As bases do ensino de teatro no Ensino Fundamental: entre os PCNs e a BNCC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-25112024-104940/ |
Resumo: | Esta pesquisa visa identificar e discutir as mudanças e/ou continuidades na definição do conhecimento essencial sobre teatro a ser abordado no Ensino Fundamental, em função da transição curricular imposta no processo de elaboração e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, quando comparados aos conhecimentos selecionados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no final da década de 1990. Discute-se de que forma e se essa seleção de conhecimentos colaboraria com o cumprimento da função social da escola, na perspectiva de propiciar as condições para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e estético dos estudantes, por meio da transmissão cultural de um conjunto de saberes artísticos teatrais construídos e consolidados pela humanidade. As escolhas metodológicas utilizadas nesta investigação consistem em análises bibliográfica e documental que incidem sobre os textos da BNCC Arte e sobre a produção acadêmica que discute este documento, e os PCNs, no que se refere ao ensino de teatro. A análise se sustenta nas concepções teóricas de Michael Young sobre conhecimento poderoso, de José Gimeno Sacristán sobre currículo, nos estudos de Ana Mae Barbosa, sobre as especificidades do ensino de Arte no Brasil, e de Ingrid Koudela, Arão Paranaguá Santana, Ricardo Japiassu, Gilberto Icle, entre outros, sobre teatro na educação. Os dados apontam que a BNCC representa a continuidade e o aprimoramento de uma concepção de educação baseada em premissas neoliberais que foram inseridas no Brasil a partir da década de 1980, culminando na lógica da pedagogia por competências. Quando comparadas às intenções contidas nos PCNs sobre a presença da Arte na educação, os pressupostos da BNCC imputam forte retrocesso sobre a perspectiva de consolidar a área como campo do conhecimento composto por especificidades metodológicas, epistemológicas e conceituais. Constatou-se ainda que houve descontinuidades significativas em relação às prescrições dos conhecimentos e conteúdos teatrais a serem trabalhos com estudantes, o que pode prejudicar a colaboração das práticas pedagógicas com teatro no cumprimento da função social da escola defendida nesta tese. |
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As bases do ensino de teatro no Ensino Fundamental: entre os PCNs e a BNCCThe bases of theater teaching in Elementary School: between PCNs and BNCCArt CurriculumBNCCBNCCCurrículo de ArteElementary school, Social role of the schoolEnsino de teatroEnsino FundamentalFunção social da escolaPCNsPCNsTheater educationEsta pesquisa visa identificar e discutir as mudanças e/ou continuidades na definição do conhecimento essencial sobre teatro a ser abordado no Ensino Fundamental, em função da transição curricular imposta no processo de elaboração e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, quando comparados aos conhecimentos selecionados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), no final da década de 1990. Discute-se de que forma e se essa seleção de conhecimentos colaboraria com o cumprimento da função social da escola, na perspectiva de propiciar as condições para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e estético dos estudantes, por meio da transmissão cultural de um conjunto de saberes artísticos teatrais construídos e consolidados pela humanidade. As escolhas metodológicas utilizadas nesta investigação consistem em análises bibliográfica e documental que incidem sobre os textos da BNCC Arte e sobre a produção acadêmica que discute este documento, e os PCNs, no que se refere ao ensino de teatro. A análise se sustenta nas concepções teóricas de Michael Young sobre conhecimento poderoso, de José Gimeno Sacristán sobre currículo, nos estudos de Ana Mae Barbosa, sobre as especificidades do ensino de Arte no Brasil, e de Ingrid Koudela, Arão Paranaguá Santana, Ricardo Japiassu, Gilberto Icle, entre outros, sobre teatro na educação. Os dados apontam que a BNCC representa a continuidade e o aprimoramento de uma concepção de educação baseada em premissas neoliberais que foram inseridas no Brasil a partir da década de 1980, culminando na lógica da pedagogia por competências. Quando comparadas às intenções contidas nos PCNs sobre a presença da Arte na educação, os pressupostos da BNCC imputam forte retrocesso sobre a perspectiva de consolidar a área como campo do conhecimento composto por especificidades metodológicas, epistemológicas e conceituais. Constatou-se ainda que houve descontinuidades significativas em relação às prescrições dos conhecimentos e conteúdos teatrais a serem trabalhos com estudantes, o que pode prejudicar a colaboração das práticas pedagógicas com teatro no cumprimento da função social da escola defendida nesta tese.This study aims to identify and discuss the changes and/or continuities in the definition of the essential knowledge about theater to be addressed in Elementary school, due to the curricular transition imposed in the process of drafting and implementing Brazils National Commun Curricular Base (BNCC), approved in 2017, when compared to the knowledge selected in the National Curriculum Parameters (PCN) at the end of the 1990s. It discusses how and if this selection of knowledge would contribute to fulfilling schools social role by providing conditions for students cognitive, affective, moral and aesthetic development through the cultural transmission of a set of theatrical artistic knowledge built and consolidated by humanity. Methodologically, this research employs bibliographic and documentary analyses focusing on BNCC Art curriculum texts and academic production that discusses this document, as well as PCNs regarding theater education. The analysis draws on theoretical frameworks such as Michael Youngs concept of powerful knowledge, José Gimeno Sacristáns views on curriculum, Ana Mae Barbosas insights into the specifics of Art teaching in Brazil, and contributions of Ingrid Koudela, Arão Paranaguá Santana, Ricardo Japiassu, Gilberto Icle, among others, regarding theater in education. The results indicate that the BNCC represents continuity and refinement of the educational framework based on neoliberal premises introduced in Brazil from the 1980s onward, culminating in competency-based pedagogy. Compared to the intentions outlined in the PNCs concerning the presence of Art in education, BNCC assumptions suggest significant setbacks in establishing the field as a domain of knowledge comprising methodological, epistemological and conceptual specificities. Additionally, significant discontinuities were observed regarding the prescriptions of theatrical knowledge and content to be engaged with students, potentially undermining the contributions of pedagogical practices in theater to fulfilling the schools social role.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGalian, Claudia Valentina AssumpçãoRodrigues, Gerson da Silva2024-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-25112024-104940/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-12-06T18:07:05Zoai:teses.usp.br:tde-25112024-104940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-12-06T18:07:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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