Personagens ficcionais, tipos de David Keirsey e a educação: um estudo da sitcom \"Everybody Loves Raymond
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072011-131255/ |
Resumo: | A teoria dos temperamentos de David Kersey indica que há diferentes disposições de agir e comportar-se de acordo com tipos psicológicos. Diferentes temperamentos têm diferentes interpretações dos fatos, reagem de modo distinto a essas interpretações, tomam decisões baseados em diferentes critérios e lidam com as situações de modo diverso. A presente tese pretende tornar os tipos (ideais) de Keirsey (ISTP, ESFJ etc.) visíveis e concretos, por meio da análise de personagens de ficção: a família Barone da série televisiva Everybody Loves Raymond, e assim poder oferecer subsídios para a educação, tornando visíveis, em perfis biográficos, temas nos quais o temperamento deve ser levado em conta por educadores para aperfeiçoar sua compreensão dos educandos. São assim analisados em detalhes, dos personagens bem elaborados de Everybody Loves Raymond, pessoas comuns, vivendo seu quotidiano de acordo com seus tipos de temperamento e mostra-se em vida real um ESFP, uma ESTJ, uma ESFJ, um ISTP e um NF/SJ. Eles nos propiciam um melhor reconhecimento, melhor compreensão e discussão de importantes temas pedagógicos (aprendizagem, concepção de escola, lidar com a culpa e o dever etc.), tal como vivenciados por diferentes tipos de temperamento. |
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Personagens ficcionais, tipos de David Keirsey e a educação: um estudo da sitcom \"Everybody Loves RaymondFictional characters, David Keirseys types and Education - a study of the sitcom Everybody Loves Raymond.Everybody Loves RaymondEverybody loves RaymondKeirseyKeirseyTemperament and Educationtemperamento e educaçãoA teoria dos temperamentos de David Kersey indica que há diferentes disposições de agir e comportar-se de acordo com tipos psicológicos. Diferentes temperamentos têm diferentes interpretações dos fatos, reagem de modo distinto a essas interpretações, tomam decisões baseados em diferentes critérios e lidam com as situações de modo diverso. A presente tese pretende tornar os tipos (ideais) de Keirsey (ISTP, ESFJ etc.) visíveis e concretos, por meio da análise de personagens de ficção: a família Barone da série televisiva Everybody Loves Raymond, e assim poder oferecer subsídios para a educação, tornando visíveis, em perfis biográficos, temas nos quais o temperamento deve ser levado em conta por educadores para aperfeiçoar sua compreensão dos educandos. São assim analisados em detalhes, dos personagens bem elaborados de Everybody Loves Raymond, pessoas comuns, vivendo seu quotidiano de acordo com seus tipos de temperamento e mostra-se em vida real um ESFP, uma ESTJ, uma ESFJ, um ISTP e um NF/SJ. Eles nos propiciam um melhor reconhecimento, melhor compreensão e discussão de importantes temas pedagógicos (aprendizagem, concepção de escola, lidar com a culpa e o dever etc.), tal como vivenciados por diferentes tipos de temperamento.The temperament theory of David Kersey indicates that each individual was born with a disposition to act and behave in certain ways according to his type. People with different temperaments have different interpretations of events, will react to these interpretations in different manners, will make choices based on different criteria, and will deal with situations in different manners. Keirseys theory is also important for education: teachers and parents should take temperament into account in order to improve their understanding of the students. This thesis aims to make Keirseys (ideal) types (ISTP, ESFJ etc.) more concrete by fleshing them out into fictional characters: the Barone family of the TV series Everybody Loves Raymond. Throughout the episodes of the sitcom, we can see three-dimensional and believable characters: ordinary people living ordinary lives according to their temperament types. In Everybody Loves Raymond we have in action, like in real life, an ESFP (Raymond), an ESTJ (Debra), an ESFJ (Marie), an ISTP (Frank) and a NF/SJ (Robert). They make easier to recognize, understand and discuss different types of temperament on important educational matters (learning, conception of the school, guilt, duty etc.)Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Maria de Lourdes Ramos daLauand, João Sergio Cury2011-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05072011-131255/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:29Zoai:teses.usp.br:tde-05072011-131255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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