Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Robson Aparecido Ramos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24777
Resumo: Acompanha: Modelagem matemática e experimentação: sugestões ao professor.
id UTFPR-12_1c2a42cc5dc0f400d3da81d7e3a2ac7a
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24777
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-04-15T19:00:52Z2021-04-15T19:00:52Z2021-03-26ROCHA, Robson Aparecido Ramos. Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação. 2021. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24777Acompanha: Modelagem matemática e experimentação: sugestões ao professor.Esta pesquisa teve por objetivo investigar “Que papéis os diferentes signos interpretantes usados ou produzidos na comunicação assumem em atividades de Modelagem Matemática com experimentação?”. Para isso, nos fundamentamos na Modelagem Matemática como alternativa pedagógica e na Semiótica Peirceana no que se refere à Teoria da Comunicação. Por meio dos signos interpretantes usados ou produzidos no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática com experimentação fazemos uma análise semiótica para tais signos. Com isso, desenvolvemos duas atividades de modelagem matemática com experimentação na disciplina de Química, com oito estudantes de uma turma de 2ª série do Ensino Médio de um Colégio do Campo situado no interior do Paraná. Os aportes metodológicos que nortearam nossas análises fundamentam-se na pesquisa qualitativa e estão organizadas conforme as orientações da Análise de Conteúdo. Após relatarmos as atividades desenvolvidas, a análise do corpus selecionado permitiu evidenciar diferentes signos interpretantes intencionais, efetuais e comunicacionais, que foram usados ou produzidos nas diferentes fases das atividades. Os signos revelaram os papéis estimular, orientar, relacionar, simplificar, levantamento de hipótese, compreensão, representação e validação. O olhar semiótico permitiu o levantamento da categoria intensões e objetivos que está relacionada diretamente com o papel dos signos interpretantes intencionais; a categoria ideias e experiências relacionada diretamente com os significados atribuídos por meio dos papéis dos signos interpretantes efetuais e a categoria meios de tratamento relacionada diretamente com os papéis dos signos interpretantes comunicacionais. Por meio das categorias foi possível evidenciar a comunicação na sala de aula e como a comunicação conduziu os estudantes ao aprendizado da Química e da Matemática. As análises também permitiram evidenciar a ação da semiose que se fez por meio da comunicação estabelecida entre os envolvidos no desenvolvimento das atividades. O Produto Educacional que se originou por meio desta pesquisa, de título “Modelagem Matemática e experimentação: sugestões ao professor” trata-se de um material que contém as atividades desenvolvidas presentes nesta pesquisa e mais algumas sugestões de atividades de Modelagem Matemática com experimentação. Na organização do material disponibilizamos as atividades, damos sugestões de como o professor pode conduzi-las, exemplificamos com possíveis abordagens matemáticas e sugerimos algumas referências sobre os temas abordados que estão presentes na literatura.This research aimed to investigate “What roles do the different interpretant signs used or derived in communication take on in Mathematical Modeling activities with experimentation?” For this, we are based on Mathematical Modeling as a pedagogical alternative and Peircean Semiotic about Communication Theory. With this, we developed two activities of mathematical modeling with experimentation in the discipline of Chemistry, with eight students from a class of 2nd grade of High School of a rural school located in the interior of Paraná. The methodological contributions that guided our analyzes are based on qualitative research and are organized according to the guidelines of Content Analysis. After reporting the activities developed, the analysis of the selected corpus allowed to show different interpretant, intentional, effective, and communicational signs, which were used or produced in the different phases of the activities. The signs revealed the roles of stimulating, guiding, relating, simplifying, hypothesis raising, understanding, representation and validation. The semiotic look allowed the survey of the category of intensions and objectives that is causally related to the role of intentional interpretant signs; the category ideas and experiences related to the meanings attributed through the roles of the effective interpretant signs and the category means of treatment related to the roles of the communicational interpretant signs. Through the categories it was possible to highlight communication in the classroom and how communication led students to learn Chemistry and Mathematics. The analyzes also made it possible to highlight the action of the semiosis that was made through the communication established between those involved in the development of the activities. The Educational Product that originated through this research, entitled “Mathematical Modeling and experimentation: suggestions to the teacher” is a material that contains the activities developed in this research and a few more suggestions of Mathematical Modeling activities with experimentation. In organizing the material, we make the activities available, give suggestions on how the teacher can conduct them, exemplify with possible mathematical approaches, and suggest some references on the topics covered that are present in the literature.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoModelos matemáticosMatemática - Estudo e ensinoSemióticaComunicação e educaçãoAprendizagem experimentalMathematical modelsMathematics - Study and teachingSemioticsCommunication and educationExperiential learningUma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentaçãoAn analysis semiotic of communication in mathematical modeling activities with experimentationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSilva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Silva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Ramos, Daiany Cristinyhttps://orcid.org/0000-0002-0584-956Xhttp://lattes.cnpq.br/4786318604195925Ferruzzi, Elaine Cristinahttps://orcid.org/0000-0003-3378-5185http://lattes.cnpq.br/0067396155971520https://orcid.org/0000-0002-8205-9377http://lattes.cnpq.br/1315465553592352Rocha, Robson Aparecido Ramosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALsemioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdfapplication/pdf3796072http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/1/semioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdf5d248317dec9ba007d7d3c9973fdba7cMD51semioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdfapplication/pdf4784739http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/2/semioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdf539e44329571d8879508348c102410d8MD52TEXTsemioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdf.txtsemioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdf.txtExtracted texttext/plain409973http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/3/semioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdf.txt676fa4a43a41ab5a23060fc2d5f878bcMD53semioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdf.txtsemioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain116390http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/5/semioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdf.txt59eadf2ade08535f20b639933d97a6deMD55THUMBNAILsemioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdf.jpgsemioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1396http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/4/semioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdf.jpgbf5060b2e5179643a3c06e9faa928665MD54semioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdf.jpgsemioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2264http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/6/semioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdf.jpg44c3d9799ed72ca86e87849e7bcce7d8MD561/247772021-04-16 03:11:34.252oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/24777Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-04-16T06:11:34Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv An analysis semiotic of communication in mathematical modeling activities with experimentation
title Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação
spellingShingle Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação
Rocha, Robson Aparecido Ramos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Modelos matemáticos
Matemática - Estudo e ensino
Semiótica
Comunicação e educação
Aprendizagem experimental
Mathematical models
Mathematics - Study and teaching
Semiotics
Communication and education
Experiential learning
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação
title_full Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação
title_fullStr Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação
title_full_unstemmed Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação
title_sort Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação
author Rocha, Robson Aparecido Ramos
author_facet Rocha, Robson Aparecido Ramos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1766-137X
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960826662569812
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1766-137X
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960826662569812
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ramos, Daiany Cristiny
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0584-956X
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4786318604195925
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ferruzzi, Elaine Cristina
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3378-5185
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0067396155971520
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8205-9377
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1315465553592352
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Robson Aparecido Ramos
contributor_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Ramos, Daiany Cristiny
Ferruzzi, Elaine Cristina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Modelos matemáticos
Matemática - Estudo e ensino
Semiótica
Comunicação e educação
Aprendizagem experimental
Mathematical models
Mathematics - Study and teaching
Semiotics
Communication and education
Experiential learning
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos matemáticos
Matemática - Estudo e ensino
Semiótica
Comunicação e educação
Aprendizagem experimental
Mathematical models
Mathematics - Study and teaching
Semiotics
Communication and education
Experiential learning
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Modelagem matemática e experimentação: sugestões ao professor.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-15T19:00:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-15T19:00:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Robson Aparecido Ramos. Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação. 2021. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24777
identifier_str_mv ROCHA, Robson Aparecido Ramos. Uma análise semiótica da comunicação em atividades de modelagem matemática com experimentação. 2021. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/1/semioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/2/semioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/3/semioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/5/semioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/4/semioticacomunicacaomodelagemmatematica.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24777/6/semioticacomunicacaomodelagemmatematica_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d248317dec9ba007d7d3c9973fdba7c
539e44329571d8879508348c102410d8
676fa4a43a41ab5a23060fc2d5f878bc
59eadf2ade08535f20b639933d97a6de
bf5060b2e5179643a3c06e9faa928665
44c3d9799ed72ca86e87849e7bcce7d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923110012059648