Influência das representações sociais de Coordenadores de Área do PIBID-QUÍMICA sobre \"escola pública\" e \"Licenciatura\" na prática destes subprojetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thaiara Magro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-31052021-171147/
Resumo: Esta Tese apresenta um estudo que objetivou investigar se Coordenadores de área de subprojetos PIBID-Química de diferentes IES (Instituições de Ensino Superior) constiuem um grupo social no que se refere aos objetos sociais \"escola pública\" e \"Licenciatura\", na perspectiva de que se possam identificar as concepções que subjazem à proposição das práticas desenvolvidas nesses subprojetos. Para isso, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais (RS) que estabelece ter-se um grupo social quando seus sujeitos compartilham ideias e pensamentos em comum sobre um objeto social. Os sujeitos dessa pesquisa são sete Coordenadores de área de subprojetos PIBID-Química. Para a coleta de informações e seu tratamento, utilizou-se a metodologia da História Oral, a partir de entrevistas abertas que foram trancriadas para a constituição de narrativas, objeto da análise. Na construção dos dados empregou-se as análises de similitude e de conteúdo. A análise de similitude permitiu inferir que os sujeitos desta pesquisa contituiam um grupo social frente aos objetos sociais \"escola pública\" e \"Licenciatura\". A análise de conteúdo, realizada posteriormente, permitiu identificar as RS dos Coordenadores de área de subprojetos PIBID-Química sobre \"escola pública\" e sobre \"licenciatura\". Identificou-se, com relação à RS sobre \"escola pública\", que ela se objetiva na compreensão desse espaço como um local de \"falhas\", ou seja, local que convive com questões que interferem na atuação do professor; e se ancoram na desvalorização da Educação. Por sua vez, a RS desses sujeitos sobre \"licenciatura\" se objetiva na sua desvalorização e nas questões atinentes à relação entre teoria e prática, e se ancoram no histórico do curso de Licenciatura e na desvalorização do professor pela sociedade. Por fim, os dados sugerem que as RS dos Coordenadores de área de subprojetos PIBID-Química sobre \"escola pública\" e \"Licenciatura\" influenciam as ações desenvolvidas nos subprojetos, o que permite inferir que essas RS direcionam a construção de um conhecimento sobre o PIBID (sua constituição, fundamentos e propósitos), ou seja, pode-se isupor que os Coordenadores de área de subprojetos PIBID-Química constituem um coletivo de pensamento com relação ao termo \"PIBID\", apesar desse programa ser relativamente novo (foi implementado em 2007) e que seus Coordenadores de área, ou iniciaram as atividades desse programa, ou continuaram atividades fundantes de seus subprojetos. Nesse sentido, percebe-se a importância deste programa para as Licenciaturas que o implementaram.
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spelling Influência das representações sociais de Coordenadores de Área do PIBID-QUÍMICA sobre \"escola pública\" e \"Licenciatura\" na prática destes subprojetosInfluence of PIBID-QUÍMICA Area Coordinators\' social representations on \"public school\" and \"Initial teacher training\" in the practice of these subprojects.Coordenador de ÁreaEscola públicaInitial teacher trainingLicenciaturaPIBIDPIBIDproject supervisorPúblic SchoolRepresentação Socialsocial representation.Esta Tese apresenta um estudo que objetivou investigar se Coordenadores de área de subprojetos PIBID-Química de diferentes IES (Instituições de Ensino Superior) constiuem um grupo social no que se refere aos objetos sociais \"escola pública\" e \"Licenciatura\", na perspectiva de que se possam identificar as concepções que subjazem à proposição das práticas desenvolvidas nesses subprojetos. Para isso, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais (RS) que estabelece ter-se um grupo social quando seus sujeitos compartilham ideias e pensamentos em comum sobre um objeto social. Os sujeitos dessa pesquisa são sete Coordenadores de área de subprojetos PIBID-Química. Para a coleta de informações e seu tratamento, utilizou-se a metodologia da História Oral, a partir de entrevistas abertas que foram trancriadas para a constituição de narrativas, objeto da análise. Na construção dos dados empregou-se as análises de similitude e de conteúdo. A análise de similitude permitiu inferir que os sujeitos desta pesquisa contituiam um grupo social frente aos objetos sociais \"escola pública\" e \"Licenciatura\". A análise de conteúdo, realizada posteriormente, permitiu identificar as RS dos Coordenadores de área de subprojetos PIBID-Química sobre \"escola pública\" e sobre \"licenciatura\". Identificou-se, com relação à RS sobre \"escola pública\", que ela se objetiva na compreensão desse espaço como um local de \"falhas\", ou seja, local que convive com questões que interferem na atuação do professor; e se ancoram na desvalorização da Educação. Por sua vez, a RS desses sujeitos sobre \"licenciatura\" se objetiva na sua desvalorização e nas questões atinentes à relação entre teoria e prática, e se ancoram no histórico do curso de Licenciatura e na desvalorização do professor pela sociedade. Por fim, os dados sugerem que as RS dos Coordenadores de área de subprojetos PIBID-Química sobre \"escola pública\" e \"Licenciatura\" influenciam as ações desenvolvidas nos subprojetos, o que permite inferir que essas RS direcionam a construção de um conhecimento sobre o PIBID (sua constituição, fundamentos e propósitos), ou seja, pode-se isupor que os Coordenadores de área de subprojetos PIBID-Química constituem um coletivo de pensamento com relação ao termo \"PIBID\", apesar desse programa ser relativamente novo (foi implementado em 2007) e que seus Coordenadores de área, ou iniciaram as atividades desse programa, ou continuaram atividades fundantes de seus subprojetos. Nesse sentido, percebe-se a importância deste programa para as Licenciaturas que o implementaram.This Doctoral Thesis (or Dissertation/USA) presents a study that aimed to investigate whether project supervisor of Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (PIBID from Portuguese) subprojects of Chemistry from different Higher Education Institutions in Brazil formed a social group concerning the social objects \"public school\" and \"initial teacher training\" in the perspective that it is possible to identify the conceptions underlying the proposition of the practices developed in the referred subprojects. For this, we used Social Representation Theory (SR), which establishes that we have a social group when its subjects share common ideas and thoughts about a social object. The subjects of this research consist of seven project supervisors of the PIBID-Chemistry subprojects. For collecting information and its treatment, we employed the Oral History methodology, based on open interviews transcribed for the narratives\' constitution, the object of the analysis. We performed data analysis through similarity analysis and content analysis. The similarity analysis allowed us to infer that this research\'s subjects constituted a social group concerning the social objects \"public school\" and \"initial teacher training\". The content analysis, carried out later, allowed identifying PIBID-Chemistry-Supervisors´ SR concerning \"public school\" and \"initial teacher training\". We could perceive that the social representation about \"public school\" expresses the understanding of this space as a place of \"failures\", which coexists with issues that interfere in the teacher\'s performance and anchors in the devaluation of Education. In turn, the social representation of these subjects about \"initial teacher training\" is related to its devaluation and the relationship between theory and practice issues. The SR anchors in the trajectory of this undergraduate course in Brazil and the teacher\'s social devaluation by Brazilian society. Finally, the data suggest that the social representations of the PIBID-Chemistry Supervisors on \"public school\" and \"initial teacher training\" influence the actions developed in the subprojects under their coordination, which allows us to infer that this social representation underlies the PIBID´s knowledge construction (its constitution, fundamentals and purposes), that is, it can be inferred that the PIBID-Chemistry supervisors constitute a collective of thought regarding the term \"PIBID\", although this program is relatively new (being established in 2007). Probably this aspect is due to the fact that the project supervisors, either started the activities of this program, or continued founding activities of their subprojects. In this sense, we can perceive the PIBID programme\'s importance for the Initial Training Teacher programmes that implemented it.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Daisy de BritoPereira, Thaiara Magro2021-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-31052021-171147/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-04T01:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-31052021-171147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-04T01:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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