O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Keli Mota
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-153247/
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender em que extensão os professores de matemática estão atentos para o potencial de um trabalho pedagógico que leve em conta o contexto sócio-geográfico-cultural nos processos de educação escolar. Na busca por evidências fundamentada na escuta freireana e na postura etnomatemática uma análise de cunho qualitativo - utilizei as manifestações de 15 professores e professoras das escolas municipais da região de Perus diante de questões previamente preparadas pela pesquisadora. Significados foram atribuídos às manifestações desses professores numa trajetória de convergência, ficando assim evidente que, por um lado, há pouco ou nenhuma atenção por parte dos professores em atribuir valor à atitude de levar em conta os conhecimentos primeiros dos educandos. Por outro lado, outras questões - implícitas no trabalho como um todo - foram colocadas, mas não suficientemente explícitas ou configuradas em termos de conteúdo, para uma possível discussão crítica.
id USP_c8bcd6571d32f6c82d0236b90adaf90e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10092009-153247
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educandoThe mathematics teacher in the Suburb: adjusting the rhythm for the previous student knowledgeconhecimento prévioeducação matemáticaescutaetnomatemáticaetnomathematicslisteningmathematical educationperiferiaprevious student knowledgeSuburbO presente trabalho tem por objetivo compreender em que extensão os professores de matemática estão atentos para o potencial de um trabalho pedagógico que leve em conta o contexto sócio-geográfico-cultural nos processos de educação escolar. Na busca por evidências fundamentada na escuta freireana e na postura etnomatemática uma análise de cunho qualitativo - utilizei as manifestações de 15 professores e professoras das escolas municipais da região de Perus diante de questões previamente preparadas pela pesquisadora. Significados foram atribuídos às manifestações desses professores numa trajetória de convergência, ficando assim evidente que, por um lado, há pouco ou nenhuma atenção por parte dos professores em atribuir valor à atitude de levar em conta os conhecimentos primeiros dos educandos. Por outro lado, outras questões - implícitas no trabalho como um todo - foram colocadas, mas não suficientemente explícitas ou configuradas em termos de conteúdo, para uma possível discussão crítica.The present work has as an objective to understand in what extension the mathematics teachers are attentive for the potential of a pedagogic work that takes into account the socio-geographical-cultural context in the processes of school education. Searching for evidences based in the freirean listening and in the etnomathematics posture - an analysis of qualitative nature - I used the answers of 15 teachers of mathematics from the schools of the municipal district of Perus based on questions previously prepared by the researcher. Meanings were attributed to the manifestations/answers of those teachers in a path of convergence, and was evident that, on the one side, there is little or no attention from the part of the teachers in attribute value to the attitude of take into account the previous student knowledge. On the other hand, other questions - implicit in the work as a whole were included, but no sufficiently explicit or set in terms of content, for a possible critical discussion.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDomite, Maria do Carmo SantosBezerra, Keli Mota2009-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-153247/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-10092009-153247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando
The mathematics teacher in the Suburb: adjusting the rhythm for the previous student knowledge
title O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando
spellingShingle O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando
Bezerra, Keli Mota
conhecimento prévio
educação matemática
escuta
etnomatemática
etnomathematics
listening
mathematical education
periferia
previous student knowledge
Suburb
title_short O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando
title_full O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando
title_fullStr O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando
title_full_unstemmed O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando
title_sort O professor de matemática na periferia: acertando o passo para o conhecimento (primeiro) do educando
author Bezerra, Keli Mota
author_facet Bezerra, Keli Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domite, Maria do Carmo Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Keli Mota
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento prévio
educação matemática
escuta
etnomatemática
etnomathematics
listening
mathematical education
periferia
previous student knowledge
Suburb
topic conhecimento prévio
educação matemática
escuta
etnomatemática
etnomathematics
listening
mathematical education
periferia
previous student knowledge
Suburb
description O presente trabalho tem por objetivo compreender em que extensão os professores de matemática estão atentos para o potencial de um trabalho pedagógico que leve em conta o contexto sócio-geográfico-cultural nos processos de educação escolar. Na busca por evidências fundamentada na escuta freireana e na postura etnomatemática uma análise de cunho qualitativo - utilizei as manifestações de 15 professores e professoras das escolas municipais da região de Perus diante de questões previamente preparadas pela pesquisadora. Significados foram atribuídos às manifestações desses professores numa trajetória de convergência, ficando assim evidente que, por um lado, há pouco ou nenhuma atenção por parte dos professores em atribuir valor à atitude de levar em conta os conhecimentos primeiros dos educandos. Por outro lado, outras questões - implícitas no trabalho como um todo - foram colocadas, mas não suficientemente explícitas ou configuradas em termos de conteúdo, para uma possível discussão crítica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-153247/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10092009-153247/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090588955377664