A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683 |
Resumo: | RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenvolver esse estudo, adotamos a perspectiva do materialismo histórico dialético no sentido de compreendermos como a diversidade de identidades construídas no curso da história produz efeitos discursivos de desprestígio e desvalorização do trabalho docente. Esses discursos são ancorados em imagens de professor como mestre-escola, pedagogo-educador, sacerdote, cuidador, mediador, colaborador, facilitador etc. Diante dessa constatação, defendemos nesse estudo que esse mosaico de identidades dificulta a construção de uma identidade que fortaleça a autoestima e valorização do professor no âmbito político e social. Portanto, qualquer questão que vise elevar o estatuto socioprofissional da categoria docente deve necessariamente passar por uma profunda reflexão de identidade dessa classe.PALAVRAS-CHAVES: |
id |
UTFPR-10_4b98a26abbaf57d90dcde7b572e98295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9683 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docenteLetras e LinguísticaProfessor; Identidade; Discurso. RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenvolver esse estudo, adotamos a perspectiva do materialismo histórico dialético no sentido de compreendermos como a diversidade de identidades construídas no curso da história produz efeitos discursivos de desprestígio e desvalorização do trabalho docente. Esses discursos são ancorados em imagens de professor como mestre-escola, pedagogo-educador, sacerdote, cuidador, mediador, colaborador, facilitador etc. Diante dessa constatação, defendemos nesse estudo que esse mosaico de identidades dificulta a construção de uma identidade que fortaleça a autoestima e valorização do professor no âmbito político e social. Portanto, qualquer questão que vise elevar o estatuto socioprofissional da categoria docente deve necessariamente passar por uma profunda reflexão de identidade dessa classe.PALAVRAS-CHAVES:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)- Código de financiamento 001.Santos, Roseane Santana2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/968310.3895/rl.v22n39.9683Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020)2179-52820104-999210.3895/rl.v22n39reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683/8144Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-28T23:08:51Zoai:periodicos.utfpr:article/9683Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-12-28T23:08:51Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
title |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
spellingShingle |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente Santos, Roseane Santana Letras e Linguística Professor; Identidade; Discurso. |
title_short |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
title_full |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
title_fullStr |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
title_full_unstemmed |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
title_sort |
A constituição de identidades como efeito discursivo: um olhar sobre a identidade docente |
author |
Santos, Roseane Santana |
author_facet |
Santos, Roseane Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)- Código de financiamento 001. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Roseane Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras e Linguística Professor; Identidade; Discurso. |
topic |
Letras e Linguística Professor; Identidade; Discurso. |
description |
RESUMONeste texto nos propomos a refletir sobre um tema bastante relevante no campo de pesquisas na área educacional, isto é, a construção das identidades docente. Nosso objetivo é mostrar como essa construção afeta essencialmente o trabalho e a valorização dessa categoria profissional. Para desenvolver esse estudo, adotamos a perspectiva do materialismo histórico dialético no sentido de compreendermos como a diversidade de identidades construídas no curso da história produz efeitos discursivos de desprestígio e desvalorização do trabalho docente. Esses discursos são ancorados em imagens de professor como mestre-escola, pedagogo-educador, sacerdote, cuidador, mediador, colaborador, facilitador etc. Diante dessa constatação, defendemos nesse estudo que esse mosaico de identidades dificulta a construção de uma identidade que fortaleça a autoestima e valorização do professor no âmbito político e social. Portanto, qualquer questão que vise elevar o estatuto socioprofissional da categoria docente deve necessariamente passar por uma profunda reflexão de identidade dessa classe.PALAVRAS-CHAVES: |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683 10.3895/rl.v22n39.9683 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v22n39.9683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9683/8144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v22n39 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732058464911360 |