Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Benedito
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, João Ricardo Vieira Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11022
Resumo: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior, desenvolvida em nível de Iniciação Científica (IC). Nele, busca-se apresentar uma proposta de categorização para os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas dos materiais distribuídos, ao longo de dez anos, pelo Programa São Paulo Faz Escola, aos três anos do Ensino Médio, no sistema de ensino público paulista. Os resultados, a partir de um trabalho qualitativo, documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e fundamentado na análise de conteúdo (BARDIN, 2009), expõem, no tocante ao material específico, avanços em relação à escolha de gêneros literários para compor propostas para o ensino de literatura, bem como um retorno a críticas históricas.
id UTFPR-10_530e5cf1f906929aff1e69698146aeba
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11022
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudoMétodos e Técnicas de EnsinoEnsino de literatura; Materiais didáticos; São Paulo Faz Escola; Currículo do Estado de São Paulo.O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior, desenvolvida em nível de Iniciação Científica (IC). Nele, busca-se apresentar uma proposta de categorização para os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas dos materiais distribuídos, ao longo de dez anos, pelo Programa São Paulo Faz Escola, aos três anos do Ensino Médio, no sistema de ensino público paulista. Os resultados, a partir de um trabalho qualitativo, documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e fundamentado na análise de conteúdo (BARDIN, 2009), expõem, no tocante ao material específico, avanços em relação à escolha de gêneros literários para compor propostas para o ensino de literatura, bem como um retorno a críticas históricas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Antunes, BeneditoRibeiro, João Ricardo Vieira Santos2020-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1102210.3895/rl.v22n37.11022Revista de Letras; v. 22, n. 37 (2020)2179-52820104-999210.3895/rl.v22n37reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11022/7751Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-21T00:55:59Zoai:periodicos.utfpr:article/11022Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-08-21T00:55:59Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudo
title Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudo
spellingShingle Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudo
Antunes, Benedito
Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de literatura; Materiais didáticos; São Paulo Faz Escola; Currículo do Estado de São Paulo.
title_short Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudo
title_full Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudo
title_fullStr Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudo
title_full_unstemmed Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudo
title_sort Os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas para o ensino de literatura no ensino médio: o currículo do Estado de São Paulo em estudo
author Antunes, Benedito
author_facet Antunes, Benedito
Ribeiro, João Ricardo Vieira Santos
author_role author
author2 Ribeiro, João Ricardo Vieira Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Benedito
Ribeiro, João Ricardo Vieira Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de literatura; Materiais didáticos; São Paulo Faz Escola; Currículo do Estado de São Paulo.
topic Métodos e Técnicas de Ensino
Ensino de literatura; Materiais didáticos; São Paulo Faz Escola; Currículo do Estado de São Paulo.
description O presente artigo é um recorte de uma pesquisa maior, desenvolvida em nível de Iniciação Científica (IC). Nele, busca-se apresentar uma proposta de categorização para os gêneros literários presentes nas propostas didático-metodológicas dos materiais distribuídos, ao longo de dez anos, pelo Programa São Paulo Faz Escola, aos três anos do Ensino Médio, no sistema de ensino público paulista. Os resultados, a partir de um trabalho qualitativo, documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) e fundamentado na análise de conteúdo (BARDIN, 2009), expõem, no tocante ao material específico, avanços em relação à escolha de gêneros literários para compor propostas para o ensino de literatura, bem como um retorno a críticas históricas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11022
10.3895/rl.v22n37.11022
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11022
identifier_str_mv 10.3895/rl.v22n37.11022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11022/7751
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 22, n. 37 (2020)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v22n37
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059147534336