Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marineli,Fábio
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pacca,Jesuína Lopes de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400012
Resumo: Utilizando uma abordagem da sociologia, apresentamos neste trabalho uma interpretação para dificuldades e erros apresentados por estudantes em atividades programadas num laboratório didático. O entendimento de conceitos típicos de uma aula de laboratório, como medida, incerteza, flutuação etc., é analisado a partir de material escrito por estudantes, seus exercícios e relatórios. Consideramos que os erros e as dificuldades apresentados pelos estudantes no trabalho no laboratório devem-se a uma concepção de senso comum relativa à Física e à realidade que ela representa e descreve. A Ciência é definida dentro de uma esfera de realidade diferente daquela considerada cotidianamente e, dentro da esfera científica, os conceitos de medida precisam respeitar critérios adequados e concebidos cientificamente.
id SBF-1_0e91e8a955b73e733a9144d7753f6fed
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172006000400012
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de físicaconcepções de medidalaboratório didáticoCiência e realidadeUtilizando uma abordagem da sociologia, apresentamos neste trabalho uma interpretação para dificuldades e erros apresentados por estudantes em atividades programadas num laboratório didático. O entendimento de conceitos típicos de uma aula de laboratório, como medida, incerteza, flutuação etc., é analisado a partir de material escrito por estudantes, seus exercícios e relatórios. Consideramos que os erros e as dificuldades apresentados pelos estudantes no trabalho no laboratório devem-se a uma concepção de senso comum relativa à Física e à realidade que ela representa e descreve. A Ciência é definida dentro de uma esfera de realidade diferente daquela considerada cotidianamente e, dentro da esfera científica, os conceitos de medida precisam respeitar critérios adequados e concebidos cientificamente.Sociedade Brasileira de Física2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400012Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.4 2006reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172006000400012info:eu-repo/semantics/openAccessMarineli,FábioPacca,Jesuína Lopes de Almeidapor2007-03-05T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172006000400012Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2007-03-05T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de física
title Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de física
spellingShingle Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de física
Marineli,Fábio
concepções de medida
laboratório didático
Ciência e realidade
title_short Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de física
title_full Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de física
title_fullStr Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de física
title_full_unstemmed Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de física
title_sort Uma interpretação para dificuldades enfrentadas pelos estudantes em um laboratório didático de física
author Marineli,Fábio
author_facet Marineli,Fábio
Pacca,Jesuína Lopes de Almeida
author_role author
author2 Pacca,Jesuína Lopes de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marineli,Fábio
Pacca,Jesuína Lopes de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv concepções de medida
laboratório didático
Ciência e realidade
topic concepções de medida
laboratório didático
Ciência e realidade
description Utilizando uma abordagem da sociologia, apresentamos neste trabalho uma interpretação para dificuldades e erros apresentados por estudantes em atividades programadas num laboratório didático. O entendimento de conceitos típicos de uma aula de laboratório, como medida, incerteza, flutuação etc., é analisado a partir de material escrito por estudantes, seus exercícios e relatórios. Consideramos que os erros e as dificuldades apresentados pelos estudantes no trabalho no laboratório devem-se a uma concepção de senso comum relativa à Física e à realidade que ela representa e descreve. A Ciência é definida dentro de uma esfera de realidade diferente daquela considerada cotidianamente e, dentro da esfera científica, os conceitos de medida precisam respeitar critérios adequados e concebidos cientificamente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172006000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172006000400012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.28 n.4 2006
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122419992068096