Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26789 |
Resumo: | Atualmente, vive-se em uma era de diversas tecnologias de comunicações digitais e comércio cultural. O indivíduo desta geração não se satisfaz apenas em receber um conhecimento; ele precisa testar, vivenciar e experimentar. Nesse sentindo, uma área de estudos denominada gamificação vem sendo aplicada na área de ensino. Se constitui no uso das mecânicas dos games (regras, objetivos e resultados) em ambientes fora de games, construindo espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um game, utilizando o tema Pokémon, sendo este muito popular entre os jovens, utilizando o método da gamificação, buscando aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos para aprender sobre conteúdos de Botânica. Grande parte dos estudantes identificou o game como um importante recurso facilitador para a sua aprendizagem (com o nível percentual acima de 30% nas notas variando de 3 a 5, utilizando a escala de Likert) e ainda, 70% dos alunos relataram que gostariam que professores de outras disciplinas também adotassem esse tipo de atividade como estratégia pedagógica. Isto demonstrou que a gamificação pode ser uma alternativa com grande potencial de sucesso na busca por formas modernas e inovadoras no processo de ensino e de aprendizagem. |
id |
UTFPR-12_240b826ad3cafce35b70bbe5f30ea6d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26789 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-12-20T17:16:55Z2021-12-20T17:16:55Z2020-09-26SANCHES, Thaís Sanches. Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26789Atualmente, vive-se em uma era de diversas tecnologias de comunicações digitais e comércio cultural. O indivíduo desta geração não se satisfaz apenas em receber um conhecimento; ele precisa testar, vivenciar e experimentar. Nesse sentindo, uma área de estudos denominada gamificação vem sendo aplicada na área de ensino. Se constitui no uso das mecânicas dos games (regras, objetivos e resultados) em ambientes fora de games, construindo espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um game, utilizando o tema Pokémon, sendo este muito popular entre os jovens, utilizando o método da gamificação, buscando aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos para aprender sobre conteúdos de Botânica. Grande parte dos estudantes identificou o game como um importante recurso facilitador para a sua aprendizagem (com o nível percentual acima de 30% nas notas variando de 3 a 5, utilizando a escala de Likert) e ainda, 70% dos alunos relataram que gostariam que professores de outras disciplinas também adotassem esse tipo de atividade como estratégia pedagógica. Isto demonstrou que a gamificação pode ser uma alternativa com grande potencial de sucesso na busca por formas modernas e inovadoras no processo de ensino e de aprendizagem.Currently, we are living in an era of diverse technologies of digital communications and cultural commerce. The individual of this generation is not satisfied with just receiving knowledge; he needs to test, experience and experiment. In this sense, a subject of studies called gamification has been applied in teaching. It consists of the use of game mechanics (rules, objectives and results) in environments outside games, building learning spaces mediated by challenge, pleasure and entertainment. The objective of this work was to develop a game, using the Pokémon theme, which is very popular with young people, using the gamification method, seeking to increase students' involvement and motivation to learn about Botany content. Most students identified the game as an important facilitating resource for their learning (with the percentage level above 30% in grades ranging from 3 to 5, using Likert scale) and 70% of students reported that they would like teachers from other disciplines also adopted this type of activity as a pedagogical strategy. This demonstrated that gamification can be an alternative with great potential for success in the search for modern and innovative ways in the teaching and learning process.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEducação: Métodos e Técnicas de EnsinoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOBotânicaJogos educativosMétodo de projeto no ensinoBotanyEducational gamesProject method in teachingPokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologiaPokébio – the evolution of plants: use of gamification in the teaching of biologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraBerghauser, Neron Alipio CortesBerghauser, Neron Alipio CortesLima, Ivone Teresinha CarlettoSantos, Ricardo dosSantos, Thaís Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALevolucaovegetaisensino.pdfevolucaovegetaisensino.pdfapplication/pdf2072693http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/1/evolucaovegetaisensino.pdfa2ab8fcef7932ec1f586e6f94de316f1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTevolucaovegetaisensino.pdf.txtevolucaovegetaisensino.pdf.txtExtracted texttext/plain64519http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/3/evolucaovegetaisensino.pdf.txtf9bbe382eca4d6f172316e8ba2277e9dMD53THUMBNAILevolucaovegetaisensino.pdf.jpgevolucaovegetaisensino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/4/evolucaovegetaisensino.pdf.jpg98586ae9e3b4684d26b1e34640f7bc97MD541/267892021-12-21 04:05:39.983oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-12-21T06:05:39Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Pokébio – the evolution of plants: use of gamification in the teaching of biology |
title |
Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia |
spellingShingle |
Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia Santos, Thaís Sanches CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Botânica Jogos educativos Método de projeto no ensino Botany Educational games Project method in teaching |
title_short |
Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia |
title_full |
Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia |
title_fullStr |
Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia |
title_sort |
Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia |
author |
Santos, Thaís Sanches |
author_facet |
Santos, Thaís Sanches |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Berghauser, Neron Alipio Cortes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Berghauser, Neron Alipio Cortes |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima, Ivone Teresinha Carletto |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Santos, Ricardo dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Thaís Sanches |
contributor_str_mv |
Berghauser, Neron Alipio Cortes Berghauser, Neron Alipio Cortes Lima, Ivone Teresinha Carletto Santos, Ricardo dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Botânica Jogos educativos Método de projeto no ensino Botany Educational games Project method in teaching |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Botânica Jogos educativos Método de projeto no ensino Botany Educational games Project method in teaching |
description |
Atualmente, vive-se em uma era de diversas tecnologias de comunicações digitais e comércio cultural. O indivíduo desta geração não se satisfaz apenas em receber um conhecimento; ele precisa testar, vivenciar e experimentar. Nesse sentindo, uma área de estudos denominada gamificação vem sendo aplicada na área de ensino. Se constitui no uso das mecânicas dos games (regras, objetivos e resultados) em ambientes fora de games, construindo espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um game, utilizando o tema Pokémon, sendo este muito popular entre os jovens, utilizando o método da gamificação, buscando aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos para aprender sobre conteúdos de Botânica. Grande parte dos estudantes identificou o game como um importante recurso facilitador para a sua aprendizagem (com o nível percentual acima de 30% nas notas variando de 3 a 5, utilizando a escala de Likert) e ainda, 70% dos alunos relataram que gostariam que professores de outras disciplinas também adotassem esse tipo de atividade como estratégia pedagógica. Isto demonstrou que a gamificação pode ser uma alternativa com grande potencial de sucesso na busca por formas modernas e inovadoras no processo de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-09-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-20T17:16:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-20T17:16:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANCHES, Thaís Sanches. Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26789 |
identifier_str_mv |
SANCHES, Thaís Sanches. Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/1/evolucaovegetaisensino.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/3/evolucaovegetaisensino.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/4/evolucaovegetaisensino.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2ab8fcef7932ec1f586e6f94de316f1 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b f9bbe382eca4d6f172316e8ba2277e9d 98586ae9e3b4684d26b1e34640f7bc97 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923199361220608 |