Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Eliezer Pedroso da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-143448/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a Progressão Continuada a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em John Dewey. Para tanto, buscamos analisar a bibliografia existente, principalmente sobre a legislação que implantou tal regime no sistema público de ensino do Estado de São Paulo, estabelecendo relação com a leitura aprofundada de algumas das principais obras de Dewey, o principal referencial teórico deste estudo. A partir de Dewey, foi possível entender que alguns pressupostos da progressão continuada, como por exemplo: toda criança é capaz de aprender se lhe forem oferecidas as condições necessárias, ou que cada criança tem um ritmo de aprendizagem, encontram-se solidamente fundadas no princípio democrático de educação. Mais ainda, que o problema não é exatamente a progressão continuada, mas a forma como esta foi implantada, sem uma preparação dos professores e uma adequação do sistema como um todo. Em função dessa análise, passamos a considerar que a progressão continuada não deve ser concebida como um fim em si mesma, mas como um meio, um instrumento para o processo de democratização do ensino e da aprendizagem.
id USP_fd7ad44394d156d8eac05c799d01d31d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21062007-143448
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em DeweyContinued progression: a study centered in Dewey\'s concept of growth and of educational experienceContinued progressionCrescimentoDemocraciaDemocracyEducational experienceExperiência educativaGrowthProgressão continuadaEste trabalho tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a Progressão Continuada a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em John Dewey. Para tanto, buscamos analisar a bibliografia existente, principalmente sobre a legislação que implantou tal regime no sistema público de ensino do Estado de São Paulo, estabelecendo relação com a leitura aprofundada de algumas das principais obras de Dewey, o principal referencial teórico deste estudo. A partir de Dewey, foi possível entender que alguns pressupostos da progressão continuada, como por exemplo: toda criança é capaz de aprender se lhe forem oferecidas as condições necessárias, ou que cada criança tem um ritmo de aprendizagem, encontram-se solidamente fundadas no princípio democrático de educação. Mais ainda, que o problema não é exatamente a progressão continuada, mas a forma como esta foi implantada, sem uma preparação dos professores e uma adequação do sistema como um todo. Em função dessa análise, passamos a considerar que a progressão continuada não deve ser concebida como um fim em si mesma, mas como um meio, um instrumento para o processo de democratização do ensino e da aprendizagem.The aim of this master thesis is to carry on the discussion about the regimen of continued progression centered in Dewey\'s concept of growth and of educational experience. So we search to analyze the existing bibliography, mainly about the legislation that introduced the regimen in teaching public system of the State of São Paulo, doing a comparison with some of the Dewey\'s work, the most important reference of this study. Reading Dewey very seriously, it was possible to understand that some presuppositions of the continued progression, for example, all children can learn wider proper conditions, as well as each child has a rhythm of learning are based on Dewey\'s concept of democratic education. Therefore, the problem isn\'t continued progression but the way it was introduced without enough preparation of the teachers and of the educational system as a whole. The continued progression can\'t be conceived as a goal in itself, but as a instrument of the democratization process of teaching and learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmaral, Maria Nazaré de Camargo PachecoRocha, Eliezer Pedroso da2006-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-143448/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-21062007-143448Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey
Continued progression: a study centered in Dewey\'s concept of growth and of educational experience
title Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey
spellingShingle Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey
Rocha, Eliezer Pedroso da
Continued progression
Crescimento
Democracia
Democracy
Educational experience
Experiência educativa
Growth
Progressão continuada
title_short Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey
title_full Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey
title_fullStr Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey
title_full_unstemmed Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey
title_sort Progressão continuada: um estudo a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em Dewey
author Rocha, Eliezer Pedroso da
author_facet Rocha, Eliezer Pedroso da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Maria Nazaré de Camargo Pacheco
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Eliezer Pedroso da
dc.subject.por.fl_str_mv Continued progression
Crescimento
Democracia
Democracy
Educational experience
Experiência educativa
Growth
Progressão continuada
topic Continued progression
Crescimento
Democracia
Democracy
Educational experience
Experiência educativa
Growth
Progressão continuada
description Este trabalho tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a Progressão Continuada a partir dos conceitos de crescimento e experiência educativa em John Dewey. Para tanto, buscamos analisar a bibliografia existente, principalmente sobre a legislação que implantou tal regime no sistema público de ensino do Estado de São Paulo, estabelecendo relação com a leitura aprofundada de algumas das principais obras de Dewey, o principal referencial teórico deste estudo. A partir de Dewey, foi possível entender que alguns pressupostos da progressão continuada, como por exemplo: toda criança é capaz de aprender se lhe forem oferecidas as condições necessárias, ou que cada criança tem um ritmo de aprendizagem, encontram-se solidamente fundadas no princípio democrático de educação. Mais ainda, que o problema não é exatamente a progressão continuada, mas a forma como esta foi implantada, sem uma preparação dos professores e uma adequação do sistema como um todo. Em função dessa análise, passamos a considerar que a progressão continuada não deve ser concebida como um fim em si mesma, mas como um meio, um instrumento para o processo de democratização do ensino e da aprendizagem.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-143448/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-143448/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257240450367488