Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-143448/ |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a Progressão Continuada a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em John Dewey. Para tanto, buscamos analisar a bibliografia existente, principalmente sobre a legislação que implantou tal regime no sistema público de ensino do Estado de São Paulo, estabelecendo relação com a leitura aprofundada de algumas das principais obras de Dewey, o principal referencial teórico deste estudo. A partir de Dewey, foi possível entender que alguns pressupostos da progressão continuada, como por exemplo: toda criança é capaz de aprender se lhe forem oferecidas as condições necessárias, ou que cada criança tem um ritmo de aprendizagem, encontram-se solidamente fundadas no princípio democrático de educação. Mais ainda, que o problema não é exatamente a progressão continuada, mas a forma como esta foi implantada, sem uma preparação dos professores e uma adequação do sistema como um todo. Em função dessa análise, passamos a considerar que a progressão continuada não deve ser concebida como um fim em si mesma, mas como um meio, um instrumento para o processo de democratização do ensino e da aprendizagem. |
id |
USP_fd7ad44394d156d8eac05c799d01d31d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21062007-143448 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em DeweyContinued progression: a study centered in Dewey\'s concept of growth and of educational experienceContinued progressionCrescimentoDemocraciaDemocracyEducational experienceExperiência educativaGrowthProgressão continuadaEste trabalho tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a Progressão Continuada a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em John Dewey. Para tanto, buscamos analisar a bibliografia existente, principalmente sobre a legislação que implantou tal regime no sistema público de ensino do Estado de São Paulo, estabelecendo relação com a leitura aprofundada de algumas das principais obras de Dewey, o principal referencial teórico deste estudo. A partir de Dewey, foi possível entender que alguns pressupostos da progressão continuada, como por exemplo: toda criança é capaz de aprender se lhe forem oferecidas as condições necessárias, ou que cada criança tem um ritmo de aprendizagem, encontram-se solidamente fundadas no princípio democrático de educação. Mais ainda, que o problema não é exatamente a progressão continuada, mas a forma como esta foi implantada, sem uma preparação dos professores e uma adequação do sistema como um todo. Em função dessa análise, passamos a considerar que a progressão continuada não deve ser concebida como um fim em si mesma, mas como um meio, um instrumento para o processo de democratização do ensino e da aprendizagem.The aim of this master thesis is to carry on the discussion about the regimen of continued progression centered in Dewey\'s concept of growth and of educational experience. So we search to analyze the existing bibliography, mainly about the legislation that introduced the regimen in teaching public system of the State of São Paulo, doing a comparison with some of the Dewey\'s work, the most important reference of this study. Reading Dewey very seriously, it was possible to understand that some presuppositions of the continued progression, for example, all children can learn wider proper conditions, as well as each child has a rhythm of learning are based on Dewey\'s concept of democratic education. Therefore, the problem isn\'t continued progression but the way it was introduced without enough preparation of the teachers and of the educational system as a whole. The continued progression can\'t be conceived as a goal in itself, but as a instrument of the democratization process of teaching and learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmaral, Maria Nazaré de Camargo PachecoRocha, Eliezer Pedroso da2006-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-143448/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-21062007-143448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey Continued progression: a study centered in Dewey\'s concept of growth and of educational experience |
title |
Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey |
spellingShingle |
Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey Rocha, Eliezer Pedroso da Continued progression Crescimento Democracia Democracy Educational experience Experiência educativa Growth Progressão continuada |
title_short |
Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey |
title_full |
Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey |
title_fullStr |
Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey |
title_full_unstemmed |
Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey |
title_sort |
Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey |
author |
Rocha, Eliezer Pedroso da |
author_facet |
Rocha, Eliezer Pedroso da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Maria Nazaré de Camargo Pacheco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Eliezer Pedroso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Continued progression Crescimento Democracia Democracy Educational experience Experiência educativa Growth Progressão continuada |
topic |
Continued progression Crescimento Democracia Democracy Educational experience Experiência educativa Growth Progressão continuada |
description |
Este trabalho tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a Progressão Continuada a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em John Dewey. Para tanto, buscamos analisar a bibliografia existente, principalmente sobre a legislação que implantou tal regime no sistema público de ensino do Estado de São Paulo, estabelecendo relação com a leitura aprofundada de algumas das principais obras de Dewey, o principal referencial teórico deste estudo. A partir de Dewey, foi possível entender que alguns pressupostos da progressão continuada, como por exemplo: toda criança é capaz de aprender se lhe forem oferecidas as condições necessárias, ou que cada criança tem um ritmo de aprendizagem, encontram-se solidamente fundadas no princípio democrático de educação. Mais ainda, que o problema não é exatamente a progressão continuada, mas a forma como esta foi implantada, sem uma preparação dos professores e uma adequação do sistema como um todo. Em função dessa análise, passamos a considerar que a progressão continuada não deve ser concebida como um fim em si mesma, mas como um meio, um instrumento para o processo de democratização do ensino e da aprendizagem. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-143448/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-143448/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257240450367488 |