Recompensas em organizações que atuam no terceiro setor: análise a partir de seus pressupostos orientadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hipolito, José Antonio Monteiro
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18042008-143151/
Resumo: Este trabalho discorre sobre a gestão de recompensas para organizações do Terceiro Setor, as quais, nos últimos anos, têm sentido a necessidade de maior estruturação e profissionalização. Discutimos se um caminho natural seria a incorporação daquelas práticas bem sucedidas nas organizações do Mercado, em função de seu maior desenvolvimento conceitual e prático sobre o assunto, ou se deveriam, em função de suas especificidades, elaborar modelos próprios. Para chegar a uma conclusão, optamos por entender se profissionais dos dois setores compartilham de um conjunto de crenças semelhantes em relação ao trabalho; à organização; e ao papel a ser desempenhado pelas práticas de Gestão de Pessoas e Recompensas; além de verificar o que eles esperam como retribuição pelo seu trabalho. Acreditamos, suportados pela literatura, que a compreensão destes aspectos é condição necessária para o estabelecimento de práticas compensatórias adequadas. A identificação das semelhanças e diferenças entre os profissionais dos dois setores em relação aos aspectos mencionados foi obtida pela aplicação de questionários a seus gestores e colaboradores. Este foi elaborado, tendo por referência a literatura de gestão de recompensas desenvolvida para o Mercado e o resgate efetuado sobre as características, momento, e desafios presentes nas organizações sem fins lucrativos, além de considerar as recomendações da literatura internacional sobre remuneração para organizações do Terceiro Setor. Ao final, debatemos os resultados da pesquisa junto a um Grupo Focal, o que gerou, uma série de inferências e recomendações em relação à adoção de práticas de recompensas para as organizações sem fins lucrativos.
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