A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Roseane Santana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683
Resumo:  RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenvolver esse estudo, adotamos a perspectiva do materialismo histórico dialético no sentido de compreendermos como a diversidade de identidades construídas no curso da história produz efeitos discursivos de desprestígio e desvalorização do trabalho docente. Esses discursos são ancorados em imagens de professor como mestre-escola, pedagogo-educador, sacerdote, cuidador, mediador, colaborador, facilitador etc. Diante dessa constatação, defendemos nesse estudo que esse mosaico de identidades dificulta a construção de uma identidade que fortaleça a autoestima e valorização do professor no âmbito político e social. Portanto, qualquer questão que vise elevar o estatuto socioprofissional da categoria docente deve necessariamente passar por uma profunda reflexão de identidade dessa classe.PALAVRAS-CHAVES:
id UTFPR-10_4b98a26abbaf57d90dcde7b572e98295
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9683
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docenteLetras e LinguísticaProfessor; Identidade; Discurso. RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenvolver esse estudo, adotamos a perspectiva do materialismo histórico dialético no sentido de compreendermos como a diversidade de identidades construídas no curso da história produz efeitos discursivos de desprestígio e desvalorização do trabalho docente. Esses discursos são ancorados em imagens de professor como mestre-escola, pedagogo-educador, sacerdote, cuidador, mediador, colaborador, facilitador etc. Diante dessa constatação, defendemos nesse estudo que esse mosaico de identidades dificulta a construção de uma identidade que fortaleça a autoestima e valorização do professor no âmbito político e social. Portanto, qualquer questão que vise elevar o estatuto socioprofissional da categoria docente deve necessariamente passar por uma profunda reflexão de identidade dessa classe.PALAVRAS-CHAVES:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)- Código de financiamento 001.Santos, Roseane Santana2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/968310.3895/rl.v22n39.9683Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020)2179-52820104-999210.3895/rl.v22n39reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683/8144Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-28T23:08:51Zoai:periodicos.utfpr:article/9683Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-12-28T23:08:51Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
title A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
spellingShingle A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
Santos, Roseane Santana
Letras e Linguística
Professor; Identidade; Discurso.
title_short A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
title_full A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
title_fullStr A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
title_full_unstemmed A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
title_sort A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
author Santos, Roseane Santana
author_facet Santos, Roseane Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)- Código de financiamento 001.
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Roseane Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Letras e Linguística
Professor; Identidade; Discurso.
topic Letras e Linguística
Professor; Identidade; Discurso.
description  RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenvolver esse estudo, adotamos a perspectiva do materialismo histórico dialético no sentido de compreendermos como a diversidade de identidades construídas no curso da história produz efeitos discursivos de desprestígio e desvalorização do trabalho docente. Esses discursos são ancorados em imagens de professor como mestre-escola, pedagogo-educador, sacerdote, cuidador, mediador, colaborador, facilitador etc. Diante dessa constatação, defendemos nesse estudo que esse mosaico de identidades dificulta a construção de uma identidade que fortaleça a autoestima e valorização do professor no âmbito político e social. Portanto, qualquer questão que vise elevar o estatuto socioprofissional da categoria docente deve necessariamente passar por uma profunda reflexão de identidade dessa classe.PALAVRAS-CHAVES:
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683
10.3895/rl.v22n39.9683
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683
identifier_str_mv 10.3895/rl.v22n39.9683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683/8144
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v22n39
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732058464911360