VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carolina dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lisboa, Wellington Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3912
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise sobre as práticas de ativismo processadas na internet, com foco particular na ação dos prosumers. Nessa perspectiva, articula reflexões teóricas e contextuais em torno dos campos do ativismo, do consumo e das novas tecnologias da informação e comunicação, também apontando as implicações dessa relação no âmbito organizacional. A metodologia deste estudo baseia-se em duas partes interdependentes: a primeira referente a uma revisão da bibliografia sobre os temas centrais da pesquisa; a segunda concernente a um estudo empírico, de natureza qualitativa, em que se explora a forma como os prosumers ativistas do caso “Ades de maça”, alusivo à adulteração do conteúdo líquido de um lote de suco dessa marca, manifestaram-se frente a esse acontecimento, pela produção de vídeos na plataforma Youtube. Conclui-se que as formas dos ativismos contemporâneos dão-se, também, no ambiente virtual e incluem a esfera do consumo, sendo que a produção de materiais audiovisuais, com enredos os mais diversos, representa uma estratégia de contestação, mobilização, registro e pulverização de ideias e ideais, de forma criativa e aproximativa. 
id UTFPR-11_7661c80630decdf781a8e017b7103355
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3912
network_acronym_str UTFPR-11
network_name_str Dito Efeito
repository_id_str
spelling VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVASEsta pesquisa apresenta uma análise sobre as práticas de ativismo processadas na internet, com foco particular na ação dos prosumers. Nessa perspectiva, articula reflexões teóricas e contextuais em torno dos campos do ativismo, do consumo e das novas tecnologias da informação e comunicação, também apontando as implicações dessa relação no âmbito organizacional. A metodologia deste estudo baseia-se em duas partes interdependentes: a primeira referente a uma revisão da bibliografia sobre os temas centrais da pesquisa; a segunda concernente a um estudo empírico, de natureza qualitativa, em que se explora a forma como os prosumers ativistas do caso “Ades de maça”, alusivo à adulteração do conteúdo líquido de um lote de suco dessa marca, manifestaram-se frente a esse acontecimento, pela produção de vídeos na plataforma Youtube. Conclui-se que as formas dos ativismos contemporâneos dão-se, também, no ambiente virtual e incluem a esfera do consumo, sendo que a produção de materiais audiovisuais, com enredos os mais diversos, representa uma estratégia de contestação, mobilização, registro e pulverização de ideias e ideais, de forma criativa e aproximativa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFerreira, Carolina dos SantosLisboa, Wellington Teixeira2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/391210.3895/rde.v6n9.3912Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 6, n. 9 (2015)1984-237610.3895/rde.v6n9reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3912/2585Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-23T17:08:05Zoai:periodicos.utfpr:article/3912Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2016-09-23T17:08:05Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS
title VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS
spellingShingle VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS
Ferreira, Carolina dos Santos
title_short VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS
title_full VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS
title_fullStr VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS
title_full_unstemmed VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS
title_sort VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS
author Ferreira, Carolina dos Santos
author_facet Ferreira, Carolina dos Santos
Lisboa, Wellington Teixeira
author_role author
author2 Lisboa, Wellington Teixeira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carolina dos Santos
Lisboa, Wellington Teixeira
dc.subject.none.fl_str_mv

description Esta pesquisa apresenta uma análise sobre as práticas de ativismo processadas na internet, com foco particular na ação dos prosumers. Nessa perspectiva, articula reflexões teóricas e contextuais em torno dos campos do ativismo, do consumo e das novas tecnologias da informação e comunicação, também apontando as implicações dessa relação no âmbito organizacional. A metodologia deste estudo baseia-se em duas partes interdependentes: a primeira referente a uma revisão da bibliografia sobre os temas centrais da pesquisa; a segunda concernente a um estudo empírico, de natureza qualitativa, em que se explora a forma como os prosumers ativistas do caso “Ades de maça”, alusivo à adulteração do conteúdo líquido de um lote de suco dessa marca, manifestaram-se frente a esse acontecimento, pela produção de vídeos na plataforma Youtube. Conclui-se que as formas dos ativismos contemporâneos dão-se, também, no ambiente virtual e incluem a esfera do consumo, sendo que a produção de materiais audiovisuais, com enredos os mais diversos, representa uma estratégia de contestação, mobilização, registro e pulverização de ideias e ideais, de forma criativa e aproximativa. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3912
10.3895/rde.v6n9.3912
url https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3912
identifier_str_mv 10.3895/rde.v6n9.3912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3912/2585
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 6, n. 9 (2015)
1984-2376
10.3895/rde.v6n9
reponame:Dito Efeito
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Dito Efeito
collection Dito Efeito
repository.name.fl_str_mv Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1808858896248340480