A importância do processo de gerenciamento de crise nas redes sociais: estudo de caso cervejaria Backer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João André
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carrer, Davi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13447
Resumo: O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma análise do material divulgado pela cervejaria Backer sobre o processo de gerenciamento de crise. O caso de intoxicação por dietilenoglicol, substância encontrada em rótulos da marca, repercutiu e ganhou a atenção da mídia e do público. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado como método de trabalho o estudo de caso, junto de pesquisa bibliográfica. Durante o processo de coleta de dados, o conteúdo publicado dentro do perfil da própria marca, no Instagram, serviu como instrumento para a análise. Conclui-se que os procedimentos adotados no processo de gerenciamento de crise, dentro das redes sociais, auxiliam e minimizam danos. 
id UTFPR-11_14f794241cd0521d24dc1f6b0e3c8dd5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13447
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling A importância do processo de gerenciamento de crise nas redes sociais: estudo de caso cervejaria BackerComunicaçãoCrise; Caso Backer; Gerenciamento de Crise; Redes sociais;O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma análise do material divulgado pela cervejaria Backer sobre o processo de gerenciamento de crise. O caso de intoxicação por dietilenoglicol, substância encontrada em rótulos da marca, repercutiu e ganhou a atenção da mídia e do público. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado como método de trabalho o estudo de caso, junto de pesquisa bibliográfica. Durante o processo de coleta de dados, o conteúdo publicado dentro do perfil da própria marca, no Instagram, serviu como instrumento para a análise. Conclui-se que os procedimentos adotados no processo de gerenciamento de crise, dentro das redes sociais, auxiliam e minimizam danos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira, João AndréCarrer, Davi2022-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1344710.3895/rde.v13n21.13447Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 13, n. 21 (2022): Revista Dito Efeito; 15-301984-237610.3895/rde.v13n21reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13447/8875Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-02T21:41:41Zoai:periodicos.utfpr:article/13447Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-11-02T21:41:41Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do processo de gerenciamento de crise nas redes sociais: estudo de caso cervejaria Backer
title A importância do processo de gerenciamento de crise nas redes sociais: estudo de caso cervejaria Backer
spellingShingle A importância do processo de gerenciamento de crise nas redes sociais: estudo de caso cervejaria Backer
Oliveira, João André
Comunicação
Crise; Caso Backer; Gerenciamento de Crise; Redes sociais;
title_short A importância do processo de gerenciamento de crise nas redes sociais: estudo de caso cervejaria Backer
title_full A importância do processo de gerenciamento de crise nas redes sociais: estudo de caso cervejaria Backer
title_fullStr A importância do processo de gerenciamento de crise nas redes sociais: estudo de caso cervejaria Backer
title_full_unstemmed A importância do processo de gerenciamento de crise nas redes sociais: estudo de caso cervejaria Backer
title_sort A importância do processo de gerenciamento de crise nas redes sociais: estudo de caso cervejaria Backer
author Oliveira, João André
author_facet Oliveira, João André
Carrer, Davi
author_role author
author2 Carrer, Davi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João André
Carrer, Davi
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Crise; Caso Backer; Gerenciamento de Crise; Redes sociais;
topic Comunicação
Crise; Caso Backer; Gerenciamento de Crise; Redes sociais;
description O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma análise do material divulgado pela cervejaria Backer sobre o processo de gerenciamento de crise. O caso de intoxicação por dietilenoglicol, substância encontrada em rótulos da marca, repercutiu e ganhou a atenção da mídia e do público. Para alcançar esse objetivo, foi utilizado como método de trabalho o estudo de caso, junto de pesquisa bibliográfica. Durante o processo de coleta de dados, o conteúdo publicado dentro do perfil da própria marca, no Instagram, serviu como instrumento para a análise. Conclui-se que os procedimentos adotados no processo de gerenciamento de crise, dentro das redes sociais, auxiliam e minimizam danos. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13447
10.3895/rde.v13n21.13447
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13447
identifier_str_mv 10.3895/rde.v13n21.13447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/13447/8875
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 13, n. 21 (2022): Revista Dito Efeito; 15-30
1984-2376
10.3895/rde.v13n21
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713891077193728