Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LACERDA, Rafael Patrício.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CAVALCANTI, Elmano Pontes.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500
Resumo: A mudança frenética que assola o ambiente empresarial não permite aos executivos decidirem somente a partir de experiência e insight, sem a existência de informações confiáveis. Nesse sentido, os sistemas de informações modernos possibilitam a coleta e tratamento de dados, como forma de atender a essa contínua demanda por informações, em tempo hábil e com qualidade. O estudo teve por objetivo analisar até que ponto o sistema de informação de marketing contribui para o sucesso organizacional. Os tipos de pesquisa realizada foram o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi os executivos de alto ou médio escalão. O universo envolveu 104 empresas de porte grande, médio e pequena dos setores de serviço e de comércio, todas localizadas na cidade de Campina Grande. A amostra foi censitária. Para a realização da coleta de dados foi utilizado à entrevista em profundidade. A abordagem dos dados envolveu as perspectivas qualitativa e quantitativa. Entre os principais resultados: há uma melhor infra-estrutura dos sistemas de informações nas empresas de comércio em relação às de serviço; há certa insuficiência no suporte ao mix de promoção; a promoção e o sucesso estão correlacionados; e consenso entre as empresas, quanto à dinâmica do mercado. A principal conclusão foi à existência de correlação entre o desempenho do sistema de informação de marketing e o sucesso organizacional.
id UFCG_7970074cf2ad17aa6a54b23e128ed191
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31500
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.Competitive intelligence and marketing as support for organizational success: the context of information systems.Sistemas de informaçãoMarketing - sistemas de informaçãoSucesso organizacionalSistema de informação de marketingInformation systemsMarketing - information systemsOrganizational successMarketing information systemAdministração.A mudança frenética que assola o ambiente empresarial não permite aos executivos decidirem somente a partir de experiência e insight, sem a existência de informações confiáveis. Nesse sentido, os sistemas de informações modernos possibilitam a coleta e tratamento de dados, como forma de atender a essa contínua demanda por informações, em tempo hábil e com qualidade. O estudo teve por objetivo analisar até que ponto o sistema de informação de marketing contribui para o sucesso organizacional. Os tipos de pesquisa realizada foram o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi os executivos de alto ou médio escalão. O universo envolveu 104 empresas de porte grande, médio e pequena dos setores de serviço e de comércio, todas localizadas na cidade de Campina Grande. A amostra foi censitária. Para a realização da coleta de dados foi utilizado à entrevista em profundidade. A abordagem dos dados envolveu as perspectivas qualitativa e quantitativa. Entre os principais resultados: há uma melhor infra-estrutura dos sistemas de informações nas empresas de comércio em relação às de serviço; há certa insuficiência no suporte ao mix de promoção; a promoção e o sucesso estão correlacionados; e consenso entre as empresas, quanto à dinâmica do mercado. A principal conclusão foi à existência de correlação entre o desempenho do sistema de informação de marketing e o sucesso organizacional.The change frantic attacking the business environment does not allow executives to choose only from experience and insight, without the existence of reliable information. Accordingly, the moderns information systems enable the collection and processing of data in order to meet the continuing demand for information in timely and quality. This research aimed to examine to what extent the marketing information systems contributes to organizational success. The types of research were carried out the exploratory and descriptive. The unit of analysis was the executives of high or medium level. The universe of 104 companies involved carrying large, medium and small sectores of the service and trade, all located in the city of Campina Grande. The sample was census. For the data collection was used to interview in depth. The approach of the data involved the qualitative and quantitative perspective. Among the main results: there is a better infrastructure of information systems in enterprises of trade comparing to the ones services; there is bit support in the promotion mix; promotion and sucess was correlation; and consensus between the companies, the dynamics of the market. The main conclusion was the existence of correlation between the performance of the marketing information system and organizational success.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-18T23:16:06Z2023-08-182023-08-18T23:16:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500LACERDA, Rafael Patrício; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500porLACERDA, Rafael Patrício.CAVALCANTI, Elmano Pontes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T11:23:35Zoai:localhost:riufcg/31500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T11:23:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.
Competitive intelligence and marketing as support for organizational success: the context of information systems.
title Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.
spellingShingle Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.
LACERDA, Rafael Patrício.
Sistemas de informação
Marketing - sistemas de informação
Sucesso organizacional
Sistema de informação de marketing
Information systems
Marketing - information systems
Organizational success
Marketing information system
Administração.
title_short Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.
title_full Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.
title_fullStr Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.
title_full_unstemmed Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.
title_sort Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.
author LACERDA, Rafael Patrício.
author_facet LACERDA, Rafael Patrício.
CAVALCANTI, Elmano Pontes.
author_role author
author2 CAVALCANTI, Elmano Pontes.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LACERDA, Rafael Patrício.
CAVALCANTI, Elmano Pontes.
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de informação
Marketing - sistemas de informação
Sucesso organizacional
Sistema de informação de marketing
Information systems
Marketing - information systems
Organizational success
Marketing information system
Administração.
topic Sistemas de informação
Marketing - sistemas de informação
Sucesso organizacional
Sistema de informação de marketing
Information systems
Marketing - information systems
Organizational success
Marketing information system
Administração.
description A mudança frenética que assola o ambiente empresarial não permite aos executivos decidirem somente a partir de experiência e insight, sem a existência de informações confiáveis. Nesse sentido, os sistemas de informações modernos possibilitam a coleta e tratamento de dados, como forma de atender a essa contínua demanda por informações, em tempo hábil e com qualidade. O estudo teve por objetivo analisar até que ponto o sistema de informação de marketing contribui para o sucesso organizacional. Os tipos de pesquisa realizada foram o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi os executivos de alto ou médio escalão. O universo envolveu 104 empresas de porte grande, médio e pequena dos setores de serviço e de comércio, todas localizadas na cidade de Campina Grande. A amostra foi censitária. Para a realização da coleta de dados foi utilizado à entrevista em profundidade. A abordagem dos dados envolveu as perspectivas qualitativa e quantitativa. Entre os principais resultados: há uma melhor infra-estrutura dos sistemas de informações nas empresas de comércio em relação às de serviço; há certa insuficiência no suporte ao mix de promoção; a promoção e o sucesso estão correlacionados; e consenso entre as empresas, quanto à dinâmica do mercado. A principal conclusão foi à existência de correlação entre o desempenho do sistema de informação de marketing e o sucesso organizacional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-08-18T23:16:06Z
2023-08-18
2023-08-18T23:16:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500
LACERDA, Rafael Patrício; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500
identifier_str_mv LACERDA, Rafael Patrício; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744590610104320