A educação das infâncias na sociedade midiática: desafios para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Aldo Nascimento
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24022012-154045/
Resumo: Neste estudo que compartilhamos com outros pesquisadores que reivindicam a urgência de uma educação, aos meios de comunicação e através da escola, sobretudo quando desenvolvida por meio de uma Pedagogia da Comunicação que, a partir de uma prática pedagógica mediadora e rica em comunicação escolar, seja potencializadora e possibilitadora de ações educativas dessa natureza. O contexto ao qual nos detemos é o da Educação Infantil. Isso se justifica por acreditarmos ser a infância o momento mais propício para que seja dado início a a educação para a mídia. Partindo dessas afirmações, a presente pesquisa tem por objetivo delinear saberes que possibilitem, aos professores da Educação Infantil, a construção de um conhecimento pedagógico (teórico-metodológico) que lhes ofereça mecanismos para promoção de uma educação com, para e através de mídias já nessa modalidade de ensino, com as crianças pequenas. A natureza da pesquisa foi conduzida por uma pesquisa-intervenção, na modalidade pesquisa-ensino, com a qual buscamos, a princípio, identificar as concepções de infância dos sujeitos (professores) e posteriormente as possíveis influências da televisão na educação das crianças; subsequentemente, nos empenhamos em identificar saberes teóricos e metodológicos que poderiam contribuir para a formação desses professores, no sentido de uma educação com, para e através de mídias, em um processo de formação continuada. Os resultados dessa investigação evidenciaram, no início da pesquisa, que os professores - sujeitos da investigação - tinham dificuldade de conceber as crianças como produtoras de cultura, como sujeitos sociais agentes, com direito a voz e a participação social; não cultivavam uma cultura de planejamento eficaz de sua ação docente; manifestavam dificuldade de estabelecer uma intenção pedagógica clara em suas práticas docentes; e apresentavam uma carência significativa de saberes docentes que viabilizassem uma educação com, para e através de mídias conforme esboçamos. Ao final do processo de intervenção, uma vez oferecida a formação continuada, os professores desenvolveram habilidades para compreender as múltiplas representações da realidade, editaram mídias; passaram a atentar mais para a importância de se ter uma intenção pedagógica clara em sua prática pedagógica com, para e através de mídias; passaram a planejar melhor e oferecer atividades educativas ricas em comunicação escolar e com a participação ativa dos alunos; e por fim, sentiam-se seguros para formar indivíduos mais participativos, críticos e com um olhar mais sensível e vivencial da sociedade tecnológico-midiática na qual estão inseridos.
id USP_da59a89647f8887807b86ed8f1ed300c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24022012-154045
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A educação das infâncias na sociedade midiática: desafios para a formação docenteChildhood education in the media society: challenges for teaching practicechildhood contemporaryculturacultureearly educationeducação infantilformação de professoresinfância contemporâneamedia societysociedade midiáticateacher trainingNeste estudo que compartilhamos com outros pesquisadores que reivindicam a urgência de uma educação, aos meios de comunicação e através da escola, sobretudo quando desenvolvida por meio de uma Pedagogia da Comunicação que, a partir de uma prática pedagógica mediadora e rica em comunicação escolar, seja potencializadora e possibilitadora de ações educativas dessa natureza. O contexto ao qual nos detemos é o da Educação Infantil. Isso se justifica por acreditarmos ser a infância o momento mais propício para que seja dado início a a educação para a mídia. Partindo dessas afirmações, a presente pesquisa tem por objetivo delinear saberes que possibilitem, aos professores da Educação Infantil, a construção de um conhecimento pedagógico (teórico-metodológico) que lhes ofereça mecanismos para promoção de uma educação com, para e através de mídias já nessa modalidade de ensino, com as crianças pequenas. A natureza da pesquisa foi conduzida por uma pesquisa-intervenção, na modalidade pesquisa-ensino, com a qual buscamos, a princípio, identificar as concepções de infância dos sujeitos (professores) e posteriormente as possíveis influências da televisão na educação das crianças; subsequentemente, nos empenhamos em identificar saberes teóricos e metodológicos que poderiam contribuir para a formação desses professores, no sentido de uma educação com, para e através de mídias, em um processo de formação continuada. Os resultados dessa investigação evidenciaram, no início da pesquisa, que os professores - sujeitos da investigação - tinham dificuldade de conceber as crianças como produtoras de cultura, como sujeitos sociais agentes, com direito a voz e a participação social; não cultivavam uma cultura de planejamento eficaz de sua ação docente; manifestavam dificuldade de estabelecer uma intenção pedagógica clara em suas práticas docentes; e apresentavam uma carência significativa de saberes docentes que viabilizassem uma educação com, para e através de mídias conforme esboçamos. Ao final do processo de intervenção, uma vez oferecida a formação continuada, os professores desenvolveram habilidades para compreender as múltiplas representações da realidade, editaram mídias; passaram a atentar mais para a importância de se ter uma intenção pedagógica clara em sua prática pedagógica com, para e através de mídias; passaram a planejar melhor e oferecer atividades educativas ricas em comunicação escolar e com a participação ativa dos alunos; e por fim, sentiam-se seguros para formar indivíduos mais participativos, críticos e com um olhar mais sensível e vivencial da sociedade tecnológico-midiática na qual estão inseridos.In this study we share with other researchers who claim the urgency of an education, to media and through school, especially when developed through a Pedagogy of Communication, from a pedagogical practice mediator and rich in communication school, is potentiate and an enabler of educational activities of this nature. The context in which we stop is the Early Childhood Education. This is justified because we believe childhood is the best time to be initiated this media education. Based on these assumptions, this research aims to delineate knowledge which enable teachers of early childhood education, construction of a pedagogical knowledge (theoretical and methodological) that provides them with mechanisms to promote an education for and through media that have type of education, with small children. The nature of the study was conducted by a research intervention, the research-teaching mode, with which we look, at first, identify the concepts of childhood subjects (teachers) and subsequently the possible influences of television in education of children, in a second, we strive to identify theoretical and methodological knowledge that could contribute to the training of these teachers, to an education, to and through media, in a process of continuous formation. The results of this investigation showed at the beginning of the research, teachers - research subjects - had difficulty conceiving children as producers of culture, as social agents, with voice and social participation, not cultivated a culture of effective planning of their teaching, demonstrating the difficulty of establishing a pedagogical intention clear in their teaching practices, and had a significant lack of teacher knowledge that ensure an education for and through the media as outlined. At the end of the intervention process, continuing education offered, teachers had developed skills to understand the multiple representations of reality, they edited media, began to attend more to the importance of having a pedagogical intention clear in their teaching practice, to and through media, began to plan better and offer richer educational activities in school and communication with the active participation of students, and finally felt safe to make subjects more participative, critical and a more sensitive and experiential society technology-media in which they belong.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPenteado, Heloisa Dupas de OliveiraPontes, Aldo Nascimento2010-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24022012-154045/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-24022012-154045Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação das infâncias na sociedade midiática: desafios para a formação docente
Childhood education in the media society: challenges for teaching practice
title A educação das infâncias na sociedade midiática: desafios para a formação docente
spellingShingle A educação das infâncias na sociedade midiática: desafios para a formação docente
Pontes, Aldo Nascimento
childhood contemporary
cultura
culture
early education
educação infantil
formação de professores
infância contemporânea
media society
sociedade midiática
teacher training
title_short A educação das infâncias na sociedade midiática: desafios para a formação docente
title_full A educação das infâncias na sociedade midiática: desafios para a formação docente
title_fullStr A educação das infâncias na sociedade midiática: desafios para a formação docente
title_full_unstemmed A educação das infâncias na sociedade midiática: desafios para a formação docente
title_sort A educação das infâncias na sociedade midiática: desafios para a formação docente
author Pontes, Aldo Nascimento
author_facet Pontes, Aldo Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Heloisa Dupas de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Aldo Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv childhood contemporary
cultura
culture
early education
educação infantil
formação de professores
infância contemporânea
media society
sociedade midiática
teacher training
topic childhood contemporary
cultura
culture
early education
educação infantil
formação de professores
infância contemporânea
media society
sociedade midiática
teacher training
description Neste estudo que compartilhamos com outros pesquisadores que reivindicam a urgência de uma educação, aos meios de comunicação e através da escola, sobretudo quando desenvolvida por meio de uma Pedagogia da Comunicação que, a partir de uma prática pedagógica mediadora e rica em comunicação escolar, seja potencializadora e possibilitadora de ações educativas dessa natureza. O contexto ao qual nos detemos é o da Educação Infantil. Isso se justifica por acreditarmos ser a infância o momento mais propício para que seja dado início a a educação para a mídia. Partindo dessas afirmações, a presente pesquisa tem por objetivo delinear saberes que possibilitem, aos professores da Educação Infantil, a construção de um conhecimento pedagógico (teórico-metodológico) que lhes ofereça mecanismos para promoção de uma educação com, para e através de mídias já nessa modalidade de ensino, com as crianças pequenas. A natureza da pesquisa foi conduzida por uma pesquisa-intervenção, na modalidade pesquisa-ensino, com a qual buscamos, a princípio, identificar as concepções de infância dos sujeitos (professores) e posteriormente as possíveis influências da televisão na educação das crianças; subsequentemente, nos empenhamos em identificar saberes teóricos e metodológicos que poderiam contribuir para a formação desses professores, no sentido de uma educação com, para e através de mídias, em um processo de formação continuada. Os resultados dessa investigação evidenciaram, no início da pesquisa, que os professores - sujeitos da investigação - tinham dificuldade de conceber as crianças como produtoras de cultura, como sujeitos sociais agentes, com direito a voz e a participação social; não cultivavam uma cultura de planejamento eficaz de sua ação docente; manifestavam dificuldade de estabelecer uma intenção pedagógica clara em suas práticas docentes; e apresentavam uma carência significativa de saberes docentes que viabilizassem uma educação com, para e através de mídias conforme esboçamos. Ao final do processo de intervenção, uma vez oferecida a formação continuada, os professores desenvolveram habilidades para compreender as múltiplas representações da realidade, editaram mídias; passaram a atentar mais para a importância de se ter uma intenção pedagógica clara em sua prática pedagógica com, para e através de mídias; passaram a planejar melhor e oferecer atividades educativas ricas em comunicação escolar e com a participação ativa dos alunos; e por fim, sentiam-se seguros para formar indivíduos mais participativos, críticos e com um olhar mais sensível e vivencial da sociedade tecnológico-midiática na qual estão inseridos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24022012-154045/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24022012-154045/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257382693896192