Detecção de vulnerabilidade de estudantes do ensino fundamental público durante a pandemia de Covid-19 através de técnicas de agrupamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ianishi, Paula
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-27092021-104501/
Resumo: No contexto da pandemia de Covid-19, a educação, desde a básica até a superior, precisou introduzir aulas por meios virtuais. Parte dos estudantes, principalmente no setor público, não tinham acesso a equipamentos eletrônicos e/ou internet. Portanto, entender quais são os alunos que possuem esse tipo de vulnerabilidade foi fundamental para que as escolas pudessem emprestar equipamentos ou até direcionar recursos que empresas privadas ofereceram. Além disso, existe uma preocupação do setor educacional com o estado psicológico abalado que o isolamento social e mesmo o contágio de familiares e amigos provocou nos estudantes. Este trabalho se trata de um estudo de caso e tem como objetivo utilizar técnicas de agrupamento para identificar estudantes que apresentaram algum tipo de vulnerabilidade, durante o ínicio da pandemia, para que uma escola municipal da cidade de São Paulo pudesse atuar de acordo com a vulnerabilidade detectada. O método de agrupamento foi replicado várias vezes, de maneira a calcular probabilidades empíricas dos estudantes pertencerem a grupos vulneráveis para que a escola, em questão, pudesse priorizar o atendimento a esses estudantes e suas famílias.
id USP_d9cddc8b52334e172ad7eddb68fec662
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27092021-104501
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Detecção de vulnerabilidade de estudantes do ensino fundamental público durante a pandemia de Covid-19 através de técnicas de agrupamentoVulnerability detection of elementary school students during the Covid-19 pandemic using clustering techniquesAnálise de agrupamentoCluster analysisEducação remotaEnsino na pandemia de Covid-19Ensino públicoPublic educationRemote educationTeaching in the Covid-19 pandemicVulnerabilidadeVulnerabilityNo contexto da pandemia de Covid-19, a educação, desde a básica até a superior, precisou introduzir aulas por meios virtuais. Parte dos estudantes, principalmente no setor público, não tinham acesso a equipamentos eletrônicos e/ou internet. Portanto, entender quais são os alunos que possuem esse tipo de vulnerabilidade foi fundamental para que as escolas pudessem emprestar equipamentos ou até direcionar recursos que empresas privadas ofereceram. Além disso, existe uma preocupação do setor educacional com o estado psicológico abalado que o isolamento social e mesmo o contágio de familiares e amigos provocou nos estudantes. Este trabalho se trata de um estudo de caso e tem como objetivo utilizar técnicas de agrupamento para identificar estudantes que apresentaram algum tipo de vulnerabilidade, durante o ínicio da pandemia, para que uma escola municipal da cidade de São Paulo pudesse atuar de acordo com a vulnerabilidade detectada. O método de agrupamento foi replicado várias vezes, de maneira a calcular probabilidades empíricas dos estudantes pertencerem a grupos vulneráveis para que a escola, em questão, pudesse priorizar o atendimento a esses estudantes e suas famílias.In the context of the Covid-19 pandemic, education, from basic to higher, had to introduce classes through virtual means. Part of the students, mainly in the public sector, did not have access to electronic equipment and/or the internet. Therefore, understanding which students have this type of vulnerability was essential for schools to be able to lend equipment or even direct resources that private companies offered. In addition, there is a concern in the education sector with the psychological state that social isolation and even the contagion of family and friends provoked in students. This work is a case study and aims to use clustering techniques to identify students who presented some type of vulnerability during the beginning of the pandemic, so that a municipal school in the city of São Paulo could act in accordance with the vulnerability detected. The clustering method was replicated several times, in order to calculate empirical probabilities of students belonging to vulnerable groups so that the school in question could prioritize assistance to these students and their families.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSuzuki, Adriano KamimuraIanishi, Paula2021-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-27092021-104501/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-09-27T13:48:02Zoai:teses.usp.br:tde-27092021-104501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-09-27T13:48:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Detecção de vulnerabilidade de estudantes do ensino fundamental público durante a pandemia de Covid-19 através de técnicas de agrupamento
Vulnerability detection of elementary school students during the Covid-19 pandemic using clustering techniques
title Detecção de vulnerabilidade de estudantes do ensino fundamental público durante a pandemia de Covid-19 através de técnicas de agrupamento
spellingShingle Detecção de vulnerabilidade de estudantes do ensino fundamental público durante a pandemia de Covid-19 através de técnicas de agrupamento
Ianishi, Paula
Análise de agrupamento
Cluster analysis
Educação remota
Ensino na pandemia de Covid-19
Ensino público
Public education
Remote education
Teaching in the Covid-19 pandemic
Vulnerabilidade
Vulnerability
title_short Detecção de vulnerabilidade de estudantes do ensino fundamental público durante a pandemia de Covid-19 através de técnicas de agrupamento
title_full Detecção de vulnerabilidade de estudantes do ensino fundamental público durante a pandemia de Covid-19 através de técnicas de agrupamento
title_fullStr Detecção de vulnerabilidade de estudantes do ensino fundamental público durante a pandemia de Covid-19 através de técnicas de agrupamento
title_full_unstemmed Detecção de vulnerabilidade de estudantes do ensino fundamental público durante a pandemia de Covid-19 através de técnicas de agrupamento
title_sort Detecção de vulnerabilidade de estudantes do ensino fundamental público durante a pandemia de Covid-19 através de técnicas de agrupamento
author Ianishi, Paula
author_facet Ianishi, Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suzuki, Adriano Kamimura
dc.contributor.author.fl_str_mv Ianishi, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de agrupamento
Cluster analysis
Educação remota
Ensino na pandemia de Covid-19
Ensino público
Public education
Remote education
Teaching in the Covid-19 pandemic
Vulnerabilidade
Vulnerability
topic Análise de agrupamento
Cluster analysis
Educação remota
Ensino na pandemia de Covid-19
Ensino público
Public education
Remote education
Teaching in the Covid-19 pandemic
Vulnerabilidade
Vulnerability
description No contexto da pandemia de Covid-19, a educação, desde a básica até a superior, precisou introduzir aulas por meios virtuais. Parte dos estudantes, principalmente no setor público, não tinham acesso a equipamentos eletrônicos e/ou internet. Portanto, entender quais são os alunos que possuem esse tipo de vulnerabilidade foi fundamental para que as escolas pudessem emprestar equipamentos ou até direcionar recursos que empresas privadas ofereceram. Além disso, existe uma preocupação do setor educacional com o estado psicológico abalado que o isolamento social e mesmo o contágio de familiares e amigos provocou nos estudantes. Este trabalho se trata de um estudo de caso e tem como objetivo utilizar técnicas de agrupamento para identificar estudantes que apresentaram algum tipo de vulnerabilidade, durante o ínicio da pandemia, para que uma escola municipal da cidade de São Paulo pudesse atuar de acordo com a vulnerabilidade detectada. O método de agrupamento foi replicado várias vezes, de maneira a calcular probabilidades empíricas dos estudantes pertencerem a grupos vulneráveis para que a escola, em questão, pudesse priorizar o atendimento a esses estudantes e suas famílias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-27092021-104501/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55137/tde-27092021-104501/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257461153595392