Leitura recombinativa a partir do procedimento Go/no-go com estímulos compostos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-10012024-184710/ |
Resumo: | Estudos sobre leitura recombinativa, utilizando o procedimento Matching-to-sample, demonstraram que é possível ler com compreensão, sem treino direto, palavras formadas por diferentes combinações de unidades mínimas que compunham as palavras empregadas em treinos prévios. O presente estudo avaliou se o procedimento Go/no-go com estímulos compostos poderia produzir leitura recombinativa em crianças pré-escolares replicando o estudo de Gueiros e Debert (2020). Participaram do primeiro experimento cinco crianças com desenvolvimento típico com 4 e 5 anos. Seis conjuntos, totalizando 18 palavras, foram utilizados ao longo do experimento. Os estímulos utilizados foram palavras ditada (A), figura (B) e palavra impressa (C). Os Pré-testes avaliaram, por meio do procedimento Go/no-go com estímulos compostos, as relações BC, CB e CD. Depois os participantes passavam por um treino de discriminação condicional, com o mesmo procedimento, envolvendo as relações AB e AC. Após esse treino, foram conduzidos pós-testes para atestar a emergência de novas relações para o conjunto treinado e para os demais conjuntos de palavras. Com base nos resultados apresentados pelos participantes nos treinos e testes, não foi dada continuidade na sequência de fases que viriam após o Pós-teste do Conjunto 1 pois não atingiram o critério estabelecido para avançarem para as próximas fases de póstestes que seria a retomada dos Conjunto 6, 5, 4, 3 e 2. Considerando que o Experimento I não replicou os dados obtidos por Gueiros e Debert (2020) e que uma das diferenças entre os estudos foi o aumento na quantidade de pré-testes, foi realizado um segundo experimento no qual a quantidade de pré-testes foi reduzida. Participaram do segundo experimento duas crianças com desenvolvimento típico com 4 e 5 anos. Quatro conjuntos, totalizando 8 palavras, foram utilizados ao longo do segundo experimento. Ambos os participantes apresentaram altas porcentagens de acerto nos Pós-testes do Conjunto 1 após o Treino deste conjunto indicando o possível efeito da redução do número de pré-testes. Um dos participantes não deu continuidade na sua participação a pedido dos pais após finalizado o Pós-teste do Conjunto 1. O participante remanescente apresentou altas porcentagens de acerto também nos póstestes do Conjunto 2 após o treino deste conjunto. Portanto, foi possível verificar que a diminuição das tentativas de pré-teste do Experimento I para o Experimento II produziu um melhor desempenho nos pós-testes e, assim, a emergência das relações envolvendo as palavras dos Conjuntos 1 e 2 como demonstrado em estudos anteriores. Contudo, os resultados dos pós-testes envolvendo os Conjuntos 3 e 4 não demonstraram a emergência das relações BC, CB e CD e, assim, não foi possível verificar a produção de leitura recombinativa. Sugere-se que o mesmo procedimento seja realizado presencialmente para verificar a possibilidade de se estabelecer leitura recombinativa com o procedimento analisado. |
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Leitura recombinativa a partir do procedimento Go/no-go com estímulos compostosRecombinative reading with Go/no-go procedure with compound stimuliCompound stimuliEstímulos compostosGo/no-goGo/no-goLeitura recombinativaRecombinative readingEstudos sobre leitura recombinativa, utilizando o procedimento Matching-to-sample, demonstraram que é possível ler com compreensão, sem treino direto, palavras formadas por diferentes combinações de unidades mínimas que compunham as palavras empregadas em treinos prévios. O presente estudo avaliou se o procedimento Go/no-go com estímulos compostos poderia produzir leitura recombinativa em crianças pré-escolares replicando o estudo de Gueiros e Debert (2020). Participaram do primeiro experimento cinco crianças com desenvolvimento típico com 4 e 5 anos. Seis conjuntos, totalizando 18 palavras, foram utilizados ao longo do experimento. Os estímulos utilizados foram palavras ditada (A), figura (B) e palavra impressa (C). 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Participaram do segundo experimento duas crianças com desenvolvimento típico com 4 e 5 anos. Quatro conjuntos, totalizando 8 palavras, foram utilizados ao longo do segundo experimento. Ambos os participantes apresentaram altas porcentagens de acerto nos Pós-testes do Conjunto 1 após o Treino deste conjunto indicando o possível efeito da redução do número de pré-testes. Um dos participantes não deu continuidade na sua participação a pedido dos pais após finalizado o Pós-teste do Conjunto 1. O participante remanescente apresentou altas porcentagens de acerto também nos póstestes do Conjunto 2 após o treino deste conjunto. Portanto, foi possível verificar que a diminuição das tentativas de pré-teste do Experimento I para o Experimento II produziu um melhor desempenho nos pós-testes e, assim, a emergência das relações envolvendo as palavras dos Conjuntos 1 e 2 como demonstrado em estudos anteriores. Contudo, os resultados dos pós-testes envolvendo os Conjuntos 3 e 4 não demonstraram a emergência das relações BC, CB e CD e, assim, não foi possível verificar a produção de leitura recombinativa. Sugere-se que o mesmo procedimento seja realizado presencialmente para verificar a possibilidade de se estabelecer leitura recombinativa com o procedimento analisado.Studies on recombinative reading, using the Matching-to-sample procedure, demonstrated that it is possible to read with understanding, without direct training, words formed by different combinations of minimal units that belonged to the words used in previous training. The present study evaluated whether the Go/no-go procedure with compound stimuli could produce recombinative reading in preschool children, replicating the study by Gueiros and Debert (2020). Five typically developing children between 4 and 5 years old participated in the first experiment. Six sets, totaling 18 words, were used throughout the experiment. The stimuli used were dictated words (A), pictures (B) and printed words (C). The Pre-tests evaluated, through the Go/no-go procedure with compound stimuli, the BC, CB and CD relations. Afterwards, the participants underwent conditional discrimination training, with the same procedure, involving the AB and AC relations. After this training, posttests were conducted to attest the emergence of new relations for the trained set and for the other sets of words. Based on the results presented by the participants in training and tests, continuity was not given in the sequence of phases that would come after the Post-test of Set 1 because they did not reach the established criterion to advance to the next phases of post-tests, which would be the resumption of Sets 6, 5, 4, 3 and 2. Considering that the first experiment did not replicate the data obtained by Gueiros and Debert (2020) and that one of the differences between the studies was the increase in the number of pre-tests, a second experiment was made in which the number of pre-tests was reduced. Two typically developing children aged 4 and 5 years old participated in the second experiment. Four sets, totaling 8 words, were used throughout the second experiment. Both participants showed high percentages of correct answers in the Post-tests of Set 1 after Training, indicating the possible effect of reducing the number of pre-tests. One of the participants did not continue his participation at the parents\' request after completing the Post-test of Set 1. The remaining participant also showed high percentages of correct answers in the posttests of Set 2 after training this set. Therefore, it was possible to verify that the decrease in pre-test trials from Experiment I to Experiment II produced a better performance in the post-tests and, thus, the emergence of relations involving the words of Sets 1 and 2, as demonstrated in previous studies. However, the results of the post-tests involving Sets 3 and 4 did not demonstrate the emergence of BC, CB and CD relations and, thus, it was not possible to verify the production of recombinative reading. It is suggested that the same procedure be performed in person to verify the possibility of establishing a recombinative reading with the analyzed procedure.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDebert, PaulaMiklos, Mathias Levy de Wolinsk2023-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-10012024-184710/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-10T20:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-10012024-184710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-10T20:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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