En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Maria Pires
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-03122019-165730/
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar de que maneira o uso do aplicativo WhatsApp Messenger pode contribuir para o desenvolvimento de práticas interativas e colaborativas de uso da língua espanhola, levando-se em consideração a cultura escolar (MORAN, 2005; MORAN, 2012; KENSKI, 2007) presente no contexto de ensino regular. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa baseia-se nos estudos sobre interação (VYGOTSKY, 1998; MOORE; KEARSLEY, 2007), colaboração (PALLOFF; PRATT, 2002; KENSKI, 2003) e comunidades virtuais de aprendizagem (PALLOFF; PRATT, 2002; COLL; MONEREO, 2010), entre outros. Participaram desta pesquisa alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública municipal na cidade de São Caetano do Sul, região do ABC Paulista que, a partir de uma experiência de mobile-learning (TRAXLER, 2009) realizada em 2016, utilizaram a plataforma do aplicativo para desenvolver atividades diversas em espanhol. A metodologia de pesquisa se caracteriza como de uma pesquisa-ação (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2009), em que o professor-pesquisador reflete sobre sua própria prática ao mesmo tempo em que orienta o desenvolvimento da investigação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, diário reflexivo da professora-pesquisadora, diário de aprendizagem dos alunos e registros das interações construídas no ambiente virtual do aplicativo. A análise dos dados coletados nos permite reconhecer o potencial pedagógico do WhatsApp como extensão da sala de aula e como um espaço para a conformação de comunidades de aprendizagem.
id USP_bdd1d0764db4fe95f3e13e1c9b4b0c42
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03122019-165730
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino MédioEn la palma de la mano: el uso del WhatsApp como recurso interaccional en las clases de Español en la Enseñanza MediaAprendizagem colaborativaAprendizaje colaborativoEnseñanza-aprendizaje de españolEnsino-aprendizagem de espanholInteraçãoInteracciónWhatsApp MessengerWhatsApp MessengerO objetivo deste estudo é investigar de que maneira o uso do aplicativo WhatsApp Messenger pode contribuir para o desenvolvimento de práticas interativas e colaborativas de uso da língua espanhola, levando-se em consideração a cultura escolar (MORAN, 2005; MORAN, 2012; KENSKI, 2007) presente no contexto de ensino regular. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa baseia-se nos estudos sobre interação (VYGOTSKY, 1998; MOORE; KEARSLEY, 2007), colaboração (PALLOFF; PRATT, 2002; KENSKI, 2003) e comunidades virtuais de aprendizagem (PALLOFF; PRATT, 2002; COLL; MONEREO, 2010), entre outros. Participaram desta pesquisa alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública municipal na cidade de São Caetano do Sul, região do ABC Paulista que, a partir de uma experiência de mobile-learning (TRAXLER, 2009) realizada em 2016, utilizaram a plataforma do aplicativo para desenvolver atividades diversas em espanhol. A metodologia de pesquisa se caracteriza como de uma pesquisa-ação (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2009), em que o professor-pesquisador reflete sobre sua própria prática ao mesmo tempo em que orienta o desenvolvimento da investigação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, diário reflexivo da professora-pesquisadora, diário de aprendizagem dos alunos e registros das interações construídas no ambiente virtual do aplicativo. A análise dos dados coletados nos permite reconhecer o potencial pedagógico do WhatsApp como extensão da sala de aula e como um espaço para a conformação de comunidades de aprendizagem.El objetivo de este estudio es investigar de qué manera el empleo de la aplicación WhatsApp Messenger puede contribuir al desarrollo de prácticas interactivas y colaborativas de uso de la lengua española, teniendo en cuenta la cultura escolar (MORAN, 2005; MORAN, 2012; KENSKI, 2007) presente en el contexto de enseñanza regular. El referencial teórico que fundamenta esta investigación se basa en los estudios sobre interacción (VYGOTSKY, 1998; MOORE; KEARSLEY, 2007), colaboración (PALLOFF; PRATT, 2002; KENSKI, 2003) y comunidades virtuales de aprendizaje (PALLOFF; PRATT, 2002; COLL; MONEREO, 2010), entre otros. En este estudio participaron alumnos de tercer año de Enseñanza Media de una escuela pública municipal en la ciudad de São Caetano do Sul, región del ABC Paulista quienes, a partir de una experiencia de mobile-learning (TRAXLER, 2009) realizada en 2016, utilizaron la plataforma de la aplicación para desarrollar actividades diversas en español. La metodología de este trabajo se define como investigación-acción (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2009), en la cual el profesor-investigador reflexiona sobre su propia práctica al mismo tiempo que orienta el desarrollo de la investigación. El levantamiento de datos se realizó mediante cuestionarios, entrevistas semiestructuradas, diario reflexivo de la profesora-investigadora, diario de aprendizaje de los alumnos y registros de las interacciones construidas en el ambiente virtual de la aplicación. El análisis de los datos recolectados nos ha permitido reconocer la potencialidad pedagógica del WhatsApp como extensión de la sala de clase y como espacio para la conformación de comunidades de aprendizaje.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O'Leite, Ana Maria Pires2019-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-03122019-165730/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-03T22:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-03122019-165730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-03T22:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio
En la palma de la mano: el uso del WhatsApp como recurso interaccional en las clases de Español en la Enseñanza Media
title En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio
spellingShingle En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio
Leite, Ana Maria Pires
Aprendizagem colaborativa
Aprendizaje colaborativo
Enseñanza-aprendizaje de español
Ensino-aprendizagem de espanhol
Interação
Interacción
WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger
title_short En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio
title_full En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio
title_fullStr En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio
title_full_unstemmed En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio
title_sort En la palma de la mano: o uso do WhatsApp como recurso interacional nas aulas de Espanhol no Ensino Médio
author Leite, Ana Maria Pires
author_facet Leite, Ana Maria Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kuinghttons, Monica Ferreira Mayrink O'
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Maria Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa
Aprendizaje colaborativo
Enseñanza-aprendizaje de español
Ensino-aprendizagem de espanhol
Interação
Interacción
WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger
topic Aprendizagem colaborativa
Aprendizaje colaborativo
Enseñanza-aprendizaje de español
Ensino-aprendizagem de espanhol
Interação
Interacción
WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger
description O objetivo deste estudo é investigar de que maneira o uso do aplicativo WhatsApp Messenger pode contribuir para o desenvolvimento de práticas interativas e colaborativas de uso da língua espanhola, levando-se em consideração a cultura escolar (MORAN, 2005; MORAN, 2012; KENSKI, 2007) presente no contexto de ensino regular. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa baseia-se nos estudos sobre interação (VYGOTSKY, 1998; MOORE; KEARSLEY, 2007), colaboração (PALLOFF; PRATT, 2002; KENSKI, 2003) e comunidades virtuais de aprendizagem (PALLOFF; PRATT, 2002; COLL; MONEREO, 2010), entre outros. Participaram desta pesquisa alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública municipal na cidade de São Caetano do Sul, região do ABC Paulista que, a partir de uma experiência de mobile-learning (TRAXLER, 2009) realizada em 2016, utilizaram a plataforma do aplicativo para desenvolver atividades diversas em espanhol. A metodologia de pesquisa se caracteriza como de uma pesquisa-ação (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2009), em que o professor-pesquisador reflete sobre sua própria prática ao mesmo tempo em que orienta o desenvolvimento da investigação. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, diário reflexivo da professora-pesquisadora, diário de aprendizagem dos alunos e registros das interações construídas no ambiente virtual do aplicativo. A análise dos dados coletados nos permite reconhecer o potencial pedagógico do WhatsApp como extensão da sala de aula e como um espaço para a conformação de comunidades de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-03122019-165730/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-03122019-165730/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256707604938752