Previsão da demanda de vendas de veículos novos de uma concessionária do sudoeste do Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22218 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a aplicação de uma metodologia para previsão de demanda de venda de veículos novos de uma concessionária, além da análise dos resultados obtidos pelos métodos escolhidos. O objetivo principal foi diminuir o número de vendas realizadas através de pedidos, os quais demoram de 90 a 120 dias para ser entregue aos clientes. São 27 modelos de veículos estudados, onde muitos destes apresentam demanda baixa, contendo meses de venda nula. Para fazer a análise de demanda foi preciso agregar os veículos em 3 categorias, a fim de minimizar o erro gerado por esses pontos nulos. Para a categoria 1, composto pelos veículos de menor valor de mercado, mas com o maior giro de estoque, o modelo aplicado tornou-se eficaz, com MAPE em torno de 17%. Já para os as categorias 2 e 3, composto pelos veículos de maior valor de mercado, e com demanda muito baixa, gerou MAPE muito alto, e o modelo não foi satisfatório. Por ter se tornado eficaz para a categoria que apresenta o maior giro de estoque, o número de vendas realizadas através de pedido diminuirá consideravelmente se esse método for aplicado pela concessionária. |
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2020-11-25T11:21:41Z2020-11-25T11:21:41Z2014-10-31PEGORARO, Maurício. Previsão da demanda de vendas de veículos novos de uma concessionária do sudoeste do Paraná. 2014. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22218Este trabalho apresenta a aplicação de uma metodologia para previsão de demanda de venda de veículos novos de uma concessionária, além da análise dos resultados obtidos pelos métodos escolhidos. O objetivo principal foi diminuir o número de vendas realizadas através de pedidos, os quais demoram de 90 a 120 dias para ser entregue aos clientes. São 27 modelos de veículos estudados, onde muitos destes apresentam demanda baixa, contendo meses de venda nula. Para fazer a análise de demanda foi preciso agregar os veículos em 3 categorias, a fim de minimizar o erro gerado por esses pontos nulos. Para a categoria 1, composto pelos veículos de menor valor de mercado, mas com o maior giro de estoque, o modelo aplicado tornou-se eficaz, com MAPE em torno de 17%. Já para os as categorias 2 e 3, composto pelos veículos de maior valor de mercado, e com demanda muito baixa, gerou MAPE muito alto, e o modelo não foi satisfatório. Por ter se tornado eficaz para a categoria que apresenta o maior giro de estoque, o número de vendas realizadas através de pedido diminuirá consideravelmente se esse método for aplicado pela concessionária.This work presents the apllication of a methodology for demand forecasting sales ofnew vehicles from a dealership, beyond the analysis of the results obtained by methods chosen. The main objective was to decrease the number of sales made through requests, which take 90-120 days to be delivered to customers. There are 27 models of vehicles studied, where many of these have low demand, containing months of null sales. To make the demand analysis was necessery to add vehicles into 3 categories, to minimize the error such these null sales. For category 1, composed of vehicles with lower market value, but with higher turnover, the model applied became effective, with MAPE around 17%. For categories 2 and 3, composed of vehicles with higher market value, and very low demand, generated MAPE very low, and the model wasn´t satisfactory. For becoming effective for the category with the largest turnover, the sales made by request decrease considerably if applied by dealership.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEspecialização em Engenharia de ProduçãoPlanejamento estratégicoDemanda (Teoria econômica)Strategic planningDemand (Economic theory)Previsão da demanda de vendas de veículos novos de uma concessionária do sudoeste do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoOliveira, Gilson AdamczukPegoraro, Maurícioreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILPB_ESEP_I_2014_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1398http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22218/1/PB_ESEP_I_2014_13.pdf.jpgcd65d792181c1d0571b0d0abbfa85117MD51ORIGINALPB_ESEP_I_2014_13.pdfapplication/pdf426753http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22218/2/PB_ESEP_I_2014_13.pdf27751a911063be89faf3b7faad438330MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22218/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTPB_ESEP_I_2014_13.pdf.txtExtracted texttext/plain33777http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/22218/4/PB_ESEP_I_2014_13.pdf.txt96adf800548da0a9a5a08baceda4d336MD541/222182020-11-25 09:21:41.387oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-25T11:21:41Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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Este trabalho apresenta a aplicação de uma metodologia para previsão de demanda de venda de veículos novos de uma concessionária, além da análise dos resultados obtidos pelos métodos escolhidos. O objetivo principal foi diminuir o número de vendas realizadas através de pedidos, os quais demoram de 90 a 120 dias para ser entregue aos clientes. São 27 modelos de veículos estudados, onde muitos destes apresentam demanda baixa, contendo meses de venda nula. Para fazer a análise de demanda foi preciso agregar os veículos em 3 categorias, a fim de minimizar o erro gerado por esses pontos nulos. Para a categoria 1, composto pelos veículos de menor valor de mercado, mas com o maior giro de estoque, o modelo aplicado tornou-se eficaz, com MAPE em torno de 17%. Já para os as categorias 2 e 3, composto pelos veículos de maior valor de mercado, e com demanda muito baixa, gerou MAPE muito alto, e o modelo não foi satisfatório. Por ter se tornado eficaz para a categoria que apresenta o maior giro de estoque, o número de vendas realizadas através de pedido diminuirá consideravelmente se esse método for aplicado pela concessionária. |
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