As avaliações externas e as possibilidades de diálogo com os professores de Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-173038/ |
Resumo: | A avaliação deve estar a serviço da aprendizagem; porém, não basta o aumento no desempenho em avaliações externas sem uma aprendizagem efetiva. Nessa direção, também é preciso reconhecer que as atitudes dos professores em relação às avaliações externas são diferenciadas, dependendo do impacto que essas têm em seu cotidiano escolar. Com esses pressupostos, o objetivo dessa investigação é identificar espaços e possibilidades para estabelecer um diálogo com professores de Física em relação às avaliações externas, em uma perspectiva que reconheça e incentive sua autonomia e posicionamento ativo. Para o encaminhamento desta proposta, utilizamos uma metodologia teórica e analítica. Do ponto de vista teórico, inclui buscar articular três espaços de reflexão, todos eles com sólidos resultados estabelecidos em seus campos, tendo como elemento central a avaliação externa. Nesse sentido, investigam-se as interfaces Avaliação/Políticas Públicas, Avaliação/Currículo e Avaliação/Formação de professores. Ao mesmo tempo, no que tange à parte analítica, e de maneira específica e breve, o foco é dirigido ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), considerando-o como único instrumento avaliativo externo, que contempla a disciplina de Física no Estado de São Paulo. Em relação à primeira interface, observamos a complexidade em que se dão as ações de políticas, e as relações diretas e indiretas que recaem sobre o cotidiano escolar, particularmente sobre o professor de Física, além do pouco espaço que esta disciplina possui nas avaliações externas brasileiras. Em relação à segunda, foi possível identificar diferentes aproximações e distanciamentos que podem vir a ser discutidos, no que diz respeito a considerações sobre o currículo, após os resultados das avaliações. Além disso, foi importante perceber que, definitivamente, a avaliação pauta o currículo, ao ponto de não haver inversão nesta relação. Em relação à Avaliação/Formação de professores, constatou-se que dentre os cursos de licenciatura em Física analisados, poucos tratam da avaliação de maneira explícita, e muito menos da avaliação externa. Para identificar possíveis formas de diálogo com os professores, a análise do Enem permitiu sinalizar dimensões que se coadunam com diferentes perfis de atuação de professores. Diante desses resultados, propomos que o diálogo com os professores deve ocorrer, na medida em que se deseje uma autêntica apropriação daquilo que a avaliação externa pode oferecer, para aspectos das políticas públicas educacionais e o currículo, utilizando-se de questionamentos que favoreçam um conflito, em vista da construção de uma visão mais complexa e completa da avaliação externa e das potencialidades e limitações do professor. |
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As avaliações externas e as possibilidades de diálogo com os professores de FísicaExternal evaluations and possibilities for dialogue with physics teachersAvaliação externaCurrículoCurriculum; EnemEnemExternal evaluationFormação de ProfessoresPolíticas PúblicasPublic policyTeacher trainingA avaliação deve estar a serviço da aprendizagem; porém, não basta o aumento no desempenho em avaliações externas sem uma aprendizagem efetiva. Nessa direção, também é preciso reconhecer que as atitudes dos professores em relação às avaliações externas são diferenciadas, dependendo do impacto que essas têm em seu cotidiano escolar. Com esses pressupostos, o objetivo dessa investigação é identificar espaços e possibilidades para estabelecer um diálogo com professores de Física em relação às avaliações externas, em uma perspectiva que reconheça e incentive sua autonomia e posicionamento ativo. Para o encaminhamento desta proposta, utilizamos uma metodologia teórica e analítica. Do ponto de vista teórico, inclui buscar articular três espaços de reflexão, todos eles com sólidos resultados estabelecidos em seus campos, tendo como elemento central a avaliação externa. Nesse sentido, investigam-se as interfaces Avaliação/Políticas Públicas, Avaliação/Currículo e Avaliação/Formação de professores. Ao mesmo tempo, no que tange à parte analítica, e de maneira específica e breve, o foco é dirigido ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), considerando-o como único instrumento avaliativo externo, que contempla a disciplina de Física no Estado de São Paulo. Em relação à primeira interface, observamos a complexidade em que se dão as ações de políticas, e as relações diretas e indiretas que recaem sobre o cotidiano escolar, particularmente sobre o professor de Física, além do pouco espaço que esta disciplina possui nas avaliações externas brasileiras. Em relação à segunda, foi possível identificar diferentes aproximações e distanciamentos que podem vir a ser discutidos, no que diz respeito a considerações sobre o currículo, após os resultados das avaliações. Além disso, foi importante perceber que, definitivamente, a avaliação pauta o currículo, ao ponto de não haver inversão nesta relação. Em relação à Avaliação/Formação de professores, constatou-se que dentre os cursos de licenciatura em Física analisados, poucos tratam da avaliação de maneira explícita, e muito menos da avaliação externa. Para identificar possíveis formas de diálogo com os professores, a análise do Enem permitiu sinalizar dimensões que se coadunam com diferentes perfis de atuação de professores. Diante desses resultados, propomos que o diálogo com os professores deve ocorrer, na medida em que se deseje uma autêntica apropriação daquilo que a avaliação externa pode oferecer, para aspectos das políticas públicas educacionais e o currículo, utilizando-se de questionamentos que favoreçam um conflito, em vista da construção de uma visão mais complexa e completa da avaliação externa e das potencialidades e limitações do professor.Evaluation must be at service of learning process; however, increasing performance in external assessments without effective learning is not enough. In this regard, it is also necessary to recognize that teachers\' attitudes towards external evaluations are different, depending on their impact on their daily school life. With these assumptions, the purpose of this investigation is to identify spaces and possibilities to establish a dialogue with physics teachers regarding external evaluations, in a perspective that recognizes and encourages their autonomy and active positioning. To forward this proposal, we used a theoretical and an analytical methodology. From the theoretical point of view, we seek to articulate three spaces for reflection, all of them with solid results established in their fields, having as their central element the external evaluation. In this sense, we investigate the interfaces Evaluation/Public Policy, Evaluation/Curriculum and Evaluation/Teacher\"s formation. At the same time, with regard to the analytical part, and specifically and briefly, the focus is directed to the Enem (National High School Exam), considering it as the only evaluative instrument external that contemplates the discipline of Physics in the State of São Paulo. Regarding the first interface, we observed the complexity in which policy actions take place, as well as the direct and indirect relationships that fall on the school routine, particularly on the Physics teacher, and the little space that this discipline has in Brazilian external evaluations. About the second interface, it was possible to identify different attractions and deviations that may be discussed regarding curriculum considerations after the results of the evaluations. In addition, it was important to realize that the evaluation definitely guides the curriculum, to the point of no inversion in this relationship. Regarding Evaluation/Teacher\"s formation, it was found that among Physics teaching courses analyzed, few deal with assessment explicitly and even less with external evaluation. To identify possible forms of dialogue with teachers, Enem\'s analysis allowed us to point out dimensions that are in line with different teacher performance profiles. Given these results, we propose that the dialogue with teachers should take place since an authentic appropriation of what external evaluation can offer is desirable, for aspects of educational public policies and the curriculum, using questions that favor a conflict, seeking the construction of a more complex and complete view of the external evaluation and the potentialities and limitations of the teacher.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKawamura, Maria Regina DubeuxSilva, Fernando Augusto2020-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-16062020-173038/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-25T01:32:23Zoai:teses.usp.br:tde-16062020-173038Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-25T01:32:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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