VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3912 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma análise sobre as práticas de ativismo processadas na internet, com foco particular na ação dos prosumers. Nessa perspectiva, articula reflexões teóricas e contextuais em torno dos campos do ativismo, do consumo e das novas tecnologias da informação e comunicação, também apontando as implicações dessa relação no âmbito organizacional. A metodologia deste estudo baseia-se em duas partes interdependentes: a primeira referente a uma revisão da bibliografia sobre os temas centrais da pesquisa; a segunda concernente a um estudo empírico, de natureza qualitativa, em que se explora a forma como os prosumers ativistas do caso “Ades de maça”, alusivo à adulteração do conteúdo líquido de um lote de suco dessa marca, manifestaram-se frente a esse acontecimento, pela produção de vídeos na plataforma Youtube. Conclui-se que as formas dos ativismos contemporâneos dão-se, também, no ambiente virtual e incluem a esfera do consumo, sendo que a produção de materiais audiovisuais, com enredos os mais diversos, representa uma estratégia de contestação, mobilização, registro e pulverização de ideias e ideais, de forma criativa e aproximativa. |
id |
UTFPR-11_7661c80630decdf781a8e017b7103355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/3912 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVASEsta pesquisa apresenta uma análise sobre as práticas de ativismo processadas na internet, com foco particular na ação dos prosumers. Nessa perspectiva, articula reflexões teóricas e contextuais em torno dos campos do ativismo, do consumo e das novas tecnologias da informação e comunicação, também apontando as implicações dessa relação no âmbito organizacional. A metodologia deste estudo baseia-se em duas partes interdependentes: a primeira referente a uma revisão da bibliografia sobre os temas centrais da pesquisa; a segunda concernente a um estudo empírico, de natureza qualitativa, em que se explora a forma como os prosumers ativistas do caso “Ades de maça”, alusivo à adulteração do conteúdo líquido de um lote de suco dessa marca, manifestaram-se frente a esse acontecimento, pela produção de vídeos na plataforma Youtube. Conclui-se que as formas dos ativismos contemporâneos dão-se, também, no ambiente virtual e incluem a esfera do consumo, sendo que a produção de materiais audiovisuais, com enredos os mais diversos, representa uma estratégia de contestação, mobilização, registro e pulverização de ideias e ideais, de forma criativa e aproximativa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFerreira, Carolina dos SantosLisboa, Wellington Teixeira2016-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/391210.3895/rde.v6n9.3912Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 6, n. 9 (2015)1984-237610.3895/rde.v6n9reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3912/2585Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-23T17:08:05Zoai:periodicos.utfpr:article/3912Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2016-09-23T17:08:05Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS |
title |
VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS |
spellingShingle |
VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS Ferreira, Carolina dos Santos |
title_short |
VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS |
title_full |
VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS |
title_fullStr |
VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS |
title_full_unstemmed |
VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS |
title_sort |
VISIBILIDADE TENSIONADA: PROSUMIDORES, ATIVISMO VIRTUAL E A PRESSÃO CONTRA POSTURAS ORGANIZACIONAIS NEGATIVAS |
author |
Ferreira, Carolina dos Santos |
author_facet |
Ferreira, Carolina dos Santos Lisboa, Wellington Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Lisboa, Wellington Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carolina dos Santos Lisboa, Wellington Teixeira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Esta pesquisa apresenta uma análise sobre as práticas de ativismo processadas na internet, com foco particular na ação dos prosumers. Nessa perspectiva, articula reflexões teóricas e contextuais em torno dos campos do ativismo, do consumo e das novas tecnologias da informação e comunicação, também apontando as implicações dessa relação no âmbito organizacional. A metodologia deste estudo baseia-se em duas partes interdependentes: a primeira referente a uma revisão da bibliografia sobre os temas centrais da pesquisa; a segunda concernente a um estudo empírico, de natureza qualitativa, em que se explora a forma como os prosumers ativistas do caso “Ades de maça”, alusivo à adulteração do conteúdo líquido de um lote de suco dessa marca, manifestaram-se frente a esse acontecimento, pela produção de vídeos na plataforma Youtube. Conclui-se que as formas dos ativismos contemporâneos dão-se, também, no ambiente virtual e incluem a esfera do consumo, sendo que a produção de materiais audiovisuais, com enredos os mais diversos, representa uma estratégia de contestação, mobilização, registro e pulverização de ideias e ideais, de forma criativa e aproximativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3912 10.3895/rde.v6n9.3912 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3912 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v6n9.3912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/3912/2585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 6, n. 9 (2015) 1984-2376 10.3895/rde.v6n9 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1808858896248340480 |