O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sarah Passos Vieira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09022021-161735/
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender o valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey. Para alcançar essa meta, são analisados os textos de sua autoria publicados pela Southern Illinois University at Carbondale, EUA, disponível em versão eletrônica on line na plataforma Intelex Past Masters, organizados em três séries cronológicas: The Early Works (1882-1888, contendo 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, em 15 volumes) e The Later Works (1925-1953, composta por 17 volumes), além de um volume suplementar com escritos de cronologia variada (1884-1951). Os dois primeiros capítulos do trabalho analisam, respectivamente, a frequência da expressão \"history of philosophy\" e a relevância do tema \"história da filosofia\" nos referidos textos, e o terceiro capítulo relaciona esses dados com as proposições educacionais deweyanas. Essa discussão revela que o valor da história da filosofia na obra de Dewey reside no valor por ele atribuído à própria história, mais precisamente a uma concepção do tempo histórico identificada com a sofística, o que, por sua vez, caracteriza o discurso educacional deweyano como associado à tradição retórica, bem como à pedagogia retórica.
id USP_bd0218f1c4c83b55c2c7349f8afe19e8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09022021-161735
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O valor educacional da história da filosofia na obra de John DeweyThe educational value of the history of philosophy in John Dewey\'s workHistória da filosofiaHistory of philosophyJohn DeweyJohn DeweyRetóricaRhetoricO objetivo deste trabalho é compreender o valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey. Para alcançar essa meta, são analisados os textos de sua autoria publicados pela Southern Illinois University at Carbondale, EUA, disponível em versão eletrônica on line na plataforma Intelex Past Masters, organizados em três séries cronológicas: The Early Works (1882-1888, contendo 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, em 15 volumes) e The Later Works (1925-1953, composta por 17 volumes), além de um volume suplementar com escritos de cronologia variada (1884-1951). Os dois primeiros capítulos do trabalho analisam, respectivamente, a frequência da expressão \"history of philosophy\" e a relevância do tema \"história da filosofia\" nos referidos textos, e o terceiro capítulo relaciona esses dados com as proposições educacionais deweyanas. Essa discussão revela que o valor da história da filosofia na obra de Dewey reside no valor por ele atribuído à própria história, mais precisamente a uma concepção do tempo histórico identificada com a sofística, o que, por sua vez, caracteriza o discurso educacional deweyano como associado à tradição retórica, bem como à pedagogia retórica.The purpose of this work is to understand the educational value of the history of philosophy in John Dewey\'s work. To obtain this goal, the texts of his authorship are analyzed, edited by Southern Illinois University in Carbondale, USA, available by Intelex Past Masters, organized in three chronological sessions: The Early Works (1882-1888, 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, 15 volumes) and The Later Works (1925-1953, 17 volumes), plus an additional volume with writings of varied chronology (1884-1951). The first two chapters of the work analyze, respectively, the frequency of the expression \"history of philosophy\" and the meaning of history of philosophy in the texts, and the third chapter related them to Deweyan educational propositions. This study presents that the value of the history of philosophy in Dewey\'s work is the value attributed by him to history itself, more precisely, a conception of historical time identified with sophistry, which, in turn, characterizes Deweyan educational discourse as associated with the rhetorical tradition as well as rhetorical pedagogy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCunha, Marcus Vinicius daCosta, Sarah Passos Vieira da2019-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09022021-161735/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-22T22:16:03Zoai:teses.usp.br:tde-09022021-161735Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-22T22:16:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
The educational value of the history of philosophy in John Dewey\'s work
title O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
spellingShingle O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
Costa, Sarah Passos Vieira da
História da filosofia
History of philosophy
John Dewey
John Dewey
Retórica
Rhetoric
title_short O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
title_full O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
title_fullStr O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
title_full_unstemmed O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
title_sort O valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey
author Costa, Sarah Passos Vieira da
author_facet Costa, Sarah Passos Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Marcus Vinicius da
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sarah Passos Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv História da filosofia
History of philosophy
John Dewey
John Dewey
Retórica
Rhetoric
topic História da filosofia
History of philosophy
John Dewey
John Dewey
Retórica
Rhetoric
description O objetivo deste trabalho é compreender o valor educacional da história da filosofia na obra de John Dewey. Para alcançar essa meta, são analisados os textos de sua autoria publicados pela Southern Illinois University at Carbondale, EUA, disponível em versão eletrônica on line na plataforma Intelex Past Masters, organizados em três séries cronológicas: The Early Works (1882-1888, contendo 5 volumes), The Middle Works (1889-1924, em 15 volumes) e The Later Works (1925-1953, composta por 17 volumes), além de um volume suplementar com escritos de cronologia variada (1884-1951). Os dois primeiros capítulos do trabalho analisam, respectivamente, a frequência da expressão \"history of philosophy\" e a relevância do tema \"história da filosofia\" nos referidos textos, e o terceiro capítulo relaciona esses dados com as proposições educacionais deweyanas. Essa discussão revela que o valor da história da filosofia na obra de Dewey reside no valor por ele atribuído à própria história, mais precisamente a uma concepção do tempo histórico identificada com a sofística, o que, por sua vez, caracteriza o discurso educacional deweyano como associado à tradição retórica, bem como à pedagogia retórica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09022021-161735/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-09022021-161735/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090538913136640