Os jovens e a máscara: políticas de representação de jovens autores de atos infracionais no cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamas, Caio Túlio Padula
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-14112022-173606/
Resumo: Esta tese tem como objetivo geral compreender quais e como se articulam algumas das políticas de representação críticas ao estigma de jovens autores de atos infracionais no cinema brasileiro a partir do ano de 2002. Por máscara entende-se o conjunto de representações de caráter estigmatizante, que tende a homogeneizar aqueles a quem se faz referência, e contra a qual atuam os filmes em destaque desta pesquisa. Para alcançar o objetivo proposto, parte-se da hipótese de que algumas dessas políticas podem ser divididas em três eixos principais: faces reveladas, no qual o rosto dos jovens fica visível na narrativa, possibilitando a solidariedade e empatia entre o público e os personagens; laços de afeto, no qual esses sujeitos são representados como filhos, irmãos e amigos; culturas juvenis, no qual tais jovens são representados como integrantes e agentes dessas culturas. Todos esses eixos articulam, em sua materialidade discursiva, audiovisual e por vezes intermidiática, processos de humanização, recidadania e valorização das identidades, expandindo a concepção desses sujeitos para além dos atributos pejorativos que os conformam no imaginário social. Considerando um amplo quadro conceitual, em diálogo com autores de diferentes campos do conhecimento como as ciências da linguagem, as ciências sociais, o cinema, a comunicação e a filosofia, analisa-se quatro obras em particular: Juízo (Maria Augusta Ramos, 2007), Bróder (Jefferson De, 2011), Antônia (Tata Amaral, 2006) e A Vizinhança do Tigre (Affonso Uchoa, 2014). Em uma abordagem que busca alternadamente elementos internos e externos aos filmes, verificou-se como eles fazem parte de um mesmo horizonte discursivo, com a construção de abordagens solidárias aos jovens, na qual se incluem por vezes a presença marcante da trilha musical e de performances de masculinidade.
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