Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500 |
Resumo: | A mudança frenética que assola o ambiente empresarial não permite aos executivos decidirem somente a partir de experiência e insight, sem a existência de informações confiáveis. Nesse sentido, os sistemas de informações modernos possibilitam a coleta e tratamento de dados, como forma de atender a essa contínua demanda por informações, em tempo hábil e com qualidade. O estudo teve por objetivo analisar até que ponto o sistema de informação de marketing contribui para o sucesso organizacional. Os tipos de pesquisa realizada foram o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi os executivos de alto ou médio escalão. O universo envolveu 104 empresas de porte grande, médio e pequena dos setores de serviço e de comércio, todas localizadas na cidade de Campina Grande. A amostra foi censitária. Para a realização da coleta de dados foi utilizado à entrevista em profundidade. A abordagem dos dados envolveu as perspectivas qualitativa e quantitativa. Entre os principais resultados: há uma melhor infra-estrutura dos sistemas de informações nas empresas de comércio em relação às de serviço; há certa insuficiência no suporte ao mix de promoção; a promoção e o sucesso estão correlacionados; e consenso entre as empresas, quanto à dinâmica do mercado. A principal conclusão foi à existência de correlação entre o desempenho do sistema de informação de marketing e o sucesso organizacional. |
id |
UFCG_7970074cf2ad17aa6a54b23e128ed191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31500 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação.Competitive intelligence and marketing as support for organizational success: the context of information systems.Sistemas de informaçãoMarketing - sistemas de informaçãoSucesso organizacionalSistema de informação de marketingInformation systemsMarketing - information systemsOrganizational successMarketing information systemAdministração.A mudança frenética que assola o ambiente empresarial não permite aos executivos decidirem somente a partir de experiência e insight, sem a existência de informações confiáveis. Nesse sentido, os sistemas de informações modernos possibilitam a coleta e tratamento de dados, como forma de atender a essa contínua demanda por informações, em tempo hábil e com qualidade. O estudo teve por objetivo analisar até que ponto o sistema de informação de marketing contribui para o sucesso organizacional. Os tipos de pesquisa realizada foram o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi os executivos de alto ou médio escalão. O universo envolveu 104 empresas de porte grande, médio e pequena dos setores de serviço e de comércio, todas localizadas na cidade de Campina Grande. A amostra foi censitária. Para a realização da coleta de dados foi utilizado à entrevista em profundidade. A abordagem dos dados envolveu as perspectivas qualitativa e quantitativa. Entre os principais resultados: há uma melhor infra-estrutura dos sistemas de informações nas empresas de comércio em relação às de serviço; há certa insuficiência no suporte ao mix de promoção; a promoção e o sucesso estão correlacionados; e consenso entre as empresas, quanto à dinâmica do mercado. A principal conclusão foi à existência de correlação entre o desempenho do sistema de informação de marketing e o sucesso organizacional.The change frantic attacking the business environment does not allow executives to choose only from experience and insight, without the existence of reliable information. Accordingly, the moderns information systems enable the collection and processing of data in order to meet the continuing demand for information in timely and quality. This research aimed to examine to what extent the marketing information systems contributes to organizational success. The types of research were carried out the exploratory and descriptive. The unit of analysis was the executives of high or medium level. The universe of 104 companies involved carrying large, medium and small sectores of the service and trade, all located in the city of Campina Grande. The sample was census. For the data collection was used to interview in depth. The approach of the data involved the qualitative and quantitative perspective. Among the main results: there is a better infrastructure of information systems in enterprises of trade comparing to the ones services; there is bit support in the promotion mix; promotion and sucess was correlation; and consensus between the companies, the dynamics of the market. The main conclusion was the existence of correlation between the performance of the marketing information system and organizational success.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-18T23:16:06Z2023-08-182023-08-18T23:16:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500LACERDA, Rafael Patrício; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500porLACERDA, Rafael Patrício.CAVALCANTI, Elmano Pontes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T11:23:35Zoai:localhost:riufcg/31500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T11:23:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. Competitive intelligence and marketing as support for organizational success: the context of information systems. |
title |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. |
spellingShingle |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. LACERDA, Rafael Patrício. Sistemas de informação Marketing - sistemas de informação Sucesso organizacional Sistema de informação de marketing Information systems Marketing - information systems Organizational success Marketing information system Administração. |
title_short |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. |
title_full |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. |
title_fullStr |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. |
title_full_unstemmed |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. |
title_sort |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. |
author |
LACERDA, Rafael Patrício. |
author_facet |
LACERDA, Rafael Patrício. CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
author_role |
author |
author2 |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LACERDA, Rafael Patrício. CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas de informação Marketing - sistemas de informação Sucesso organizacional Sistema de informação de marketing Information systems Marketing - information systems Organizational success Marketing information system Administração. |
topic |
Sistemas de informação Marketing - sistemas de informação Sucesso organizacional Sistema de informação de marketing Information systems Marketing - information systems Organizational success Marketing information system Administração. |
description |
A mudança frenética que assola o ambiente empresarial não permite aos executivos decidirem somente a partir de experiência e insight, sem a existência de informações confiáveis. Nesse sentido, os sistemas de informações modernos possibilitam a coleta e tratamento de dados, como forma de atender a essa contínua demanda por informações, em tempo hábil e com qualidade. O estudo teve por objetivo analisar até que ponto o sistema de informação de marketing contribui para o sucesso organizacional. Os tipos de pesquisa realizada foram o exploratório e descritivo. A unidade de análise foi os executivos de alto ou médio escalão. O universo envolveu 104 empresas de porte grande, médio e pequena dos setores de serviço e de comércio, todas localizadas na cidade de Campina Grande. A amostra foi censitária. Para a realização da coleta de dados foi utilizado à entrevista em profundidade. A abordagem dos dados envolveu as perspectivas qualitativa e quantitativa. Entre os principais resultados: há uma melhor infra-estrutura dos sistemas de informações nas empresas de comércio em relação às de serviço; há certa insuficiência no suporte ao mix de promoção; a promoção e o sucesso estão correlacionados; e consenso entre as empresas, quanto à dinâmica do mercado. A principal conclusão foi à existência de correlação entre o desempenho do sistema de informação de marketing e o sucesso organizacional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2023-08-18T23:16:06Z 2023-08-18 2023-08-18T23:16:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500 LACERDA, Rafael Patrício; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500 |
identifier_str_mv |
LACERDA, Rafael Patrício; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto do sistema de informação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744590610104320 |