J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terto, Alessandra Texeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16022023-172646/
Resumo: O \"Guia das escolas cristãs\" foi escrito no século XVIII pelo clérigo católico francês J. B. de La Salle. Trata-se de um manual destinado a estabelecer normas para assegurar a eficiência das escolas por ele criadas e dirigidas, dedicadas à educação popular. O objetivo desta dissertação é analisar as contribuições dessa obra para uma reflexão crítica acerca das tendências da educação na atualidade. Os três primeiros capítulos discorrem sobre as situações problemáticas enfrentados por La Salle no âmbito social e educacional de sua época e apresentam as passagens mais significativas do \"Guia das escolas cristãs\", texto pouco conhecido fora do círculo dos educadores lassalistas. Utilizando a metodologia da análise retórica, o manual é caracterizado pela metáfora \"percurso determinado e determinável\", a qual expressa a tese de que o processo educativo requer planejamento prévio e controle total das condutas e da subjetividade dos envolvidos. O quarto capítulo compara La Salle com outros pensadores cujas propostas são descritas pela metáfora \"percurso indeterminado\" e discute o significado da proposta lassaliana na era moderna e na atualidade. As ideias de La Salle integram uma linha de pensamento que não debate as finalidades da educação, apenas prescreve normas para o bom funcionamento das escolas, de modo a facilitar a mensuração do processo educacional. As conclusões indicam a necessidade superar o dualismo entre educação popular e educação de boa qualidade, em benefício de uma educação democrática.
id USP_fbede8f8f27f40a8b72876862b0d05c1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16022023-172646
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporâneaJ. B. de La Salle: contributions to a critique of contemporary pedagogyAnálise retóricaContemporary pedagogyEducação popularLa SalleLa SalleModern pedagogyPedagogia contemporâneaPedagogia modernaPopular educationRhetorical analysisO \"Guia das escolas cristãs\" foi escrito no século XVIII pelo clérigo católico francês J. B. de La Salle. Trata-se de um manual destinado a estabelecer normas para assegurar a eficiência das escolas por ele criadas e dirigidas, dedicadas à educação popular. O objetivo desta dissertação é analisar as contribuições dessa obra para uma reflexão crítica acerca das tendências da educação na atualidade. Os três primeiros capítulos discorrem sobre as situações problemáticas enfrentados por La Salle no âmbito social e educacional de sua época e apresentam as passagens mais significativas do \"Guia das escolas cristãs\", texto pouco conhecido fora do círculo dos educadores lassalistas. Utilizando a metodologia da análise retórica, o manual é caracterizado pela metáfora \"percurso determinado e determinável\", a qual expressa a tese de que o processo educativo requer planejamento prévio e controle total das condutas e da subjetividade dos envolvidos. O quarto capítulo compara La Salle com outros pensadores cujas propostas são descritas pela metáfora \"percurso indeterminado\" e discute o significado da proposta lassaliana na era moderna e na atualidade. As ideias de La Salle integram uma linha de pensamento que não debate as finalidades da educação, apenas prescreve normas para o bom funcionamento das escolas, de modo a facilitar a mensuração do processo educacional. As conclusões indicam a necessidade superar o dualismo entre educação popular e educação de boa qualidade, em benefício de uma educação democrática.The \"Guide to Christian Schools\" was written in the 18th century by the French Catholic cleric J. B. de La Salle. It is a manual aimed at establishing norms to ensure the efficiency of the schools he created and directed, dedicated to popular education. The objective of this dissertation is to analyze the contributions of this work to a critical reflection on the trends of education today. The first three chapters discuss the problematic situations faced by La Salle in the social and educational context of his time and present the most significant passages from the \"Guide to Christian Schools\", a text little known outside the circle of Lasallian educators. Using the methodology of rhetorical analysis, the manual is characterized by the metaphor \"determined and determinable route\", which expresses the thesis that the educational process requires prior planning and full control of the behaviors and subjectivity of those involved. The fourth chapter compares La Salle with other thinkers whose proposals are described by the metaphor \"indeterminate route\" and discusses the meaning of the Lasallian proposal in the modern era and today. La Salle\'s ideas are part of a line of thought that does not debate the purposes of education, only prescribes norms for the proper functioning of schools, in order to facilitate the measurement of the educational process. The conclusions indicate the need to overcome the dualism between popular education and good quality education, for the benefit of democratic education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCunha, Marcus Vinicius daTerto, Alessandra Texeira2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16022023-172646/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-22T14:26:39Zoai:teses.usp.br:tde-16022023-172646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-22T14:26:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea
J. B. de La Salle: contributions to a critique of contemporary pedagogy
title J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea
spellingShingle J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea
Terto, Alessandra Texeira
Análise retórica
Contemporary pedagogy
Educação popular
La Salle
La Salle
Modern pedagogy
Pedagogia contemporânea
Pedagogia moderna
Popular education
Rhetorical analysis
title_short J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea
title_full J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea
title_fullStr J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea
title_full_unstemmed J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea
title_sort J. B. de La Salle: contribuições para uma crítica à pedagogia contemporânea
author Terto, Alessandra Texeira
author_facet Terto, Alessandra Texeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Marcus Vinicius da
dc.contributor.author.fl_str_mv Terto, Alessandra Texeira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise retórica
Contemporary pedagogy
Educação popular
La Salle
La Salle
Modern pedagogy
Pedagogia contemporânea
Pedagogia moderna
Popular education
Rhetorical analysis
topic Análise retórica
Contemporary pedagogy
Educação popular
La Salle
La Salle
Modern pedagogy
Pedagogia contemporânea
Pedagogia moderna
Popular education
Rhetorical analysis
description O \"Guia das escolas cristãs\" foi escrito no século XVIII pelo clérigo católico francês J. B. de La Salle. Trata-se de um manual destinado a estabelecer normas para assegurar a eficiência das escolas por ele criadas e dirigidas, dedicadas à educação popular. O objetivo desta dissertação é analisar as contribuições dessa obra para uma reflexão crítica acerca das tendências da educação na atualidade. Os três primeiros capítulos discorrem sobre as situações problemáticas enfrentados por La Salle no âmbito social e educacional de sua época e apresentam as passagens mais significativas do \"Guia das escolas cristãs\", texto pouco conhecido fora do círculo dos educadores lassalistas. Utilizando a metodologia da análise retórica, o manual é caracterizado pela metáfora \"percurso determinado e determinável\", a qual expressa a tese de que o processo educativo requer planejamento prévio e controle total das condutas e da subjetividade dos envolvidos. O quarto capítulo compara La Salle com outros pensadores cujas propostas são descritas pela metáfora \"percurso indeterminado\" e discute o significado da proposta lassaliana na era moderna e na atualidade. As ideias de La Salle integram uma linha de pensamento que não debate as finalidades da educação, apenas prescreve normas para o bom funcionamento das escolas, de modo a facilitar a mensuração do processo educacional. As conclusões indicam a necessidade superar o dualismo entre educação popular e educação de boa qualidade, em benefício de uma educação democrática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16022023-172646/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16022023-172646/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257014089023488