Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-112226/ |
Resumo: | Uma proposta curricular para alfabetizar cientificamente desde a Educação Infantil pode promover maior envolvimento da criança com a realidade das ciências. A alfabetização científica na Educação Infantil desperta a curiosidade e a criatividade das crianças, desde que vivenciem de forma ativa uma proposta curricular transdisciplinar e lúdica. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, propôs-se a desenvolver uma metodologia que possibilite a alfabetização científica na Educação Infantil por meio do uso sistemático de metodologias ativas. Para tal, foi elaborado um plano sequencial de atividades com o tema de ciências e transdisciplinaridade seguindo as fases de problematização, planejamento de tarefas e aplicação do conhecimento com atividades práticas e avaliação dessas fases. O planejamento dessas atividades foi vinculado ao desenvolvimento da autoria infantil no processo de descoberta, construção do conhecimento e campos de experiências. A aplicação desta estratégia mostrou-se positiva, pois, as crianças demonstraram interesse e engajamento na execução das tarefas. Os resultados destacam a possibilidade de inserção da alfabetização científica e metodologias ativas no currículo da Educação Infantil em vista da formação de cidadãos comprometidos, engajados e ativos na sociedade. |
id |
USP_ead40cd843ad1cc8c953a1f7dc620454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-29042022-112226 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação InfantilScientific Literacy as a pedagogical practice in Early Childhood EducationActive MethodologiesAlfabetização CientíficaEarly Childhood EducationEducação InfantilMetodologias AtivasScientific LiteracyUma proposta curricular para alfabetizar cientificamente desde a Educação Infantil pode promover maior envolvimento da criança com a realidade das ciências. A alfabetização científica na Educação Infantil desperta a curiosidade e a criatividade das crianças, desde que vivenciem de forma ativa uma proposta curricular transdisciplinar e lúdica. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, propôs-se a desenvolver uma metodologia que possibilite a alfabetização científica na Educação Infantil por meio do uso sistemático de metodologias ativas. Para tal, foi elaborado um plano sequencial de atividades com o tema de ciências e transdisciplinaridade seguindo as fases de problematização, planejamento de tarefas e aplicação do conhecimento com atividades práticas e avaliação dessas fases. O planejamento dessas atividades foi vinculado ao desenvolvimento da autoria infantil no processo de descoberta, construção do conhecimento e campos de experiências. A aplicação desta estratégia mostrou-se positiva, pois, as crianças demonstraram interesse e engajamento na execução das tarefas. Os resultados destacam a possibilidade de inserção da alfabetização científica e metodologias ativas no currículo da Educação Infantil em vista da formação de cidadãos comprometidos, engajados e ativos na sociedade.A curricular proposal to alphabetize scientifically since Child Education can promote greater involvement in the child\'s reality of science. Scientific literature in Children\'s Education awakens curiosity and creativity, as long as they experience actively a curricular proposal transdisciplinary and ludic. The present research, of qualitative nature, has proposed to develop a methodology that enables scientific alphabetization in Children\'s Education through systematic use of active methodology. For that, it was designed a sequential plan of activities with the theme of science and transdisciplinarity following phases of problematization, task planning and application of practice activities and appraisal of these phases. The planning of these activities has been linked to the development of children\'s authority in the process of discovery, construction of knowledge and experiences. The application of this strategy has shown positive, because the children have shown interest and engagement in the execution of the tasks. The results highlight the possibility of inserting scientific literature and active methodologies on the resume of Children\'s Education in view of the formation of compromised citizens, engaged and active society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarreto, Maria Auxiliadora MottaSinieghi, Ana Luiza Matos Lopes2021-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-112226/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-29T14:24:49Zoai:teses.usp.br:tde-29042022-112226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-29T14:24:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil Scientific Literacy as a pedagogical practice in Early Childhood Education |
title |
Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil |
spellingShingle |
Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil Sinieghi, Ana Luiza Matos Lopes Active Methodologies Alfabetização Científica Early Childhood Education Educação Infantil Metodologias Ativas Scientific Literacy |
title_short |
Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil |
title_full |
Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil |
title_fullStr |
Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil |
title_sort |
Alfabetização científica como prática pedagógica na Educação Infantil |
author |
Sinieghi, Ana Luiza Matos Lopes |
author_facet |
Sinieghi, Ana Luiza Matos Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barreto, Maria Auxiliadora Motta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sinieghi, Ana Luiza Matos Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Active Methodologies Alfabetização Científica Early Childhood Education Educação Infantil Metodologias Ativas Scientific Literacy |
topic |
Active Methodologies Alfabetização Científica Early Childhood Education Educação Infantil Metodologias Ativas Scientific Literacy |
description |
Uma proposta curricular para alfabetizar cientificamente desde a Educação Infantil pode promover maior envolvimento da criança com a realidade das ciências. A alfabetização científica na Educação Infantil desperta a curiosidade e a criatividade das crianças, desde que vivenciem de forma ativa uma proposta curricular transdisciplinar e lúdica. A presente pesquisa, de natureza qualitativa, propôs-se a desenvolver uma metodologia que possibilite a alfabetização científica na Educação Infantil por meio do uso sistemático de metodologias ativas. Para tal, foi elaborado um plano sequencial de atividades com o tema de ciências e transdisciplinaridade seguindo as fases de problematização, planejamento de tarefas e aplicação do conhecimento com atividades práticas e avaliação dessas fases. O planejamento dessas atividades foi vinculado ao desenvolvimento da autoria infantil no processo de descoberta, construção do conhecimento e campos de experiências. A aplicação desta estratégia mostrou-se positiva, pois, as crianças demonstraram interesse e engajamento na execução das tarefas. Os resultados destacam a possibilidade de inserção da alfabetização científica e metodologias ativas no currículo da Educação Infantil em vista da formação de cidadãos comprometidos, engajados e ativos na sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-112226/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29042022-112226/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257463691149312 |