Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thaís Sanches
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26789
Resumo: Atualmente, vive­-se em uma era de diversas tecnologias de comunicações digitais e comércio cultural. O indivíduo desta geração não se satisfaz apenas em receber um conhecimento; ele precisa testar, vivenciar e experimentar. Nesse sentindo, uma área de estudos denominada gamificação vem sendo aplicada na área de ensino. Se constitui no uso das mecânicas dos games (regras, objetivos e resultados) em ambientes fora de games, construindo espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um game, utilizando o tema Pokémon, sendo este muito popular entre os jovens, utilizando o método da gamificação, buscando aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos para aprender sobre conteúdos de Botânica. Grande parte dos estudantes identificou o game como um importante recurso facilitador para a sua aprendizagem (com o nível percentual acima de 30% nas notas variando de 3 a 5, utilizando a escala de Likert) e ainda, 70% dos alunos relataram que gostariam que professores de outras disciplinas também adotassem esse tipo de atividade como estratégia pedagógica. Isto demonstrou que a gamificação pode ser uma alternativa com grande potencial de sucesso na busca por formas modernas e inovadoras no processo de ensino e de aprendizagem.
id UTFPR-12_240b826ad3cafce35b70bbe5f30ea6d9
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26789
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-12-20T17:16:55Z2021-12-20T17:16:55Z2020-09-26SANCHES, Thaís Sanches. Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26789Atualmente, vive­-se em uma era de diversas tecnologias de comunicações digitais e comércio cultural. O indivíduo desta geração não se satisfaz apenas em receber um conhecimento; ele precisa testar, vivenciar e experimentar. Nesse sentindo, uma área de estudos denominada gamificação vem sendo aplicada na área de ensino. Se constitui no uso das mecânicas dos games (regras, objetivos e resultados) em ambientes fora de games, construindo espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um game, utilizando o tema Pokémon, sendo este muito popular entre os jovens, utilizando o método da gamificação, buscando aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos para aprender sobre conteúdos de Botânica. Grande parte dos estudantes identificou o game como um importante recurso facilitador para a sua aprendizagem (com o nível percentual acima de 30% nas notas variando de 3 a 5, utilizando a escala de Likert) e ainda, 70% dos alunos relataram que gostariam que professores de outras disciplinas também adotassem esse tipo de atividade como estratégia pedagógica. Isto demonstrou que a gamificação pode ser uma alternativa com grande potencial de sucesso na busca por formas modernas e inovadoras no processo de ensino e de aprendizagem.Currently, we are living in an era of diverse technologies of digital communications and cultural commerce. The individual of this generation is not satisfied with just receiving knowledge; he needs to test, experience and experiment. In this sense, a subject of studies called gamification has been applied in teaching. It consists of the use of game mechanics (rules, objectives and results) in environments outside games, building learning spaces mediated by challenge, pleasure and entertainment. The objective of this work was to develop a game, using the Pokémon theme, which is very popular with young people, using the gamification method, seeking to increase students' involvement and motivation to learn about Botany content. Most students identified the game as an important facilitating resource for their learning (with the percentage level above 30% in grades ranging from 3 to 5, using Likert scale) and 70% of students reported that they would like teachers from other disciplines also adopted this type of activity as a pedagogical strategy. This demonstrated that gamification can be an alternative with great potential for success in the search for modern and innovative ways in the teaching and learning process.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEducação: Métodos e Técnicas de EnsinoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOBotânicaJogos educativosMétodo de projeto no ensinoBotanyEducational gamesProject method in teachingPokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologiaPokébio – the evolution of plants: use of gamification in the teaching of biologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraBerghauser, Neron Alipio CortesBerghauser, Neron Alipio CortesLima, Ivone Teresinha CarlettoSantos, Ricardo dosSantos, Thaís Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALevolucaovegetaisensino.pdfevolucaovegetaisensino.pdfapplication/pdf2072693http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/1/evolucaovegetaisensino.pdfa2ab8fcef7932ec1f586e6f94de316f1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTevolucaovegetaisensino.pdf.txtevolucaovegetaisensino.pdf.txtExtracted texttext/plain64519http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/3/evolucaovegetaisensino.pdf.txtf9bbe382eca4d6f172316e8ba2277e9dMD53THUMBNAILevolucaovegetaisensino.pdf.jpgevolucaovegetaisensino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1316http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/4/evolucaovegetaisensino.pdf.jpg98586ae9e3b4684d26b1e34640f7bc97MD541/267892021-12-21 04:05:39.983oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-12-21T06:05:39Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Pokébio – the evolution of plants: use of gamification in the teaching of biology
title Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia
spellingShingle Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia
Santos, Thaís Sanches
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Botânica
Jogos educativos
Método de projeto no ensino
Botany
Educational games
Project method in teaching
title_short Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia
title_full Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia
title_fullStr Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia
title_full_unstemmed Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia
title_sort Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia
author Santos, Thaís Sanches
author_facet Santos, Thaís Sanches
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Santos, Ricardo dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thaís Sanches
contributor_str_mv Berghauser, Neron Alipio Cortes
Berghauser, Neron Alipio Cortes
Lima, Ivone Teresinha Carletto
Santos, Ricardo dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Botânica
Jogos educativos
Método de projeto no ensino
Botany
Educational games
Project method in teaching
dc.subject.por.fl_str_mv Botânica
Jogos educativos
Método de projeto no ensino
Botany
Educational games
Project method in teaching
description Atualmente, vive­-se em uma era de diversas tecnologias de comunicações digitais e comércio cultural. O indivíduo desta geração não se satisfaz apenas em receber um conhecimento; ele precisa testar, vivenciar e experimentar. Nesse sentindo, uma área de estudos denominada gamificação vem sendo aplicada na área de ensino. Se constitui no uso das mecânicas dos games (regras, objetivos e resultados) em ambientes fora de games, construindo espaços de aprendizagem mediados pelo desafio, pelo prazer e entretenimento. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um game, utilizando o tema Pokémon, sendo este muito popular entre os jovens, utilizando o método da gamificação, buscando aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos para aprender sobre conteúdos de Botânica. Grande parte dos estudantes identificou o game como um importante recurso facilitador para a sua aprendizagem (com o nível percentual acima de 30% nas notas variando de 3 a 5, utilizando a escala de Likert) e ainda, 70% dos alunos relataram que gostariam que professores de outras disciplinas também adotassem esse tipo de atividade como estratégia pedagógica. Isto demonstrou que a gamificação pode ser uma alternativa com grande potencial de sucesso na busca por formas modernas e inovadoras no processo de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-20T17:16:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-20T17:16:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANCHES, Thaís Sanches. Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26789
identifier_str_mv SANCHES, Thaís Sanches. Pokébio – a evolução dos vegetais: uso da gamificação no ensino de biologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/1/evolucaovegetaisensino.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/3/evolucaovegetaisensino.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26789/4/evolucaovegetaisensino.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a2ab8fcef7932ec1f586e6f94de316f1
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
f9bbe382eca4d6f172316e8ba2277e9d
98586ae9e3b4684d26b1e34640f7bc97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923199361220608