O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12792 |
Resumo: | Nas diferentes funções da administração de marketing, a informação é insumo básico. O presente artigo pretende relatar uma pesquisa de opinião de 116 alunos dos cursos de MBA da Universidade Anhembi-Morumbi, que atuavam em empresas nacionais e multinacionais, de diversos setores de atuação, para discutir a importância dos sistemas de informações de marketing (SIM) formais, integrados e contínuos para o processo de planejamento de marketing nessas empresas. A análise dos resultados da pesquisa empírica deixa clara a importância do SIM para o planejamento de marketing e a possibilidade de obter-se vantagem competitiva por meio da utilização do sistema. |
id |
USP-33_f7b7f5c4e1baad67eb087d1421e6cdf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/12792 |
network_acronym_str |
USP-33 |
network_name_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva Information systems in marketing planning: in search for competitive advantage sistema de informações de marketingplanejamento de marketingmarketing information systemmarketing planning Nas diferentes funções da administração de marketing, a informação é insumo básico. O presente artigo pretende relatar uma pesquisa de opinião de 116 alunos dos cursos de MBA da Universidade Anhembi-Morumbi, que atuavam em empresas nacionais e multinacionais, de diversos setores de atuação, para discutir a importância dos sistemas de informações de marketing (SIM) formais, integrados e contínuos para o processo de planejamento de marketing nessas empresas. A análise dos resultados da pesquisa empírica deixa clara a importância do SIM para o planejamento de marketing e a possibilidade de obter-se vantagem competitiva por meio da utilização do sistema. Information is an important input to perform the different activities of marketing administration. This paper presents a an investigation of the opinion of 116 MBA students at the University of Anhembi-Morumbi, who used to work for Brazilian and multinational organizations from several sectors, in order to examine the importance of formal, integrated and continuous marketing information systems (MIS) in the process of marketing strategy planning in these types of organizations. The results of the empirical study show the importance of the MIS to marketing planning, as well as the possibility of obtaining a competitive edge through the use of a marketing information system. TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/1279210.4301/S1807-17752007000100003Journal of Information Systems and Technology Management; v. 4 n. 1 (2007); 23-46Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 4 No. 1 (2007); 23-46Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 4 Núm. 1 (2007); 23-461807-1775reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12792/14576Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online)info:eu-repo/semantics/openAccessKhauaja, Daniela Motta RomeiroCampomar, Marcos Cortez2014-05-18T12:59:40Zoai:revistas.usp.br:article/12792Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-1775&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jistem@usp.br1807-17751807-1775opendoar:2014-05-18T12:59:40Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva Information systems in marketing planning: in search for competitive advantage |
title |
O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva |
spellingShingle |
O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva Khauaja, Daniela Motta Romeiro sistema de informações de marketing planejamento de marketing marketing information system marketing planning |
title_short |
O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva |
title_full |
O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva |
title_fullStr |
O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva |
title_full_unstemmed |
O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva |
title_sort |
O sistema de informações no planejamento de marketing: em busca de vantagem competitiva |
author |
Khauaja, Daniela Motta Romeiro |
author_facet |
Khauaja, Daniela Motta Romeiro Campomar, Marcos Cortez |
author_role |
author |
author2 |
Campomar, Marcos Cortez |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Khauaja, Daniela Motta Romeiro Campomar, Marcos Cortez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sistema de informações de marketing planejamento de marketing marketing information system marketing planning |
topic |
sistema de informações de marketing planejamento de marketing marketing information system marketing planning |
description |
Nas diferentes funções da administração de marketing, a informação é insumo básico. O presente artigo pretende relatar uma pesquisa de opinião de 116 alunos dos cursos de MBA da Universidade Anhembi-Morumbi, que atuavam em empresas nacionais e multinacionais, de diversos setores de atuação, para discutir a importância dos sistemas de informações de marketing (SIM) formais, integrados e contínuos para o processo de planejamento de marketing nessas empresas. A análise dos resultados da pesquisa empírica deixa clara a importância do SIM para o planejamento de marketing e a possibilidade de obter-se vantagem competitiva por meio da utilização do sistema. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12792 10.4301/S1807-17752007000100003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12792 |
identifier_str_mv |
10.4301/S1807-17752007000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/jistem/article/view/12792/14576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
publisher.none.fl_str_mv |
TECSI - FEA - Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management; v. 4 n. 1 (2007); 23-46 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 4 No. 1 (2007); 23-46 Journal of Information Systems and Technology Management; Vol. 4 Núm. 1 (2007); 23-46 1807-1775 reponame:Journal of Information Systems and Technology Management (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
collection |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Information Systems and Technology Management (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jistem@usp.br |
_version_ |
1809284035363471360 |