of Ethnomathematics as a pedagogical resource. The main objective is to create support material for teachers, aiming to explore the various applications of Ethnomathematics in the classroom. Throughout this dissertation, we contextualize Ethnomathematics in the light of various theorists, such as Ubiratan DAmbrosio, Marcia Ascher, Paulus Gerdes, Eduardo Sebastiani, Gelsa Knijnik, and Bill Barton. We bring possibilities for Ethnomathematics in the classroom, analyzing aspects in which it can be relevant beyond the teaching of content, such as transdisciplinarity and respect for cultural diversity. Finally, we propose a reflection on the continuity of studies and ways to contribute to the production of knowledge in this dynamic areaBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPValle, Júlio César Augusto doVisnadi, Marcela2024-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T19:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-03042024-075705Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T19:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula An invitation to the possibilities of Ethnomathematics in the classroom |
title |
Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula |
spellingShingle |
Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula Visnadi, Marcela Atividades pedagógicas Conversas Conversations Ethnomathematics Etnomatemática Pedagogical activities |
title_short |
Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula |
title_full |
Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula |
title_fullStr |
Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula |
title_sort |
Um convite às possibilidades da Etnomatemática em sala de aula |
author |
Visnadi, Marcela |
author_facet |
Visnadi, Marcela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valle, Júlio César Augusto do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Visnadi, Marcela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades pedagógicas Conversas Conversations Ethnomathematics Etnomatemática Pedagogical activities |
topic |
Atividades pedagógicas Conversas Conversations Ethnomathematics Etnomatemática Pedagogical activities |
description |
Esta dissertação surge do desejo de compartilhar descobertas e explorar as potencialidades da Etnomatemática como recurso pedagógico. O objetivo principal é criar um material de suporte para professores, visando explorar as diversas aplicações das Etnomatemáticas em sala de aula. Ao longo desta dissertação, contextualizamos a Etnomatemática à luz de diversos teóricos, tais como Ubiratan DAmbrosio, Marcia Ascher, Paulus Gerdes, Eduardo Sebastiani, Gelsa Knijnik e Bill Barton. Trazemos possibilidades para a Etnomatemática em sala de aula, analisando aspectos nos quais ela pode ser relevante para além do ensino dos conteúdos, tais como transdisciplinaridade e o respeito à diversidade cultural. Por fim, propomos uma reflexão sobre a continuidade dos estudos e maneiras de contribuir para a produção de conhecimento nessa área dinâmica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-03042024-075705/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090332464250880 |