As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Jucelaine Riquinha Gossler
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31319
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar um texto, produzido em situação de pesquisa, sobre o trabalho do professor no ensino da produção escrita na disciplina de Língua Portuguesa dos anos iniciais da Educação Básica. Para Dolz, Gagnon e Decândio (2010), a aprendizagem da produção escrita serve como condição para integração na vida social e profissional do aluno. Assim, no intuito de compreender a complexidade que envolve este saber, partimos do pressuposto de que o objeto de trabalho do professor é criar e organizar “um meio que seja favorável ao desenvolvimento de determinadas capacidades dos alunos e à aprendizagem de determinados conteúdos a elas correlacionados" (MACHADO; BRONCKART, 2009, p. 39). Seguimos a abordagem metodológica da Clínica da Atividade, proposta por Clot (2006, 2007, 2010) e Clot et al. (2006), que objetiva, por meio do diálogo sobre o trabalho, ampliar o poder de agir dos trabalhadores com métodos que fortalecem o coletivo de trabalho. Do ponto de vista da Clínica da Atividade, o coletivo é um instrumento fundamental que possibilita a sustentação ao trabalho. A partir dessa metodologia, utilizamos a instrução ao sósia para a produção dos dados deste trabalho, que é um dos métodos desenvolvidos pela Clínica da Atividade. Dessa forma, esta pesquisa busca analisar, no texto transcrito produzido a partir do método instrução ao sósia, os tópicos evidenciados e verbos ou expressões verbais que configuram modos de agir de uma professora, utilizados por ela ao dar instruções sobre o ensino da produção textual para crianças. Este método possibilita ao professor dar instruções para um outro professor que, hipoteticamente, iria substituí-lo no seu trabalho, podendo trazer à tona modos de agir frente às dificuldades no trabalho. Com base nas análises, é possível identificar que, para desenvolver o ensino da escrita, são necessários vários componentes fundamentais, relacionados às dimensões da escrita, que envolvem os fenômenos psicológico, linguageiro e social. De acordo com Dolz, Gagnon e Decândio (2010), a atenção dada aos componentes linguageiros em uma produção escrita é prioritária, mas, em uma visão global de ensino, as dimensões psicológicas e sociais não podem ser negligenciadas. Assim, a partir dos tópicos selecionados do texto de instrução ao sósia que evidenciam essas dimensões, do ponto de vista psicológico, é possível observar que as instruções dadas tematizam a criança, que mobiliza pensamentos e afetos quando representa os conhecimentos e conteúdos temáticos sobre a atividade solicitada pela professora, buscando integrar elementos da sua imaginação e suas capacidades cognitivas. Em relação à dimensão afetiva ligada à motivação, observa-se um agir da professora no sentido de conversar e tentar acalmar as crianças, com foco na tarefa proposta. Do ponto de visto do fenômeno linguageiro, as instruções da professora focalizam elementos de uma narrativa e a organização das estruturas necessárias para que a criança consiga produzir um texto. Já do ponto de vista do fenômeno social, evidencia-se a relação com os aspectos culturais e interacionais, que remetem ao lugar social da criança para a representação do desenho. Em relação aos modos de agir docente, observa-se que a professora-instrutora organiza meios para desenvolver sua aula, identificados pelo agir linguageiro, instrumental e afetivo. Assim, a análise da linguagem sobre o trabalho pode levar a uma melhor compreensão do agir docente no ensino da produção escrita, nesse caso, para as séries iniciais.
id UTFPR-12_089919215cf3d81619f25b97b7769729
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31319
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-05-04T11:49:58Z2023-05-04T11:49:58Z2023-03-27SIQUEIRA, Jucelaine Riquinha Gossler. As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31319Este trabalho tem como objetivo analisar um texto, produzido em situação de pesquisa, sobre o trabalho do professor no ensino da produção escrita na disciplina de Língua Portuguesa dos anos iniciais da Educação Básica. Para Dolz, Gagnon e Decândio (2010), a aprendizagem da produção escrita serve como condição para integração na vida social e profissional do aluno. Assim, no intuito de compreender a complexidade que envolve este saber, partimos do pressuposto de que o objeto de trabalho do professor é criar e organizar “um meio que seja favorável ao desenvolvimento de determinadas capacidades dos alunos e à aprendizagem de determinados conteúdos a elas correlacionados" (MACHADO; BRONCKART, 2009, p. 39). Seguimos a abordagem metodológica da Clínica da Atividade, proposta por Clot (2006, 2007, 2010) e Clot et al. (2006), que objetiva, por meio do diálogo sobre o trabalho, ampliar o poder de agir dos trabalhadores com métodos que fortalecem o coletivo de trabalho. Do ponto de vista da Clínica da Atividade, o coletivo é um instrumento fundamental que possibilita a sustentação ao trabalho. A partir dessa metodologia, utilizamos a instrução ao sósia para a produção dos dados deste trabalho, que é um dos métodos desenvolvidos pela Clínica da Atividade. Dessa forma, esta pesquisa busca analisar, no texto transcrito produzido a partir do método instrução ao sósia, os tópicos evidenciados e verbos ou expressões verbais que configuram modos de agir de uma professora, utilizados por ela ao dar instruções sobre o ensino da produção textual para crianças. Este método possibilita ao professor dar instruções para um outro professor que, hipoteticamente, iria substituí-lo no seu trabalho, podendo trazer à tona modos de agir frente às dificuldades no trabalho. Com base nas análises, é possível identificar que, para desenvolver o ensino da escrita, são necessários vários componentes fundamentais, relacionados às dimensões da escrita, que envolvem os fenômenos psicológico, linguageiro e social. De acordo com Dolz, Gagnon e Decândio (2010), a atenção dada aos componentes linguageiros em uma produção escrita é prioritária, mas, em uma visão global de ensino, as dimensões psicológicas e sociais não podem ser negligenciadas. Assim, a partir dos tópicos selecionados do texto de instrução ao sósia que evidenciam essas dimensões, do ponto de vista psicológico, é possível observar que as instruções dadas tematizam a criança, que mobiliza pensamentos e afetos quando representa os conhecimentos e conteúdos temáticos sobre a atividade solicitada pela professora, buscando integrar elementos da sua imaginação e suas capacidades cognitivas. Em relação à dimensão afetiva ligada à motivação, observa-se um agir da professora no sentido de conversar e tentar acalmar as crianças, com foco na tarefa proposta. Do ponto de visto do fenômeno linguageiro, as instruções da professora focalizam elementos de uma narrativa e a organização das estruturas necessárias para que a criança consiga produzir um texto. Já do ponto de vista do fenômeno social, evidencia-se a relação com os aspectos culturais e interacionais, que remetem ao lugar social da criança para a representação do desenho. Em relação aos modos de agir docente, observa-se que a professora-instrutora organiza meios para desenvolver sua aula, identificados pelo agir linguageiro, instrumental e afetivo. Assim, a análise da linguagem sobre o trabalho pode levar a uma melhor compreensão do agir docente no ensino da produção escrita, nesse caso, para as séries iniciais.This work aims to analyze a text, produced in a research situation, about the teacher's work in teaching written production in the Portuguese Language discipline in the early years of Basic Education. For Dolz, Gagnon, and Decândio (2010), learning written production serves as a condition for integration into the student's social and professional life. Thus, to understand the complexity that involves this knowledge, we start from the assumption that the teacher's object of work "is to create and organize an environment that is favorable to the development of certain abilities of the students and the learning of certain contents correlated to them" (MACHADO; BRONCKART, 2009, p. 39). We follow the methodological approach of Activity Clinic, proposed by Clot (2006, 2007, 2010) and Clot et al. (2006), which aims, through dialogue about work, to expand workers' power to act with methods that strengthen the work collective. From the point of view of the Activity Clinic, the collective is a fundamental instrument that enables the work to be sustained. Based on this methodology, we use instruction to the double to produce data for this research, which is one of the methods developed by Activity Clinic. Thus, this research seeks to analyze in the transcribed text produced from the method of instruction to the double, the highlighted topics and verbs or verbal expressions that configure a teacher's ways of acting used by her when giving instructions on teaching textual production to children. This method makes it possible for the teacher to provide instructions to another teacher who, hypothetically, would replace her in her work and may bring to light ways of acting in the face of difficulties at work. Based on the analyses, it is possible to identify that, to develop the teaching of writing, several fundamental components are necessary, which must be related to the dimensions of writing, which involve psychological, language and social phenomena. According to Dolz, Gagnon, and Decândio (2010), the attention given to the language components in a written production is a priority. However, in a global view of teaching, the psychological and social dimensions cannot be neglected. Thus, from the selected topics of the instruction to the double text that shows these dimensions, from the psychological point of view, it is possible to observe that the instructions given thematize the child, who mobilizes thoughts and affections when representing the knowledge and thematic contents about the activity requested by the teacher, seeking to integrate elements of their imagination and their cognitive abilities. Regarding the affective dimension linked to motivation, the teacher acts in the sense of talking and trying to calm the children, focusing on the proposed task. From the perspective of the language phenomenon, the teacher's instructions concentrate on elements of a narrative and the organization of structures necessary for the child to produce a text. In turn, from the point of view of the social phenomenon, the relationship with the cultural and interactional aspects is evident, which refers to the social place of the child for the representation of the drawing. Regarding the ways of teaching, it is observed that the teacher-instructor organizes ways to develop her class, identified by acting language, acting instrumental, and acting affective. Thus, analyzing language about work can lead to a better understanding of the teaching action in teaching written production, in this case, for the initial series.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em LetrasUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEngenharia/Tecnologia/GestãoEscritaComunicação escritaTrabalho - Aspectos psicológicosProfessoresProfessores - FormaçãoAnálise do discursoWritingWritten communicationWork - Psychological aspectsTeachersTeachers, Training ofDiscourse analysisAs dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciaisThe dimensions of writing in instruction to the double text: textual production by elementary school students: early yearsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoOliveira, Siderlene Munizhttps://orcid.org/0000-0003-3661-0663http://lattes.cnpq.br/6396411843386149Lima, Anselmo Pereira dehttps://orcid.org/0000-0003-1427-2165http://lattes.cnpq.br/4130455629353729Barricelli, Ermelinda Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4160-3783http://lattes.cnpq.br/5085783184728514Ludovico, Francieli Motterhttps://orcid.org/0000-0002-7655-497Xhttp://lattes.cnpq.br/1434254341381636https://orcid.org/0000-0001-7321-3427http://lattes.cnpq.br/4068655213420644Siqueira, Jucelaine Riquinha Gosslerreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALescritainstrucaososiaproducao.pdfapplication/pdf1040457http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31319/1/escritainstrucaososiaproducao.pdfe9b2bfe45fadc0f1c5820802b4d13872MD51TEXTescritainstrucaososiaproducao.pdf.txtescritainstrucaososiaproducao.pdf.txtExtracted texttext/plain246406http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31319/2/escritainstrucaososiaproducao.pdf.txt286d6cc511b385404547944fa3720a8fMD52THUMBNAILescritainstrucaososiaproducao.pdf.jpgescritainstrucaososiaproducao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31319/3/escritainstrucaososiaproducao.pdf.jpgc87c4d2c8ca46aa7880b83932bcd4378MD531/313192023-05-05 03:08:01.079oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31319Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-05-05T06:08:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The dimensions of writing in instruction to the double text: textual production by elementary school students: early years
title As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais
spellingShingle As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais
Siqueira, Jucelaine Riquinha Gossler
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Escrita
Comunicação escrita
Trabalho - Aspectos psicológicos
Professores
Professores - Formação
Análise do discurso
Writing
Written communication
Work - Psychological aspects
Teachers
Teachers, Training of
Discourse analysis
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais
title_full As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais
title_fullStr As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais
title_full_unstemmed As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais
title_sort As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais
author Siqueira, Jucelaine Riquinha Gossler
author_facet Siqueira, Jucelaine Riquinha Gossler
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Siderlene Muniz
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3661-0663
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6396411843386149
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lima, Anselmo Pereira de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1427-2165
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4130455629353729
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Barricelli, Ermelinda Maria
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4160-3783
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5085783184728514
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ludovico, Francieli Motter
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7655-497X
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1434254341381636
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7321-3427
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4068655213420644
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Jucelaine Riquinha Gossler
contributor_str_mv Oliveira, Siderlene Muniz
Lima, Anselmo Pereira de
Barricelli, Ermelinda Maria
Ludovico, Francieli Motter
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Escrita
Comunicação escrita
Trabalho - Aspectos psicológicos
Professores
Professores - Formação
Análise do discurso
Writing
Written communication
Work - Psychological aspects
Teachers
Teachers, Training of
Discourse analysis
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Comunicação escrita
Trabalho - Aspectos psicológicos
Professores
Professores - Formação
Análise do discurso
Writing
Written communication
Work - Psychological aspects
Teachers
Teachers, Training of
Discourse analysis
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Este trabalho tem como objetivo analisar um texto, produzido em situação de pesquisa, sobre o trabalho do professor no ensino da produção escrita na disciplina de Língua Portuguesa dos anos iniciais da Educação Básica. Para Dolz, Gagnon e Decândio (2010), a aprendizagem da produção escrita serve como condição para integração na vida social e profissional do aluno. Assim, no intuito de compreender a complexidade que envolve este saber, partimos do pressuposto de que o objeto de trabalho do professor é criar e organizar “um meio que seja favorável ao desenvolvimento de determinadas capacidades dos alunos e à aprendizagem de determinados conteúdos a elas correlacionados" (MACHADO; BRONCKART, 2009, p. 39). Seguimos a abordagem metodológica da Clínica da Atividade, proposta por Clot (2006, 2007, 2010) e Clot et al. (2006), que objetiva, por meio do diálogo sobre o trabalho, ampliar o poder de agir dos trabalhadores com métodos que fortalecem o coletivo de trabalho. Do ponto de vista da Clínica da Atividade, o coletivo é um instrumento fundamental que possibilita a sustentação ao trabalho. A partir dessa metodologia, utilizamos a instrução ao sósia para a produção dos dados deste trabalho, que é um dos métodos desenvolvidos pela Clínica da Atividade. Dessa forma, esta pesquisa busca analisar, no texto transcrito produzido a partir do método instrução ao sósia, os tópicos evidenciados e verbos ou expressões verbais que configuram modos de agir de uma professora, utilizados por ela ao dar instruções sobre o ensino da produção textual para crianças. Este método possibilita ao professor dar instruções para um outro professor que, hipoteticamente, iria substituí-lo no seu trabalho, podendo trazer à tona modos de agir frente às dificuldades no trabalho. Com base nas análises, é possível identificar que, para desenvolver o ensino da escrita, são necessários vários componentes fundamentais, relacionados às dimensões da escrita, que envolvem os fenômenos psicológico, linguageiro e social. De acordo com Dolz, Gagnon e Decândio (2010), a atenção dada aos componentes linguageiros em uma produção escrita é prioritária, mas, em uma visão global de ensino, as dimensões psicológicas e sociais não podem ser negligenciadas. Assim, a partir dos tópicos selecionados do texto de instrução ao sósia que evidenciam essas dimensões, do ponto de vista psicológico, é possível observar que as instruções dadas tematizam a criança, que mobiliza pensamentos e afetos quando representa os conhecimentos e conteúdos temáticos sobre a atividade solicitada pela professora, buscando integrar elementos da sua imaginação e suas capacidades cognitivas. Em relação à dimensão afetiva ligada à motivação, observa-se um agir da professora no sentido de conversar e tentar acalmar as crianças, com foco na tarefa proposta. Do ponto de visto do fenômeno linguageiro, as instruções da professora focalizam elementos de uma narrativa e a organização das estruturas necessárias para que a criança consiga produzir um texto. Já do ponto de vista do fenômeno social, evidencia-se a relação com os aspectos culturais e interacionais, que remetem ao lugar social da criança para a representação do desenho. Em relação aos modos de agir docente, observa-se que a professora-instrutora organiza meios para desenvolver sua aula, identificados pelo agir linguageiro, instrumental e afetivo. Assim, a análise da linguagem sobre o trabalho pode levar a uma melhor compreensão do agir docente no ensino da produção escrita, nesse caso, para as séries iniciais.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-04T11:49:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-04T11:49:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SIQUEIRA, Jucelaine Riquinha Gossler. As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31319
identifier_str_mv SIQUEIRA, Jucelaine Riquinha Gossler. As dimensões da escrita em texto de instrução ao sósia: produção textual de alunos do ensino fundamental: anos iniciais. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31319/1/escritainstrucaososiaproducao.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31319/2/escritainstrucaososiaproducao.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31319/3/escritainstrucaososiaproducao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e9b2bfe45fadc0f1c5820802b4d13872
286d6cc511b385404547944fa3720a8f
c87c4d2c8ca46aa7880b83932bcd4378
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922941344415744