Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Newton Siqueira da
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05092023-145606/
Resumo: O assunto Sistemas de Informação de Marketing tem sido bastante explorado nos últimos trinta anos. Contudo, no que se refere à avaliação da eficácia destes Sistemas, pouco se tem feito. Ao tratar este assunto em profundidade, esta dissertação procurou verificar a adequação do uso de medidas perceptuais para efetuar a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing. Após obter a fundamentação teórica necessária, partiu-se para a construção de um instrumento que efetua a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing com base em medidas da satisfação dos usuários e da eficácia percebida por eles com relação à obtenção de resultados organizacionais. Este instrumento foi refinado e validado em um estudo de caso realizado em dois estágios. O primeiro estágio serviu-se das técnicas de focus group e de entrevista em profundidade para refinar o instrumento construído a partir da teoria. No segundo estágio, efetuou-se a aplicação piloto do instrumento em uma pesquisa de campo realizada junto a Empresa objeto do estudo de caso. Através desta pesquisa de campo foi possível a avaliação da adequação do instrumento em situações de pesquisa do mundo real.
id USP_f360302e3afc06f1f58f295d2406c67e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05092023-145606
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratóriaContribution to the evaluation of the effectiveness of marketing information systems: an exploratory researchMarketing - Information SystemsMarketing - Sistemas da informaçãoO assunto Sistemas de Informação de Marketing tem sido bastante explorado nos últimos trinta anos. Contudo, no que se refere à avaliação da eficácia destes Sistemas, pouco se tem feito. Ao tratar este assunto em profundidade, esta dissertação procurou verificar a adequação do uso de medidas perceptuais para efetuar a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing. Após obter a fundamentação teórica necessária, partiu-se para a construção de um instrumento que efetua a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing com base em medidas da satisfação dos usuários e da eficácia percebida por eles com relação à obtenção de resultados organizacionais. Este instrumento foi refinado e validado em um estudo de caso realizado em dois estágios. O primeiro estágio serviu-se das técnicas de focus group e de entrevista em profundidade para refinar o instrumento construído a partir da teoria. No segundo estágio, efetuou-se a aplicação piloto do instrumento em uma pesquisa de campo realizada junto a Empresa objeto do estudo de caso. Através desta pesquisa de campo foi possível a avaliação da adequação do instrumento em situações de pesquisa do mundo real.The subject Marketing Information Systems has been widely studied in the last thirty years. But, about the effectiveness of these Systems, little has been done. Studying this subject in depth, this dissertation tried to verify how suitable is the use of perceptuals measurements for evaluating the effectiveness of the Marketing Information Systems. After getting the enough theoretical foundation, one started the construction of a instrument that makes the evaluation of Marketing Information Systems effectiveness using measures of users satisfaction and measures of effectiveness perceived by them towards the acquisition of organizational results. This instrument was refined and validated in a case study executed in two stages. The first stage used focus group and interview in depth techniques for refining the instrument emerged from the theory. In the second stage, a pilot application was done in the Company that participated of the case study. Through this field research was possible the evaluation of how suitable the instrument is in researches situations of the real world.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattar, Fauze NajibSilva, Newton Siqueira da2000-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05092023-145606/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-05T18:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-05092023-145606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-05T18:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória
Contribution to the evaluation of the effectiveness of marketing information systems: an exploratory research
title Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória
spellingShingle Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória
Silva, Newton Siqueira da
Marketing - Information Systems
Marketing - Sistemas da informação
title_short Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória
title_full Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória
title_fullStr Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória
title_full_unstemmed Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória
title_sort Contribuição para a avaliação da eficácia dos sistemas de informações de marketing: uma pesquisa exploratória
author Silva, Newton Siqueira da
author_facet Silva, Newton Siqueira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattar, Fauze Najib
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Newton Siqueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing - Information Systems
Marketing - Sistemas da informação
topic Marketing - Information Systems
Marketing - Sistemas da informação
description O assunto Sistemas de Informação de Marketing tem sido bastante explorado nos últimos trinta anos. Contudo, no que se refere à avaliação da eficácia destes Sistemas, pouco se tem feito. Ao tratar este assunto em profundidade, esta dissertação procurou verificar a adequação do uso de medidas perceptuais para efetuar a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing. Após obter a fundamentação teórica necessária, partiu-se para a construção de um instrumento que efetua a avaliação da eficácia dos Sistemas de Informação de Marketing com base em medidas da satisfação dos usuários e da eficácia percebida por eles com relação à obtenção de resultados organizacionais. Este instrumento foi refinado e validado em um estudo de caso realizado em dois estágios. O primeiro estágio serviu-se das técnicas de focus group e de entrevista em profundidade para refinar o instrumento construído a partir da teoria. No segundo estágio, efetuou-se a aplicação piloto do instrumento em uma pesquisa de campo realizada junto a Empresa objeto do estudo de caso. Através desta pesquisa de campo foi possível a avaliação da adequação do instrumento em situações de pesquisa do mundo real.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05092023-145606/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05092023-145606/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256744671051776