Comercialização e transmissão de preços de carne de frango no Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20191218-161624/ |
Resumo: | O trabalho se propõe a estudar o mercado de frango, com na análise da formação e transmissão de preços, considerando também a interação com os mercados de carne bovina, de milho e mercado externo de frango. O trabalho pretende especificamente analisar as relações entre os níveis de mercado (produtor, atacado e varejo) quanto a alterações de preços, determinar a intensidade e duração da propagação de choques entre estes níveis, e entre o mercado de frango e os outros mercados considerados. O primeiro capítulo apresenta o perfil do mercado enfocando a produção, comercialização e consumo, de 1970 a 1998. São investigados os sentidos de causalidade existentes entre os níveis de mercado, através do modelo de auto-regressão vetorial, admitindo-se que as variações de preços podem se originar em qualquer nível de mercado, dependendo da importância dos fatores ligados à oferta e demanda do produto. Inicialmente foram definidos dois modelos, um envolvendo o preço ao produtor no Estado de São Paulo, o preço ao atacado em São Paulo e o preço ao varejo na cidade de São Paulo no período de janeiro de 1971 a dezembro de 1985. No segundo, o preço ao produtor em São Paulo foi substituído pelo preço ao produtor em Santa Catarina e estimado para o período de janeiro de 1971 a dezembro de 1984. Nos dois casos, os modelos foram estimados com 12 meses da defasagem. A vantagem do modelo econométrico utilizado (auto-regressão vetorial), está na possibilidade de efetuar a análise de causalidade entre mais de duas variáveis e a obtenção dos efeitos de choques em cada uma das variáveis sobre as demais ao longo do tempo. Os resultados mostraram que·o preço ao produtor em São Paulo é informativo para os preços aos níveis de atacado e varejo, sem relação de causalidade entre os dois últimos níveis. No modelo envolvendo o preço ao produtor de Santa Catarina os resultados obtidos indicam que os preços ao atacado e ao varejo em São Paulo são informativos para o preço ao produtor catarinense. Aumentos de preços em qualquer dos níveis de mercado são repassados para os demais níveis de forma menos que proporcional e esses aumentos vão se reduzindo a cada período, sendo em geral eliminados com os preços tendendo a voltar aos níveis anteriores ao choque. No modelo envolvendo os preços a nível de produtor da frango, boi gordo e milho em São Paulo e o preço recebido pelos exportadores brasileiros do carne de frango, estimado para o período de 1980 a 1996, o preço de exportação aparece como variável tipicamente exógena com efeitos desestabilizadores no marcado interno, principalmente sobre o preço de milho, que se apresenta como variável essencialmente endógena. O preço de frango ao produtor quando considerado em conjunto·com demais preços pode ser considerado como endógeno e bastante dependente, particularmente dos preços externos. |
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Comercialização e transmissão de preços de carne de frango no Estado de São PauloBroiler marketing and price transmission in the State of São PauloCARNE DE FRANGOCOMERCIALIZAÇÃOPREÇOSO trabalho se propõe a estudar o mercado de frango, com na análise da formação e transmissão de preços, considerando também a interação com os mercados de carne bovina, de milho e mercado externo de frango. O trabalho pretende especificamente analisar as relações entre os níveis de mercado (produtor, atacado e varejo) quanto a alterações de preços, determinar a intensidade e duração da propagação de choques entre estes níveis, e entre o mercado de frango e os outros mercados considerados. O primeiro capítulo apresenta o perfil do mercado enfocando a produção, comercialização e consumo, de 1970 a 1998. São investigados os sentidos de causalidade existentes entre os níveis de mercado, através do modelo de auto-regressão vetorial, admitindo-se que as variações de preços podem se originar em qualquer nível de mercado, dependendo da importância dos fatores ligados à oferta e demanda do produto. Inicialmente foram definidos dois modelos, um envolvendo o preço ao produtor no Estado de São Paulo, o preço ao atacado em São Paulo e o preço ao varejo na cidade de São Paulo no período de janeiro de 1971 a dezembro de 1985. No segundo, o preço ao produtor em São Paulo foi substituído pelo preço ao produtor em Santa Catarina e estimado para o período de janeiro de 1971 a dezembro de 1984. Nos dois casos, os modelos foram estimados com 12 meses da defasagem. A vantagem do modelo econométrico utilizado (auto-regressão vetorial), está na possibilidade de efetuar a análise de causalidade entre mais de duas variáveis e a obtenção dos efeitos de choques em cada uma das variáveis sobre as demais ao longo do tempo. Os resultados mostraram que·o preço ao produtor em São Paulo é informativo para os preços aos níveis de atacado e varejo, sem relação de causalidade entre os dois últimos níveis. No modelo envolvendo o preço ao produtor de Santa Catarina os resultados obtidos indicam que os preços ao atacado e ao varejo em São Paulo são informativos para o preço ao produtor catarinense. Aumentos de preços em qualquer dos níveis de mercado são repassados para os demais níveis de forma menos que proporcional e esses aumentos vão se reduzindo a cada período, sendo em geral eliminados com os preços tendendo a voltar aos níveis anteriores ao choque. No modelo envolvendo os preços a nível de produtor da frango, boi gordo e milho em São Paulo e o preço recebido pelos exportadores brasileiros do carne de frango, estimado para o período de 1980 a 1996, o preço de exportação aparece como variável tipicamente exógena com efeitos desestabilizadores no marcado interno, principalmente sobre o preço de milho, que se apresenta como variável essencialmente endógena. O preço de frango ao produtor quando considerado em conjunto·com demais preços pode ser considerado como endógeno e bastante dependente, particularmente dos preços externos.The purpose of this study is to evaluate and provide a better understanding of the broiler market. This is made by bringing into focus the price formation and transmission. The interactions with the beef and corn domestic market, and the broiler international market are also considered. The general objective of this analysis involves measuring the relationships between the·market levels (producer, wholesale and retailer) with respect to changes in prices. The intensity and length of the effects of price innovations were determined for these levels, and for the broiler market and other markets under consideration. Chapter 1 presents an overview and identification of the broiler market, by analyzing the production, marketing and consumption from 1970 to 1988. Existing causality relationships between market levels are investigated through a vector autoregressive model. Price variations are taken to originate at any market level depending on·the significance of the factors related to the product supply and demand. For the broiler market, two models were defined. The first takes into consideration the producer and wholesale price in the State of São Paulo and the retail price in the São Paulo City, from June 1971 to December 1985. In the second model, the producer price in São Paulo was replaced by the producer price in the State of Santa Catarina based on data from June 1971 to December 1984. In both cases, the equations were estimated by using a 12 month lag model. The analytical econometric tool employed (vector autoregression) has the advantage of evaluating causality among more than two variables and getting the dynamics of the effects of shocks in each of the variables upon the others. The present research findings revealed that the broiler producer price in the State of São Paulo provides a valuable information to the wholesale and retail levels. In the model involving the broiler producer price in Santa Catarina, the results suggest that the wholesale and retail prices in São Paulo have effective influence over the producer price in Santa Catarina. In both models, price increase are transmitted to the other levels less than proportionally. The increases reduce in time and, in general, to vanish, returning to the levels prior to the shock. Another system relates prices at producer level for broiler, beef and corn in São Paulo and the broiler price received by the Brazilian exporters, based on data from January 1980 to December 1986. The export price appeared to be a typically exogenous variable having the power to cause negative effects on the domestic market price stability, mainly through the corn price, which is a basically endogenous variable in this system approach. The broiler producer price, when analyzed together with the others prices considered in the system, may be regarded as endogenous and dependent, particularly on the external price.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarros, Geraldo Sant Ana de CamargoGuimaraes, Vania di Addario1990-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20191218-161624/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-07T17:48:47Zoai:teses.usp.br:tde-20191218-161624Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-07T17:48:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O trabalho se propõe a estudar o mercado de frango, com na análise da formação e transmissão de preços, considerando também a interação com os mercados de carne bovina, de milho e mercado externo de frango. O trabalho pretende especificamente analisar as relações entre os níveis de mercado (produtor, atacado e varejo) quanto a alterações de preços, determinar a intensidade e duração da propagação de choques entre estes níveis, e entre o mercado de frango e os outros mercados considerados. O primeiro capítulo apresenta o perfil do mercado enfocando a produção, comercialização e consumo, de 1970 a 1998. São investigados os sentidos de causalidade existentes entre os níveis de mercado, através do modelo de auto-regressão vetorial, admitindo-se que as variações de preços podem se originar em qualquer nível de mercado, dependendo da importância dos fatores ligados à oferta e demanda do produto. Inicialmente foram definidos dois modelos, um envolvendo o preço ao produtor no Estado de São Paulo, o preço ao atacado em São Paulo e o preço ao varejo na cidade de São Paulo no período de janeiro de 1971 a dezembro de 1985. No segundo, o preço ao produtor em São Paulo foi substituído pelo preço ao produtor em Santa Catarina e estimado para o período de janeiro de 1971 a dezembro de 1984. Nos dois casos, os modelos foram estimados com 12 meses da defasagem. A vantagem do modelo econométrico utilizado (auto-regressão vetorial), está na possibilidade de efetuar a análise de causalidade entre mais de duas variáveis e a obtenção dos efeitos de choques em cada uma das variáveis sobre as demais ao longo do tempo. Os resultados mostraram que·o preço ao produtor em São Paulo é informativo para os preços aos níveis de atacado e varejo, sem relação de causalidade entre os dois últimos níveis. No modelo envolvendo o preço ao produtor de Santa Catarina os resultados obtidos indicam que os preços ao atacado e ao varejo em São Paulo são informativos para o preço ao produtor catarinense. Aumentos de preços em qualquer dos níveis de mercado são repassados para os demais níveis de forma menos que proporcional e esses aumentos vão se reduzindo a cada período, sendo em geral eliminados com os preços tendendo a voltar aos níveis anteriores ao choque. No modelo envolvendo os preços a nível de produtor da frango, boi gordo e milho em São Paulo e o preço recebido pelos exportadores brasileiros do carne de frango, estimado para o período de 1980 a 1996, o preço de exportação aparece como variável tipicamente exógena com efeitos desestabilizadores no marcado interno, principalmente sobre o preço de milho, que se apresenta como variável essencialmente endógena. O preço de frango ao produtor quando considerado em conjunto·com demais preços pode ser considerado como endógeno e bastante dependente, particularmente dos preços externos. |
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