Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Régis Luíz Lima de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22022008-135442/
Resumo: Esta pesquisa de cunho qualitativo se propõe a responder à seguinte questão: quais as transformações percebidas pelos professores em sua prática docente frente aos cursos de formação continuada? Para isso, construímos um referencial teórico fundamentando os elementos básicos - formação continuada, o professor do século XXI e a Etnomatemática. Nessa perspectiva, descrevemos o processo de desenvolvimento de um curso de Formação Continuada realizado no município de Barueri/SP. Ao longo de três anos a pesquisa se constituiu com o acompanhamento dos cursos de formação oferecidos pelo referido município bem como por meio de entrevistas com 8 (oito) professores que participam desses cursos há pelo menos três anos. Objetivamos organizar um panorama em termos acadêmicos sobre a Formação Continuada de Professores, tendo por base algumas tendências contemporâneas, como a etnomatemática - enquanto proposta que procura dar vez e voz aos diferentes grupos sócio-culturais a partir da valorização dos conhecimentos que professores e alunos geram em seus fazeres cotidianos - e elaborar uma discussão reflexiva acerca desses cursos, para observar suas inter-relações, intenções e significados enquanto espaço de troca de experiências entre diversos profissionais da área da educação. Para tanto, nos pautamos especialmente em Kilpatrick & Silver (2004), que desenvolveram uma análise retrospectiva do progresso realizado no século XX em termos de educação matemática, explicitando uma visão sobre as questões que foram colocadas aos educadores matemáticos e, portanto, estão aí como desafios para as próximas décadas no século XXI. De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu concluir que o desempenho dos professores em sala de aula - em decorrência aos cursos de formação continuada - depende de um conjunto de fatores tais como: dar voz ao saber da experiência, ouvir o professor, cursos mais voltados à realidade do professor e/ou mesmo do município entre outros, sendo que as evidências/manifestações indicam que embora seja realizado um investimento considerável por parte do município em termos de formação continuada, os resultados têm sido pouco produtivos e promissores do ponto de vista dos professores que participam dessas formações.
id USP_fa5fe5ed26ae225099f402a242ba8b9a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22022008-135442
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar.Continued formation of teachers at the municipality of Barueri: understanding for a possible actuation.Continued FormationEducaçãoEducação matemáticaEducationEtnomatemáticaEtnomathematicsFormação continuadaMathematical EducationEsta pesquisa de cunho qualitativo se propõe a responder à seguinte questão: quais as transformações percebidas pelos professores em sua prática docente frente aos cursos de formação continuada? Para isso, construímos um referencial teórico fundamentando os elementos básicos - formação continuada, o professor do século XXI e a Etnomatemática. Nessa perspectiva, descrevemos o processo de desenvolvimento de um curso de Formação Continuada realizado no município de Barueri/SP. Ao longo de três anos a pesquisa se constituiu com o acompanhamento dos cursos de formação oferecidos pelo referido município bem como por meio de entrevistas com 8 (oito) professores que participam desses cursos há pelo menos três anos. Objetivamos organizar um panorama em termos acadêmicos sobre a Formação Continuada de Professores, tendo por base algumas tendências contemporâneas, como a etnomatemática - enquanto proposta que procura dar vez e voz aos diferentes grupos sócio-culturais a partir da valorização dos conhecimentos que professores e alunos geram em seus fazeres cotidianos - e elaborar uma discussão reflexiva acerca desses cursos, para observar suas inter-relações, intenções e significados enquanto espaço de troca de experiências entre diversos profissionais da área da educação. Para tanto, nos pautamos especialmente em Kilpatrick & Silver (2004), que desenvolveram uma análise retrospectiva do progresso realizado no século XX em termos de educação matemática, explicitando uma visão sobre as questões que foram colocadas aos educadores matemáticos e, portanto, estão aí como desafios para as próximas décadas no século XXI. De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu concluir que o desempenho dos professores em sala de aula - em decorrência aos cursos de formação continuada - depende de um conjunto de fatores tais como: dar voz ao saber da experiência, ouvir o professor, cursos mais voltados à realidade do professor e/ou mesmo do município entre outros, sendo que as evidências/manifestações indicam que embora seja realizado um investimento considerável por parte do município em termos de formação continuada, os resultados têm sido pouco produtivos e promissores do ponto de vista dos professores que participam dessas formações.The purpose of this research, of qualitative kind, is to give answer to the following question: is it conceivable to understand the implications of Teachers Continued Formation courses in the transformation of docent practices? With this purpose, we constructed theoretical references where the central elements - continuous formation, the teacher in XXI century and Etnomathematics - could be grounded. From this point of view, we described the development process of a Continued Formation course that took place in Barueri/SP. During three years, the investigation was conducted by attending formation courses offered at the mentioned municipality, as well as through interviews of eight teachers that attended these courses for a period of at least three years. We had as objective the organization of a prospect in academic terms about Continued Formation of Teachers, based on some contemporary tendencies, as Etnomathematics - understood as a proposal that tries to give voice and time to the different socio-cultural groups taking into account the appreciation of knowledge that teachers and students generate in their daily tasks - and we tried to elaborate a reflexive discussion about these courses, aiming observing its interrelationships, pretensions and significance as a space for interchanges of experiences among diverse professionals in education domains. In order to do that, we considered basically the contributions of Kilpatrick and Silver (2004), which developed a retrospective analysis of the progress attained in XX century concerning Mathematical Education, making explicit a sight over the questions that have been presented to Mathematical Educators and, therefore, stand along as challenges for the next decades in XXI century. In general, the research development allowed us to conclude that the teachers\' performance in classroom - as a consequence of continuous formation courses - depends on a set of factors such as: give voice to the experience knowledge, hear to the teacher, more specific courses directed to the teachers\' reality and/or even linked to the municipality, among others. The evidences indicate that although a considerable investment has been accomplished by the municipal district on continued formation, the results have been little productive and promising from the teachers that take part of these formation courses.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDomite, Maria do Carmo SantosSouza, Régis Luíz Lima de2007-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22022008-135442/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-22022008-135442Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar.
Continued formation of teachers at the municipality of Barueri: understanding for a possible actuation.
title Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar.
spellingShingle Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar.
Souza, Régis Luíz Lima de
Continued Formation
Educação
Educação matemática
Education
Etnomatemática
Etnomathematics
Formação continuada
Mathematical Education
title_short Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar.
title_full Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar.
title_fullStr Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar.
title_full_unstemmed Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar.
title_sort Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar.
author Souza, Régis Luíz Lima de
author_facet Souza, Régis Luíz Lima de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domite, Maria do Carmo Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Régis Luíz Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Continued Formation
Educação
Educação matemática
Education
Etnomatemática
Etnomathematics
Formação continuada
Mathematical Education
topic Continued Formation
Educação
Educação matemática
Education
Etnomatemática
Etnomathematics
Formação continuada
Mathematical Education
description Esta pesquisa de cunho qualitativo se propõe a responder à seguinte questão: quais as transformações percebidas pelos professores em sua prática docente frente aos cursos de formação continuada? Para isso, construímos um referencial teórico fundamentando os elementos básicos - formação continuada, o professor do século XXI e a Etnomatemática. Nessa perspectiva, descrevemos o processo de desenvolvimento de um curso de Formação Continuada realizado no município de Barueri/SP. Ao longo de três anos a pesquisa se constituiu com o acompanhamento dos cursos de formação oferecidos pelo referido município bem como por meio de entrevistas com 8 (oito) professores que participam desses cursos há pelo menos três anos. Objetivamos organizar um panorama em termos acadêmicos sobre a Formação Continuada de Professores, tendo por base algumas tendências contemporâneas, como a etnomatemática - enquanto proposta que procura dar vez e voz aos diferentes grupos sócio-culturais a partir da valorização dos conhecimentos que professores e alunos geram em seus fazeres cotidianos - e elaborar uma discussão reflexiva acerca desses cursos, para observar suas inter-relações, intenções e significados enquanto espaço de troca de experiências entre diversos profissionais da área da educação. Para tanto, nos pautamos especialmente em Kilpatrick & Silver (2004), que desenvolveram uma análise retrospectiva do progresso realizado no século XX em termos de educação matemática, explicitando uma visão sobre as questões que foram colocadas aos educadores matemáticos e, portanto, estão aí como desafios para as próximas décadas no século XXI. De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu concluir que o desempenho dos professores em sala de aula - em decorrência aos cursos de formação continuada - depende de um conjunto de fatores tais como: dar voz ao saber da experiência, ouvir o professor, cursos mais voltados à realidade do professor e/ou mesmo do município entre outros, sendo que as evidências/manifestações indicam que embora seja realizado um investimento considerável por parte do município em termos de formação continuada, os resultados têm sido pouco produtivos e promissores do ponto de vista dos professores que participam dessas formações.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22022008-135442/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22022008-135442/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257260219170816