Reflexões sobre a formação requerida aos professores de língua inglesa para crianças
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29510 |
Resumo: | Tendo em vista as tensões emergentes da ausência de legislação específica e a crescente demanda por professores de inglês por parte de escolas que atendem o segmento de língua inglesa para crianças (LIC) no Brasil, a presente pesquisa visa discutir as demandas de formação requeridas aos professores para lecionar inglês para crianças de 3 a 5 anos de idade em contexto de duas escolas da cidade de Pato Branco que atuam neste segmento, a partir da perspectiva dos gestores destas instituições. Para tanto, este estudo, em uma perspectiva sócio histórica, discorre acerca das especificidades dos conhecimentos teórico metodológicos requeridos ao profissional que atua com esta faixa etária, além disso, à luz do referencial teórico, busca identificar as principais expectativas e crenças que emergem nesse contexto, de modo a discuti las em relação à formação de professores de inglês. Tais questões são abordas tendo em vista características da proposição das novas ―Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue‖ (BRASIL, 2020), de modo a explorar os avanços e limitações impostos neste cenário. As participantes da pesquisa foram duas representantes de escolas particulares da cidade de Pato Branco, uma instituição de pequeno porte que atende o segmento de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, enquanto a outra atende Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. Os dados foram gerados a partir de um questionário semiestruturado e entrevista aplicados a cada uma das participantes de acordo com a sua disponibilidade. A partir dos dados analisados conclui se que na atualidade, pelo recorte apresentado da realidade da cidade de Pato Branco, concebe se que seja desejável a formação prioritariamente na Licenciatura em Letras, e complementarmente em Pedagogia, o que aponta para o reconhecimento da especificidade de atuação no ensino de LIC que de fato nenhuma das graduações contempla atualmente. Além disso, tanto o domínio didático em relação a este público em específico quanto a proficiência no idioma parecem ser aspectos relevantes segundo as participantes, porém parece não haver consenso se alguma destas duas dimensões pode ter mais relevância em detrimento da outra. De modo geral, parece haver a concordância no que se refere à preparação para lidar com a ludicidade e a afetividade como aspecto relevante para atuar com esta faixa etária. Já a utilização do CLIL, bem como a busca por um aprendizado do inglês que se aproxime à aquisição da língua materna parecem ser questões de maior destaque na instituição que se vincula ao ensino bilíngue. |
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2022-09-05T12:17:59Z2022-09-05T12:17:59Z2022-07-04CAMARGO, Jessyca Colombi Molter Holub. Reflexões sobre a formação requerida aos professores de língua inglesa para crianças. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29510Tendo em vista as tensões emergentes da ausência de legislação específica e a crescente demanda por professores de inglês por parte de escolas que atendem o segmento de língua inglesa para crianças (LIC) no Brasil, a presente pesquisa visa discutir as demandas de formação requeridas aos professores para lecionar inglês para crianças de 3 a 5 anos de idade em contexto de duas escolas da cidade de Pato Branco que atuam neste segmento, a partir da perspectiva dos gestores destas instituições. Para tanto, este estudo, em uma perspectiva sócio histórica, discorre acerca das especificidades dos conhecimentos teórico metodológicos requeridos ao profissional que atua com esta faixa etária, além disso, à luz do referencial teórico, busca identificar as principais expectativas e crenças que emergem nesse contexto, de modo a discuti las em relação à formação de professores de inglês. Tais questões são abordas tendo em vista características da proposição das novas ―Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue‖ (BRASIL, 2020), de modo a explorar os avanços e limitações impostos neste cenário. As participantes da pesquisa foram duas representantes de escolas particulares da cidade de Pato Branco, uma instituição de pequeno porte que atende o segmento de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, enquanto a outra atende Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. Os dados foram gerados a partir de um questionário semiestruturado e entrevista aplicados a cada uma das participantes de acordo com a sua disponibilidade. A partir dos dados analisados conclui se que na atualidade, pelo recorte apresentado da realidade da cidade de Pato Branco, concebe se que seja desejável a formação prioritariamente na Licenciatura em Letras, e complementarmente em Pedagogia, o que aponta para o reconhecimento da especificidade de atuação no ensino de LIC que de fato nenhuma das graduações contempla atualmente. Além disso, tanto o domínio didático em relação a este público em específico quanto a proficiência no idioma parecem ser aspectos relevantes segundo as participantes, porém parece não haver consenso se alguma destas duas dimensões pode ter mais relevância em detrimento da outra. De modo geral, parece haver a concordância no que se refere à preparação para lidar com a ludicidade e a afetividade como aspecto relevante para atuar com esta faixa etária. Já a utilização do CLIL, bem como a busca por um aprendizado do inglês que se aproxime à aquisição da língua materna parecem ser questões de maior destaque na instituição que se vincula ao ensino bilíngue.In view of the tensions emerging from the absence of specific legislation and the growing demand for English teachers by schools that offer English language for children (ELC) in Brazil, the present research aims to discuss the qualification demands required of teachers to teach English to children from 3 to 5 years old in the context of two schools in the city of Pato Branco which work in this segment, from the perspective of the managers of these institutions. Therefore, this study, in a socio historical perspective, discusses the specificities of the theoretical methodological knowledge required by professionals working with this age group, in addition, in the light of the theoretical framework, it seeks to identify the expectations and main beliefs that emerge in this context, in order to discuss them in relation to English language teachers‘ education. Such questions are addressed in view of the characteristics proposed by the new ―National Curriculum Guidelines for Bilingual Education‖ (BRASIL, 2020), in order to explore the advancements and limitations imposed in this scenario. The research participants were two representatives of private schools in the city of Pato Branco, a small institution that serves the segment of Early Childhood Education and Elementary School I, while the other serves Early Childhood Education, Elementary I and II and High School. Data were generated from a semi structured questionnaire and interview applied to each of the participants according to their availability. From the analyzed data, it is concluded that, nowadays, by the presented clipping of the reality of the city of Pato Branco, it is conceived that it is primarily desirable to obtain an undergraduate degree in Languages, and as a complement in Pedagogy, which points to the recognition of the specificity of acting in the teaching of ELC that in fact none of the undergraduation degrees currently contemplates. In addition, both the didactic domain in relation to this specific audience and the language proficiency seem to be relevant aspects according to the participants, but there seems to be no consensus on whether one of these two dimensions may have more relevance to the detriment of the other. In general, there seems to be an agreement regarding the preparation to deal with playfulness and affectivity as a relevant aspect to work with this age group. On the other hand, the use of CLIL, as well as fostering English learning closely to the acquisition of the mother tongue seem to be issues of greater prominence in the institution that is linked to bilingual education.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Pós-Graduação em LetrasUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEngenharia/Tecnologia/GestãoSuperstiçãoLíngua inglesaProfessores - FormaçãoBilingüismo em criançasAquisição da segunda línguaSuperstitionEnglish languageTeachers, Training ofBilinguism in childrenSecond language acquisitionReflexões sobre a formação requerida aos professores de língua inglesa para criançasReflections about the qualification required to children's english language teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoPassoni, Taisa Pinettihttps://orcid.org/0000-0001-7819-1327http://lattes.cnpq.br/1682918727882586Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreirahttps://orcid.org/0000-0003-4904-607Xhttp://lattes.cnpq.br/8520264000160507Denardi, Didiê Ana Cenihttps://orcid.org/0000-0001-8073-8934http://lattes.cnpq.br/4117062490609801Liberali, Fernanda Coelhohttps://orcid.org/0000-0001-7165-646Xhttp://lattes.cnpq.br/0046483605366023Passoni, Taisa Pinettihttp://lattes.cnpq.br/1682918727882586https://orcid.org/0000-0003-4019-5650http://lattes.cnpq.br/4758793482404036Camargo, Jessyca Colombi Molter Holubreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALformacaoprofessoringlescriancas.pdfapplication/pdf715371http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29510/1/formacaoprofessoringlescriancas.pdf5277f63ae2f7dede6b980d5302cc0a09MD51TEXTformacaoprofessoringlescriancas.pdf.txtformacaoprofessoringlescriancas.pdf.txtExtracted texttext/plain350928http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29510/2/formacaoprofessoringlescriancas.pdf.txt5aba47c8c0ac0634b4c5341bdbc09f16MD52THUMBNAILformacaoprofessoringlescriancas.pdf.jpgformacaoprofessoringlescriancas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/29510/3/formacaoprofessoringlescriancas.pdf.jpgaef80bae3df882e4a2c587a53af4a818MD531/295102022-09-06 03:07:47.332oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/29510Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-09-06T06:07:47Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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