Museu Autobiográfico: Abismo e Punctum
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-12042023-111624/ |
Resumo: | O núcleo central deste trabalho é a análise de uma performance de museus pessoais proposta pela pesquisadora Janaina Leite, Feminino Abjeto 2: o vórtice do masculino. Com base na noção de abismo relacionada à expressão l\'abîme d\'abjection (o abismo da abjeção) de Julia Kristeva, defini o termo pratica abissal para a operação analítica e crítica do objeto. A noção é relacionada a imagens de extase e aproximada do conceito de exotopia (lugar de fora) definido por M. Bakhtin. Ao longo do estudo, são realizadas articulações de meu trabalho enquanto performer no processo às reflexões da propositora e diretora Janaina Leite. Minhas experiências corporais nesse núcleo de criação são aprofundadas a partir de três conceitos fundamentais de Roland Barthes: escritura, biografema e punctum. Ressalto que uma parte fundamental do processo, o museu pessoal, opera por biografemas e que a constituição da dramaturgia final é um hiperbiografema, já que se trata de um processamento de traços biográficos e outras literaturas via hipertexto. Para a análise, também me baseio na semiótica discursiva de linha francesa, utilizando aportes conceituais de Norma Discini e Waldir Beividas. |
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Museu Autobiográfico: Abismo e PunctumAutobiographical Museum: Abyss and Punctumabismo e punctumabyss and punctumbiografemabiographemecontemporary theaterhiperbiografemahyperbiographemesemiótica e psicanálisesemiotics and psychoanalysisteatro contemporâneoO núcleo central deste trabalho é a análise de uma performance de museus pessoais proposta pela pesquisadora Janaina Leite, Feminino Abjeto 2: o vórtice do masculino. Com base na noção de abismo relacionada à expressão l\'abîme d\'abjection (o abismo da abjeção) de Julia Kristeva, defini o termo pratica abissal para a operação analítica e crítica do objeto. A noção é relacionada a imagens de extase e aproximada do conceito de exotopia (lugar de fora) definido por M. Bakhtin. Ao longo do estudo, são realizadas articulações de meu trabalho enquanto performer no processo às reflexões da propositora e diretora Janaina Leite. Minhas experiências corporais nesse núcleo de criação são aprofundadas a partir de três conceitos fundamentais de Roland Barthes: escritura, biografema e punctum. Ressalto que uma parte fundamental do processo, o museu pessoal, opera por biografemas e que a constituição da dramaturgia final é um hiperbiografema, já que se trata de um processamento de traços biográficos e outras literaturas via hipertexto. Para a análise, também me baseio na semiótica discursiva de linha francesa, utilizando aportes conceituais de Norma Discini e Waldir Beividas.The core of this work is the analysis of a performance of personal museums proposed by the researcher Janaina Leite, Feminino Abjeto 2: o vórtice do masculino. Based on the notion of abyss related to the expression l\'abîme d\'abjection (the abyss of abjection) by Julia Kristeva, I defined the term abyssal practice for the analytical and critical operation of the object. The notion is related to images of ecstasy and approximated to the concept of exotopy (outside position) defined by M. Bakhtin. Throughout the study, articulations of my work as a performer in the process are made to the reflections of the proposer and director Janaina Leite. My corporeal experiences in this core of creation are deepened from three fundamental concepts of Roland Barthes: writing, biographeme and punctum. I emphasize that a fundamental part of the process, the personal museum, operates by biographemes and that the constitution of the final dramaturgy is a hyperbiographeme, since it is a processing of biographical traits and other literature via hypertext. For the analysis, I also base myself on French discursive semiotics, using conceptual contributions from Norma Discini and Waldir Beividas.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTelesi, Silvia Fernandes da SilvaLindo, Alexandre Dias Cardoso2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-12042023-111624/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-25T12:19:38Zoai:teses.usp.br:tde-12042023-111624Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-25T12:19:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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