A construção dos saberes dos estudantes de pedadogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega, Eliane Maria Vani
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-122255/
Resumo: O presente estudo investiga o processo de construção de saberes dos estudantes de Pedagogia em relação à Matemática e seu ensino durante a formação inicial. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, de cunho analítico-descritivo e longitudinal, que foi realizada no período 2007-2010, com alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, em Presidente Prudente, região oeste do interior do Estado de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa envolveu a utilização de questionário, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de casos de ensino. Todos estes instrumentos de coleta de dados tiveram como objetivo captar as visões dos sujeitos sobre a relação com a Matemática e seu ensino no decorrer do curso de Pedagogia. Os resultados foram analisados a partir de quadro de referência sobre os saberes docentes e mostram as alterações de visões dos sujeitos durante a formação inicial. Os sujeitos, a partir da reflexão sobre suas experiências vivenciadas como alunos na educação básica, vão resignificando seus saberes em relação à Matemática e seu ensino, por meio da influência das diferentes disciplinas estudadas no curso. As mudanças mais significativas percebidas foram em relação ao receio e a visão distorcida que os sujeitos diziam ter em relação ao conhecimento matemático. Ao final do curso, eles afirmam que mesmo não tendo domínio completo de alguns conteúdos, tal relação melhorou e se dizem mais seguros e preparados para ensinar conceitos matemáticos nos anos iniciais.
id USP_fc5c58cd204ed36d57d3175c6bc0be72
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04082011-122255
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A construção dos saberes dos estudantes de pedadogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicialThe building of knowledges of the students of pedagogy in relation to mathematics and its teaching during the initial formation.knowledgematemáticamathematicsprofessores dos anos iniciaissaberesteachers from early yearsO presente estudo investiga o processo de construção de saberes dos estudantes de Pedagogia em relação à Matemática e seu ensino durante a formação inicial. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, de cunho analítico-descritivo e longitudinal, que foi realizada no período 2007-2010, com alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, em Presidente Prudente, região oeste do interior do Estado de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa envolveu a utilização de questionário, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de casos de ensino. Todos estes instrumentos de coleta de dados tiveram como objetivo captar as visões dos sujeitos sobre a relação com a Matemática e seu ensino no decorrer do curso de Pedagogia. Os resultados foram analisados a partir de quadro de referência sobre os saberes docentes e mostram as alterações de visões dos sujeitos durante a formação inicial. Os sujeitos, a partir da reflexão sobre suas experiências vivenciadas como alunos na educação básica, vão resignificando seus saberes em relação à Matemática e seu ensino, por meio da influência das diferentes disciplinas estudadas no curso. As mudanças mais significativas percebidas foram em relação ao receio e a visão distorcida que os sujeitos diziam ter em relação ao conhecimento matemático. Ao final do curso, eles afirmam que mesmo não tendo domínio completo de alguns conteúdos, tal relação melhorou e se dizem mais seguros e preparados para ensinar conceitos matemáticos nos anos iniciais.This research investigates the process of building of knowledges of students of Pedagogy in relation to Mathematics and its teaching during the course of initial formation. It is a qualitative research, analytical-descriptive and longitudinal, which was held in the period 2007-2010, with students of Pedagogy of Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, in Presidente Prudente, West region of State of São Paulo. The methodology of this research involved the use of questionnaire, semi-structured interviews and application do teaching cases. All these data collection instruments had intended to capture the views of the subjects about the relation with Mathematics and its teaching during the course of Pedagogy. The results were analyzed from a frame of reference about teachers knowledges and show the changes of visions of the subjects during the initial formation. The subjects, from reflection on their experiences as students in basic education, rebuild their knowledges in relation to Mathematics and its teaching, through the influence of different disciplines studied on the course. The most significant changes were perceived in relation to the fears and biased view that the subjetcs claimed in relation to the mathematical knowledge. At the end of the course, they claim that even they dont having complete domain of some mathematical concepts, the relationship with the mathematical knowledge has improved and they feel reassured to teach such knowledge in the early years.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Vinicio de MacedoOrtega, Eliane Maria Vani2011-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-122255/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-04082011-122255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção dos saberes dos estudantes de pedadogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial
The building of knowledges of the students of pedagogy in relation to mathematics and its teaching during the initial formation.
title A construção dos saberes dos estudantes de pedadogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial
spellingShingle A construção dos saberes dos estudantes de pedadogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial
Ortega, Eliane Maria Vani
knowledge
matemática
mathematics
professores dos anos iniciais
saberes
teachers from early years
title_short A construção dos saberes dos estudantes de pedadogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial
title_full A construção dos saberes dos estudantes de pedadogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial
title_fullStr A construção dos saberes dos estudantes de pedadogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial
title_full_unstemmed A construção dos saberes dos estudantes de pedadogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial
title_sort A construção dos saberes dos estudantes de pedadogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial
author Ortega, Eliane Maria Vani
author_facet Ortega, Eliane Maria Vani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Vinicio de Macedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortega, Eliane Maria Vani
dc.subject.por.fl_str_mv knowledge
matemática
mathematics
professores dos anos iniciais
saberes
teachers from early years
topic knowledge
matemática
mathematics
professores dos anos iniciais
saberes
teachers from early years
description O presente estudo investiga o processo de construção de saberes dos estudantes de Pedagogia em relação à Matemática e seu ensino durante a formação inicial. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, de cunho analítico-descritivo e longitudinal, que foi realizada no período 2007-2010, com alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, em Presidente Prudente, região oeste do interior do Estado de São Paulo. O desenvolvimento da pesquisa envolveu a utilização de questionário, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de casos de ensino. Todos estes instrumentos de coleta de dados tiveram como objetivo captar as visões dos sujeitos sobre a relação com a Matemática e seu ensino no decorrer do curso de Pedagogia. Os resultados foram analisados a partir de quadro de referência sobre os saberes docentes e mostram as alterações de visões dos sujeitos durante a formação inicial. Os sujeitos, a partir da reflexão sobre suas experiências vivenciadas como alunos na educação básica, vão resignificando seus saberes em relação à Matemática e seu ensino, por meio da influência das diferentes disciplinas estudadas no curso. As mudanças mais significativas percebidas foram em relação ao receio e a visão distorcida que os sujeitos diziam ter em relação ao conhecimento matemático. Ao final do curso, eles afirmam que mesmo não tendo domínio completo de alguns conteúdos, tal relação melhorou e se dizem mais seguros e preparados para ensinar conceitos matemáticos nos anos iniciais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-122255/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-122255/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256666183041024