“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3941 |
Resumo: | Neste trabalho, empreendemos uma análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira, focalizando, por meio de gravação de áudio e notas de observação de aula, a abordagem orientadora da prática pedagógica deste professor. Defendemos a análise de abordagem como um meio de levantar subsídios confiáveis para demonstrar a importância de os professores buscarem ferramentas de investigação e aumento de consciência sobre sua abordagem, procurando entender o porquê ensinam da maneira como o fazem. Para tanto, inicialmente pressupomos a existência de duas grandes abordagens de ensino de línguas, identificamos os métodos inerentes a cada uma delas, para posteriormente, lançarmos mão desse aporte para analisar a abordagem do professor-participante deste trabalho. Por fim, identificamos categorias de análise de concepções de língua estrangeira, de ensino e de aprendizagem. |
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“¿Tranquilo chicos? ¿sí?”: análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeiraÁrea: Linguística, Letras e Artes (8.00.00.00-2) / Subárea: Linguística Aplicada (8.01.06.00-5).Letras; Linguística Aplicada; Ensino de Linguas Estrangeiras Modernas.Neste trabalho, empreendemos uma análise da abordagem de ensino de um professor de espanhol como língua estrangeira, focalizando, por meio de gravação de áudio e notas de observação de aula, a abordagem orientadora da prática pedagógica deste professor. Defendemos a análise de abordagem como um meio de levantar subsídios confiáveis para demonstrar a importância de os professores buscarem ferramentas de investigação e aumento de consciência sobre sua abordagem, procurando entender o porquê ensinam da maneira como o fazem. Para tanto, inicialmente pressupomos a existência de duas grandes abordagens de ensino de línguas, identificamos os métodos inerentes a cada uma delas, para posteriormente, lançarmos mão desse aporte para analisar a abordagem do professor-participante deste trabalho. Por fim, identificamos categorias de análise de concepções de língua estrangeira, de ensino e de aprendizagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Hayashi, Renan Kenji SalesMachado, Keni Carla da Silva2017-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/394110.3895/rl.v19n25.3941Revista de Letras; v. 19, n. 25 (2017)2179-52820104-999210.3895/rl.v19n25reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/3941/4556Direitos autorais 2017 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-02T17:47:51Zoai:periodicos.utfpr:article/3941Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2019-02-02T17:47:51Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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