A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades” (SANTOS, 2011), alterou o modo de pensar, produzir conhecimento e consequentemente de ensinar e aprender nos levando a ressignificação das instituições escolares e da formação docente. Faz-se necessário neste devir um novo olhar à infância, como etapa singular de conhecimento dentro da complexa e diversa sociedade contemporânea. |
id |
UTFPR-11_e884860290aa29c50cd35617b3b29dca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9248 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidadeEducação, Comunicação, HistóriaFormação Docente; Infância Contemporânea; Cibercultura.O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades” (SANTOS, 2011), alterou o modo de pensar, produzir conhecimento e consequentemente de ensinar e aprender nos levando a ressignificação das instituições escolares e da formação docente. Faz-se necessário neste devir um novo olhar à infância, como etapa singular de conhecimento dentro da complexa e diversa sociedade contemporânea.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Barros, Patrícia Marcondes de2019-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/924810.3895/rde.v9n15.9248Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 50-651984-237610.3895/rde.v9n15reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248/5979Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:14Zoai:periodicos.utfpr:article/9248Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:14Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
title |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
spellingShingle |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade Barros, Patrícia Marcondes de Educação, Comunicação, História Formação Docente; Infância Contemporânea; Cibercultura. |
title_short |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
title_full |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
title_fullStr |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
title_sort |
A infância ressignificada: cultura e formação docente na contemporaneidade |
author |
Barros, Patrícia Marcondes de |
author_facet |
Barros, Patrícia Marcondes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Patrícia Marcondes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Comunicação, História Formação Docente; Infância Contemporânea; Cibercultura. |
topic |
Educação, Comunicação, História Formação Docente; Infância Contemporânea; Cibercultura. |
description |
O presente artigo tem como objetivo geral analisar quais são os desafios educacionais na formação docente frente às novas subjetividades infantis moduladas pela cibercultura e relacionadas à pós-modernidade. A cibercultura, denominada “como a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades” (SANTOS, 2011), alterou o modo de pensar, produzir conhecimento e consequentemente de ensinar e aprender nos levando a ressignificação das instituições escolares e da formação docente. Faz-se necessário neste devir um novo olhar à infância, como etapa singular de conhecimento dentro da complexa e diversa sociedade contemporânea. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248 10.3895/rde.v9n15.9248 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v9n15.9248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/9248/5979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 9, n. 15 (2018): Revista Dito Efeito; 50-65 1984-2376 10.3895/rde.v9n15 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1808858895425208320 |