Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Lucas dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30161
Resumo: Tecnologias da informação e comunicação têm sido apontadas como ferramentas potencialmente poderosas para a mudança educacional. Por esta razão, elas têm sido muito exploradas por professores que sempre estão buscando novos caminhos para ensinar com o objetivo de tornar suas aulas mais interessantes e atrativas. Essas ferramentas também contribuem para o ensino de Matemática, uma vez que através delas os estudantes podem ser encorajados a desenvolver ou usar conhecimentos matemáticos para resolver problemas práticos e desafiadores. Nesta direção, o Scratch, que é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, permite um ensino de Matemática fácil, efetivo e interessante. Os estudantes podem explorar esta poderosa ferramenta para resolver diferentes tipos de problemas e assim construir conhecimento. Por estas razões, neste trabalho, propomos algumas atividades para serem desenvolvidas com estudantes do último ano do Ensino Fundamental, as quais exploram o uso do Scratch para reconhecer as relações métricas no triângulo retângulo. Mais especificamente, deverão utilizar programações e conceitos já adquiridos em anos anteriores para deduzir tais relações.
id UTFPR-12_3cacc483ebb40cfec2392874f0e67801
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30161
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-11-23T22:32:29Z2022-11-23T22:32:29Z2021-02-03VAZ, Lucas dos Santos. Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30161Tecnologias da informação e comunicação têm sido apontadas como ferramentas potencialmente poderosas para a mudança educacional. Por esta razão, elas têm sido muito exploradas por professores que sempre estão buscando novos caminhos para ensinar com o objetivo de tornar suas aulas mais interessantes e atrativas. Essas ferramentas também contribuem para o ensino de Matemática, uma vez que através delas os estudantes podem ser encorajados a desenvolver ou usar conhecimentos matemáticos para resolver problemas práticos e desafiadores. Nesta direção, o Scratch, que é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, permite um ensino de Matemática fácil, efetivo e interessante. Os estudantes podem explorar esta poderosa ferramenta para resolver diferentes tipos de problemas e assim construir conhecimento. Por estas razões, neste trabalho, propomos algumas atividades para serem desenvolvidas com estudantes do último ano do Ensino Fundamental, as quais exploram o uso do Scratch para reconhecer as relações métricas no triângulo retângulo. Mais especificamente, deverão utilizar programações e conceitos já adquiridos em anos anteriores para deduzir tais relações.Information and communication technologies have been touted as potentially powerful tools for educational change. For this reason, they have been widely explored by teachers who are always looking for new ways to teach in order to make their classes more interesting and interactive. This tools also contribute to the teaching of mathematics, since through them the students can be encouraged to develop or use mathematical knowledge in order to solve practical and challenging problems. In this direction, Scratch, which is a block-based visual programming language, allows easy, effective and interesting math learning. Students can explore this powerful tool to solve different types of problems and thus build knowledge. For these reasons, in this work we propose some activities to be developed with students of the last year of Elementary School, which explore the use of Scratch in order to recognize metric relations in the right triangle. More specifically , they should use programs and concepts already acquired in previous years to deduce such relations.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMatemáticaTriânguloGeometria planaScratch (Linguagem de programação de computador)TriangleGeometry, PlaneScratch (Computer program language)Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividadesMetric relations in the rectangle triangle through scratch programming language: a proposal of activitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCornélio ProcópioSantos, Anderson Paião doshttps://orcid.org/0000-0001-5613-8808http://lattes.cnpq.br/5070545194057569Santos, Anderson Paião doshttps://orcid.org/0000-0001-5613-8808http://lattes.cnpq.br/5070545194057569Barros, Dylene Agda Souza dehttp://lattes.cnpq.br/4982873220421404Prado, Gustavo de Limahttp://lattes.cnpq.br/4571918254136288Valentino, Michele Cristinahttp://lattes.cnpq.br/0308080290202321Andrade, Thiago Pinguello dehttps://orcid.org/0000-0002-4711-0237http://lattes.cnpq.br/8824631510048176https://orcid.org/0000-0002-6944-7017http://lattes.cnpq.br/8028182549522044Vaz, Lucas dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALrelacoesmetricasscratch.pdf.pdfapplication/pdf4905649http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/1/relacoesmetricasscratch.pdf.pdfa4f1d1cb234fcdf0476374e94f6f00a4MD51TEXTrelacoesmetricasscratch.pdf.pdf.txtrelacoesmetricasscratch.pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain193363http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/2/relacoesmetricasscratch.pdf.pdf.txt718e40a933753bf78ae3c31c0f3cfe89MD52THUMBNAILrelacoesmetricasscratch.pdf.pdf.jpgrelacoesmetricasscratch.pdf.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/3/relacoesmetricasscratch.pdf.pdf.jpg2aa40d35ce9f205b1ef772fbf5ef78ecMD531/301612022-11-24 04:05:51.093oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30161Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-11-24T06:05:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Metric relations in the rectangle triangle through scratch programming language: a proposal of activities
title Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades
spellingShingle Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades
Vaz, Lucas dos Santos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Triângulo
Geometria plana
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Triangle
Geometry, Plane
Scratch (Computer program language)
Matemática
title_short Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades
title_full Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades
title_fullStr Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades
title_full_unstemmed Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades
title_sort Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades
author Vaz, Lucas dos Santos
author_facet Vaz, Lucas dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Anderson Paião dos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5613-8808
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5070545194057569
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Anderson Paião dos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5613-8808
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5070545194057569
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Barros, Dylene Agda Souza de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4982873220421404
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Prado, Gustavo de Lima
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4571918254136288
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Valentino, Michele Cristina
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0308080290202321
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Andrade, Thiago Pinguello de
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4711-0237
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8824631510048176
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6944-7017
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8028182549522044
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Lucas dos Santos
contributor_str_mv Santos, Anderson Paião dos
Santos, Anderson Paião dos
Barros, Dylene Agda Souza de
Prado, Gustavo de Lima
Valentino, Michele Cristina
Andrade, Thiago Pinguello de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Triângulo
Geometria plana
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Triangle
Geometry, Plane
Scratch (Computer program language)
Matemática
dc.subject.por.fl_str_mv Triângulo
Geometria plana
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Triangle
Geometry, Plane
Scratch (Computer program language)
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Matemática
description Tecnologias da informação e comunicação têm sido apontadas como ferramentas potencialmente poderosas para a mudança educacional. Por esta razão, elas têm sido muito exploradas por professores que sempre estão buscando novos caminhos para ensinar com o objetivo de tornar suas aulas mais interessantes e atrativas. Essas ferramentas também contribuem para o ensino de Matemática, uma vez que através delas os estudantes podem ser encorajados a desenvolver ou usar conhecimentos matemáticos para resolver problemas práticos e desafiadores. Nesta direção, o Scratch, que é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, permite um ensino de Matemática fácil, efetivo e interessante. Os estudantes podem explorar esta poderosa ferramenta para resolver diferentes tipos de problemas e assim construir conhecimento. Por estas razões, neste trabalho, propomos algumas atividades para serem desenvolvidas com estudantes do último ano do Ensino Fundamental, as quais exploram o uso do Scratch para reconhecer as relações métricas no triângulo retângulo. Mais especificamente, deverão utilizar programações e conceitos já adquiridos em anos anteriores para deduzir tais relações.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-23T22:32:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-23T22:32:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VAZ, Lucas dos Santos. Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30161
identifier_str_mv VAZ, Lucas dos Santos. Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/1/relacoesmetricasscratch.pdf.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/2/relacoesmetricasscratch.pdf.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30161/3/relacoesmetricasscratch.pdf.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4f1d1cb234fcdf0476374e94f6f00a4
718e40a933753bf78ae3c31c0f3cfe89
2aa40d35ce9f205b1ef772fbf5ef78ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923214170259456